BALM OU OIL? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CLEANSINGS PARA UMA ROTINA DE LIMPEZA FACIAL IDEAL - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

BALM OU OIL? TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS CLEANSINGS PARA UMA ROTINA DE LIMPEZA FACIAL IDEAL

 Remover a maquiagem e impurezas da pele de forma suave e eficaz é a nova tendência, e quem está assumindo essa função são os cleansings oil e balm. Mas afinal, qual a diferença entre eles e como usá-los? Ricca esclarece tudo sobre os queridinhos do momento. Anote!

 

Apesar de cumprirem a mesma função de dissolver a maquiagem e impurezas, esses aliados práticos na hora de remover a make e de complementar a dupla limpeza têm texturas distintas e despertam curiosidade sobre quando e como usá-los. Afinal, qual escolher? Será que podem ser usados em qualquer tipo de pele? E, mais importante, substituem o sabonete facial? Para responder essas e outras dúvidas, a Ricca traz um guia completo sobre os queridinhos que prometem revolucionar a rotina de skincare.

O que são os cleansings?

Na tradução literal, cleansing significa “limpeza”. E é exatamente essa a proposta dos produtos cleansing oil e cleansing balm. Eles foram desenvolvidos para dissolver maquiagem, protetor solar, oleosidade e sujeira acumulada ao longo do dia, garantindo uma pele limpa sem agredir a barreira cutânea. Diferente do sabonete facial comum, eles atuam sobre resíduos de base oleosa, preparando o rosto para uma limpeza mais profunda em seguida.

Cleansing oil x cleansing balm: o que eles têm em comum?

Embora tenham texturas diferentes, tanto o cleansing oil quanto o cleansing balm têm a mesma função. Ambos precisam de água para emulsificar, devem ser bem enxaguados e podem ser usados diariamente, inclusive na região dos olhos e lábios. Outro ponto importante que Ricca destaca: são indicados para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, desde que a limpeza seja finalizada com um mousse ou sabonete facial.

Cleansing oil: leve e eficaz

O cleansing oil é um óleo de limpeza facial líquido desde o início. Sua função é dissolver maquiagem, protetor solar e impurezas acumuladas durante o dia. Apesar de ser à base de óleo, não deixa o rosto oleoso, pois emulsiona com água e sai facilmente no enxágue.

Como usar:

        Aplicar o produto diretamente no rosto seco, com as mãos secas;

        Massagear até a maquiagem ou sujeira derreter;

        Molhar as mãos e massagear novamente: o produto vai se transformar em uma emulsão leitosa;

        Enxaguar bem;

        Finalizar com sabonete ou gel facial para completar a dupla limpeza.

Cleansing balm: o poder da textura cremosa

Já o cleansing balm tem consistência sólida ou cremosa (que lembra até uma massa de sorvete) que derrete em contato com a pele. Ele dissolve maquiagem pesada, protetor solar, oleosidade e poluição, oferecendo sensação de conforto e maciez.

Um diferencial importante é a performance na remoção de maquiagem à prova d’água ou de longa duração, já que sua textura envolve melhor os pigmentos resistentes.

Como usar:

        Aplicar uma pequena quantidade no rosto seco;

        Massagear até que a textura se transforme em óleo e as impurezas comecem a se dissolver;

        Adicionar água aos poucos para emulsionar e enxágue bem;

        Finalizar com sabonete facial ou gel de limpeza.

Como incorporá-los na rotina de skincare? A Ricca conta!

Tanto o balm quanto o oil podem (e devem) ser usados todos os dias, especialmente à noite. Isso porque ajudam a retirar maquiagem, resíduos de poluição e protetor solar, etapas indispensáveis para manter a saúde da pele.

Vale reforçar: nenhum dos dois substitui o sabonete facial. O ideal é apostar na dupla limpeza: primeiro o cleansing oil ou balm, que remove resíduos oleosos, e depois o sabonete ou mousse facial, que limpa profundamente.

Cleansings para incorporar já na rotina de skincare  

Cleansing Oil Ricca - R$59,90



Cleansing Oil Ricca é ideal para dissolver a maquiagem e protetor solar com uma limpeza líquida, leve e fluida, removendo também a oleosidade e a poluição da pele. Apesar de ser à base de óleo, ele não deixa a pele oleosa, pois emulsiona com água e é enxaguado facilmente.

É indicado para todos os tipos de pele, especialmente para oleosas e mistas e seu uso correto envolve:

- Aplicação com as mãos secas no rosto seco;

- Massagear até a maquiagem ou impureza derreter;

- Molhar as mãos e massagear novamente para que o produto emulsione e vire um líquido leitoso;

- Enxaguar bem e finalizar a limpeza com o sabonete ou gel facial de preferência.

Cleansing Balm Ricca - R$59,90



Quando chega o momento de remover uma maquiagem muito elaborada e com diversas camadas, é normal surgir aquela preguiça, mas o Cleansing Balm Ricca está pronto para fazer esse trabalho. Com embalagem diferenciada que Ricca trouxe exclusivamente para o Brasil, em formato apontador, ele libera a quantidade ideal de produto de forma prática e higiênica, garantindo versatilidade e mais facilidade na rotina de skincare. A novidade derrete maquiagem pesada (inclusive à prova d’água), removendo profundamente impurezas, excesso de oleosidade e controlando os filamentos sebáceos, sem agredir a pele. 

Seu uso é recomendado para todos os tipos de pele, especialmente secas ou sensíveis. Seu uso ideal envolve a aplicação com as mãos e rosto secos, depois o uso de um algodão ou lenço de algodão para remover o excesso, antes de vir com o sabonete ou gel facial para completar a limpeza.

Sobre Ricca

Ricca enxerga a vida de forma positiva e traduz isso em itens que descomplicam a rotina de beleza, surpreendem e despertam sorrisos. Com um portfólio conectado às últimas tendências, a marca oferece fórmulas poderosas, ativos potentes e resultados excelentes em skincare, haircare e beauty. Em 2025, lançou o programa de influenciadores Ricca Creators, voltado para criadores apaixonados pelo universo da beleza que cocriam conteúdos autênticos junto à marca. As inscrições são gratuitas no site mundoricca.com.br/riccacreators. Conheça mais em mundoricca.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário