Conselho de Biblioteconomia realiza 1ª Feira Literária Antirracista em São Paulo - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Conselho de Biblioteconomia realiza 1ª Feira Literária Antirracista em São Paulo

 

Feira Literária celebra vozes periféricas, negras e indígenas com intensa programação cultural


A animação do evento será comandada pelo músico e produtor Jim No Beat. Foto: acervo pessoal do artista/divulgação


O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) promove, no dia 25 de outubro de 2025, das 10h às 18h, a primeira edição da Feira Literária Antirracista – FLAC8: raízes. A iniciativa reúne escritores, editoras independentes, artistas e bibliotecários que também são autores, em uma programação voltada à valorização da literatura negra, afro-indígena, indígena e periférica.

O escritor Henrique André traz para o evento o universo afrofuturista que mistura ancestralidade, fantasia e aventura. Foto: Daniel Capela

A feira destaca autores, artistas, ativistas, editores independentes e intelectuais negros, indígenas e periféricos que produzem conhecimento, arte e literatura a partir de suas vivências, territórios e ancestralidades. A programação inclui ainda sarau, intervenção artística, oficina de escrita criativa e palestra sobre os estigmas enfrentados por pessoas com cabelos afro e dreadlocks. Ao longo do dia, o DJ Jim No Beat comanda a discotecagem, levando o som da periferia ao centro do evento.

Com uma voz e presença marcantes, Clarah Swatson, que sobreviveu ao regime do apartheid, abre o evento convidando à escuta e à reflexão por meio da poesia e da performance. Foto: arquivo pessoal da artista/divulgação. 

Segundo Ana Cláudia Martins, presidenta do CRB-8, o objetivo da 1ª Feira Literária Antirracista – FLAC8: raízes é ampliar o acesso à produção literária de grupos historicamente excluídos. “A Feira é um espaço de afirmação, escuta e valorização das vozes silenciadas. Nosso compromisso é fortalecer iniciativas que deem visibilidade às múltiplas narrativas da população negra, indígena e periférica”, afirma.


Ela também relembra a campanha “Biblioteca Vazia”, realizada em março de 2025 pela Biblioteca do Memorial da América Latina, que revelou que apenas 5% do acervo era composto por autores negros. “É urgente reconhecer e valorizar escritores negros e indígenas, como Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Ailton Krenak e tantos outros, que há décadas constroem pontes entre os saberes ancestrais e o presente”, completa.

A escritora e bibliotecária Carolina Micheluci Garçon, autora de três livros participa do evento. Foto: Acervo pessoal da escritora/divulgação.

Programação

A abertura será marcada por uma intervenção artística da poeta sul-africana Clarah Swatson, do coletivo LibertArt. Sobrevivente do regime do apartheid, Swatson utiliza a poesia como instrumento de reflexão e lançou em 2024 o livro Minha Jornada, pelo selo Edições do Tietê.

Entre os destaques da programação está o escritor José Sarmento, paraibano radicado em São Paulo. Autor de 15 livros, Sarmento aprendeu a ler aos 14 anos e voltou a estudar aos 50, por meio da EJA. Formado em História com bolsa do PROUNI, realiza performances de poesia e contação de histórias em escolas e bibliotecas. Sua obra, entre outros títulos, aborda a experiência dos migrantes na periferia paulistana, com livros como ParaísoPolisCaminhos de Vida e MorteBixiga e Um Cortiço dos Infernos.


A oficina “Solte Sua Criatividade”, conduzida por Roger BeatJesus, ensinará os participantes a criar fanzines com uma única folha de papel, estimulando a escrita e a expressão visual.


Thi Dreads apresentará uma palestra sobre o preconceito enfrentado por pessoas com cabelos afro e dreadlocks. Às 15h, ocorre o Sarau FLAC8, com Renan Wangler, Hugo Paz, Erick Brown.


A Comissão de Diversidade e Inclusão do CRB-8 reforça que a 1ª Feira Literária Antirracista – FLAC8: raízes busca promover uma sociedade mais justa por meio da literatura. “Acreditamos que este evento trará uma contribuição significativa para o debate, ampliando o olhar crítico e plural que desejamos fortalecer”, afirma a bibliotecária e Conselheira do CRB-8. Kátia Cristina da Mata.

 

Serviço:

1ª Feira Literária Antirracista – FLAC8: raízes

Data: 25 de outubro de 2025

Horário: 10h às 18h

Local: Sede do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - Rua Maracaju, 58 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Entrada franca

@CRB8sp


Nenhum comentário:

Postar um comentário