Dados levantados pelo Hospital Unihealth Governador Valadares mostram o aumento das infecções respiratórias desde abril de 2025. Sendo as mais prevalentes as infecções por Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Os dados mostram, ainda, que somente nos dezoito primeiros dias de maio deste ano, foram notificados 234 casos positivos de influenza.
Patrícia Ferraz, Infectologista da unidade, indica que os dados de atendimento no hospital evidenciam uma tendência de crescimento na circulação de vírus respiratórios durante os primeiros meses de 2025.
“Houve um crescimento contínuo dos casos de Influenza, com 76 casos positivos apenas em abril. Ao mesmo tempo, o Vírus Sincicial Respiratório apresentou aumento significativo, estando prevalente na faixa etária pediátrica”, explicou Patrícia Ferraz.
A profissional alerta, ainda, que os números revelam uma fragilidade que pode ser corrigida: a imunização. “O aumento de circulação do vírus da influenza destaca a urgência da adesão às vacinas. A vacinação é o primeiro e mais importante passo para evitar a contaminação”, ressaltou.
A Influenza e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) são infecções respiratórias comuns no outono e inverno. A Influenza provoca sintomas como febre e tosse, podendo evoluir para complicações graves. Já o VSR afeta principalmente crianças, causando bronquiolite e pneumonia. Ambos são altamente contagiosos. A prevenção inclui vacinação, higiene e cuidados com ambientes fechados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário