Quarta obra do autor celebra sua primeira publicação com incentivo e traz reflexões sobre os desafios de viver da arte e críticas sociais à desigualdade, racismo e violência do estado
A poesia resistente de Thiago Peixoto vira livro e ganha título de “Teimosia”
São Paulo, maio de 2025 - O cenário literário contemporâneo ganha um novo e potente reforço com o lançamento de "Teimosia", o mais recente livro do poeta Thiago Peixoto, figura central do grupo Baderna e um dos idealizadores do icônico Slam do 13. Marcando a quarta obra de sua carreira, "Teimosia" representa um passo significativo para o autor, sendo seu primeiro livro a romper as barreiras do investimento unicamente próprio e a receber o importante apoio e incentivo da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
Com uma voz visceral e autêntica, Thiago Peixoto relata em "Teimosia" um mosaico de reflexões urgentes e sensíveis, divididas em três capítulos que exploram a complexidade do ser poeta e buscar dar voz à arte na periferia.
A primeira parte, intitulada de "Teimosia Crônica", mergulha na diversidade inerente ao ato de escrever e de viver da poesia no Brasil. Por meio de seus versos, Thiago expõe a resiliência que a arte engendra e a obstinação necessária para florescer como poeta na contemporaneidade.
Já em "Teimosia Inflamada", segundo capitulo da obra, o autor assume um tom mais crítico e engajado, transcrevendo criticas sociais em relação a fome, a dura realidade das ruas, ao genocídio e a efervescência dos movimentos de resistência. Sua poesia se torna um grito, ecoando as vozes marginalizadas e a luta por justiça e igualdade.
A obra traz ainda, uma perspectiva mais íntima e pessoal. No último capítulo, Thiago compartilha suas visões sobre a vida, a experiência da paternidade diária e as alegrias e os desafios intrínsecos à sua jornada como poeta.
Para Thiago Peixoto, a publicação de "Teimosia" com o apoio institucional representa uma vitória para a literatura. "Ainda existe uma resistência muito forte da academia sobre tudo isso, mas a literatura segue ganhando corpo e com muita teimosia e sede de vitória, vamos conseguir escrever novos capítulos para um futuro menos problemático e cheio de arte", comenta o autor, evidenciando a força motriz que nomeia seu livro.
O pré lançamento foi em 26 de abril com vendas online e a partir de 31 de maio,"Teimosia" estará disponível para vendas nas prateleiras das livrarias, democratizando o acesso à poesia potente e engajada de Thiago Peixoto.
Sobre Thiago Peixoto:
Thiago Peixoto é poeta, comunicólogo, educador social, articulador de cultura, formado em Comunicação Empresarial e pós-graduado em Literatura Brasileira. Com 13 anos dedicados ao movimento da literatura marginal contemporânea, é um dos idealizadores do Slam do 13, batalha de poesia falada que há 12 anos transforma o Terminal Santo Amaro em um vibrante ponto de cultura, reunindo mensalmente dezenas de pessoas em torno de um evento literário produzido e protagonizado por artistas periféricos. Em 2024, seu impacto na cena cultural da cidade foi reconhecido com o Prêmio Cultura Viva, da Prefeitura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário