Dia do Vegetariano: os benefícios da soja na dieta de quem não consome carne - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Dia do Vegetariano: os benefícios da soja na dieta de quem não consome carne

 

Entenda como a soja contribui para a saúde e o que observar na hora de escolher suplementos com a proteína vegetal

O vegetarianismo cresce a cada ano. Segundo dados do Ibope, mais de 14% da população brasileira já se declara vegetariana, e esse número tende a aumentar com a busca por uma alimentação mais saudável e sustentável. Nesse cenário, a soja ganha destaque como uma das principais fontes de proteína vegetal.

Isso porque o grão é um dos poucos que fornece uma proteína com ótimo valor nutricional e sua versão isolada é completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais necessários em quantidades suficientes para que o corpo realize a manutenção ou o reparo de músculos e de outros tecidos do corpo. “Além disso, a leguminosa é rica em fibras, vitaminas e minerais — nutrientes que contribuem para a alimentação de quem não consome carne”, coloca Ana Cristina Gutiérrez, nutricionista, Mestre em Nutrição e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife.

No Dia do Vegetariano, 1º de outubro, entenda as vantagens desse alimento, usado como principal ingrediente em muitos suplementos proteicos:

Benefícios para a saúde

Além de colaborar na manutenção da massa muscular, a proteína de soja contribui para a saúde cardiovascular e óssea:

• Saúde cardiovascular: 25 g de proteína de soja por dia, como parte de uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol, podem reduzir o risco de doença cardiovascular.

• Ossos fortes: As proteínas ajudam a manter os ossos em condições normais.

Suplementos turbinados 

Os suplementos à base de proteína isolada de soja podem ser grandes aliados para contribuir com a ingestão adequada desse nutriente no dia a dia, ajudando a complementar a dieta de vegetarianos de forma equilibrada. No entanto, é importante conhecer os produtos que se consome.

De acordo com a nutricionista, alguns aspectos são essenciais no momento da escolha:

• Dê preferência a produtos elaborados com proteína isolada de soja, que oferece maior teor proteico e melhor digestibilidade.

• Avalie a lista de ingredientes: a proteína de soja deve aparecer como primeiro ingrediente, o que indica que está em maior proporção. 

• Verifique se a marca conta com certificação e rastreabilidade: produtos com garantia de qualidade, origem e controle de pureza são mais seguros. A Herbalife, por exemplo, possui o programa “Da Semente ao Alimento”, que assegura rastreabilidade desde o cultivo até o produto final, garantindo segurança, pureza e padronização dos ingredientes. A marca também conta com a ISO 17025, que certifica a competência técnica de seus laboratórios para realizar análises segundo padrões internacionais de qualidade e confiabilidade.

• Verifique o aporte por porção: é preciso considerar se a quantidade de proteína é significativa. Por isso, vale a pena comparar as opções.

Sobre a Herbalife Ltd.

A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa, comunidade e plataforma líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.

Para mais informações, acesse www.Herbalife.com

Um comentário: