Construtora de alto padrão adota novas tecnologias nas obras para reduzir prazos em até 20% e aumentar eficiência - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Construtora de alto padrão adota novas tecnologias nas obras para reduzir prazos em até 20% e aumentar eficiência

 

O Grupo J.A. Russi, com 36 anos de mercado e atuação no litoral norte catarinense, integra tecnologias como estaca-prancha e fachada ventilada para otimizar processos em até 20%. A estratégia visa entregar ativos mais eficientes e duráveis nos polos de luxo de Balneário Camboriú e Itapema, cidades líderes em valorização do metro quadrado brasileiro.


 

A construção civil intensifica a busca por eficiência e menor impacto ambiental. No Sul do Brasil, o Grupo J.A. Russi, com 36 anos de atuação e mais de 530 mil m² construídos, utiliza novas tecnologias como estratégia para otimizar prazos, reduzir resíduos e elevar os padrões de sustentabilidade. A empresa, que atua no segmento de alto padrão em Itapema e Balneário Camboriú, cidades líderes no valor do metro quadrado brasileiro, integra soluções avançadas desde a fundação até o acabamento final, o que resulta em ganhos significativos na produtividade, com redução de até 20% nos prazos.

 

Fundações de alta eficiência são prioridades, como é o caso da estaca-prancha em projetos com subsolos profundos, como no empreendimento Harmony, em Balneário Camboriú, e no Sunny Coast, em Itapema, duas grandes novidades da marca. "A utilização de contenções em estaca-prancha oferece diversas vantagens técnicas, destacando-se pela rapidez de execução, modularidade e possibilidade de reaproveitamento do material. O sistema garante boa estanqueidade, sendo ideal para obras em terrenos profundos ou com presença de lençol freático. Além disso, a cravação das pranchas provoca menor interferência nas construções vizinhas, reduzindo riscos de recalques, e proporciona alta capacidade estrutural para conter empuxos de terra e água, podendo ser aplicada tanto de forma provisória quanto definitiva”, explica Patric Russi, Arquiteto e Urbanista que coordena projetos da J.A. Russi. 

O Grupo J.A. Russi também tem elevado a produtividade e a precisão geométrica de suas estruturas de concreto por meio da adoção de sistemas de fôrmas metálicas reutilizáveis. Compostos por painéis em aço ou alumínio, esses sistemas substituem a tradicional fôrma de madeira, permitindo ciclos de concretagem mais rápidos e garantindo um acabamento superficial de alta qualidade, o que diminui a necessidade de retrabalho. Esta tecnologia, que é ideal para empreendimentos de grande escala e repetitividade como o Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú, contribui diretamente para a redução de resíduos no canteiro de obras e aumenta a durabilidade do material, alinhando eficiência operacional com a responsabilidade ambiental do Grupo.

"Buscamos constantemente melhorar nossos processos, desde o projeto, a fundação, até a execução, de forma a garantir obras mais produtivas, seguras e alinhadas às tendências da engenharia moderna", afirma Patric.

 

Em busca de maior eficiência energética e bem-estar, a construtora prioriza o método de "fachada ventilada" com porcelanato cerâmico. Esta solução, já presente em quatro obras da construtora, utiliza uma câmara de ar que proporciona um excelente isolamento térmico e acústico. O efeito de ventilação contínua reduz significativamente a transferência de calor para o interior do edifício, o que resulta em ambientes mais frescos e na redução da necessidade de ar-condicionado e do consumo elétrico. Além da economia, o sistema é de alta produtividade na obra, sendo modular e de montagem a seco, conforme explica o arquiteto

 

Para sistemas internos, o uso de paredes em drywall (montagem a seco) e o sistema hidráulico com tubulações em PEX com manifold central simplificam a organização das redes, o que reduz o tempo de montagem e aumenta a durabilidade das instalações.

A preocupação ambiental é reforçada pela adoção de práticas como o reaproveitamento da água da chuva para manutenção, o uso de materiais certificados e a instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos para todas as unidades habitacionais construídas.

 

"Investir em tecnologias é o nosso compromisso com o futuro: entregar aos nossos clientes empreendimentos que são sinônimos de qualidade, durabilidade e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente e ao tempo de entrega", explica Suzana Russi Chiamenti, presidente do Grupo J.A Russi.

O Grupo J.A. Russi, com uma trajetória de 36 anos e quatro grandes projetos em andamento, reforça a sua excelência em construção pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário de luxo no litoral catarinense.

 

Sobre o Grupo J.A. Russi Ltda.

Fundado em 1989, o Grupo J. A. Russi é composto por renomadas empresas de Santa Catarina, a J.A. Russi, Aliança Empreendimentos - fundada em 2005 e pioneira em imóveis inovadores de alto padrão -, Calçadão Praia Shopping, Garden Open Mall, Harmony of the Seas entre outras, além de ser sócia no Brava Beach Group, todas empresas especializadas em empreendimentos de alto padrão e centros comerciais. Com uma trajetória de 36 anos, o Grupo já entregou 34 projetos, com mais de 1.500 apartamentos, ultrapassando 500 mil m² construídos. Com forte presença em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí (Praia Brava), a grupo se destaca pela excelência em construção e pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário das regiões em que atua. Atualmente, o Grupo a J.A. Russi tem em andamento quatro grandes projetos: Saint John, High Tower e Sunny Coast em Itapema e o Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú.

https://jarussi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário