Pedro Qualy, Spvic e Spinardi - Créditos: Vitor Mezzacapa
Tem música nova do Haikaiss na área! O grupo formado por Pedro Qualy, Spvic e Spinardi lança nesta sexta-feira (17), às 00h, pela Som Livre, a faixa “O Retorno do Boom Bap”, em referência à batida que o consagrou na cena urbana e que apresenta o conceito de seu novo álbum - ouça aqui. A novidade chega também com um videoclipe inédito que explora as mais diversas expressões do hip-hop, como dança e grafite, disponível no canal da dupla a partir das 12h de sexta-feira (17) - assista aqui.
Em “O Retorno do Boom Bap", o Haikaiss procura resgatar o valor das manifestações urbanas e do movimento hip-hop clássico em uma letra que fala sobre o “rap de verdade, rap sem vaidade e rap sem massagem”. Na faixa, os artistas revisitam suas raízes no boom bap a partir de um som agressivo e sem refrão, narrando a realidade ao explorar rimas mais combativas e diretas recheadas de referências e trocadilhos, com trechos como: “Essa é pra tenente Pamela / Que se depender de mim você vai ter que usar câmera / Vida não é doce igual tâmara / Não vai poder mais fazer seu porta mala de câmara / WHOAA! / Mc que o verso ecoa / Fã de rap há 20 anos, não enjoa”.
Sem desmerecer outras vertentes do rap ou alimentar tretas e rivalidades, ao longo da track é possível ver que o Haikaiss busca exaltar a própria caminhada e o retorno do boom bap à sua sonoridade. Além disso, a faixa traz menções a alguns dos nomes do hip-hop como Kamau, Doctors MC’s e Wu-Tang Clan, reverenciando quem os inspirou.
A produção audiovisual, por sua vez, é ambientada em um espaço com vagões abandonados, passando ao público toda a essência da estética do hip-hop proposta no conceito da faixa. Entre os versos rimados pelo Haikaiss, as cenas mostram os dançarinos Renanted, Jurandir, Bboy e Pelezinho - referências no gênero no Brasil -, praticando o popping, dança urbana criada em 1970 que compõe a cultura do hip-hop, reforçando a ideia de reconexão com as raízes do rap como um todo.
O novo álbum do Haikaiss, homônimo ao single “O Retorno do Boom Bap”, está previsto para chegar às pistas ainda no primeiro semestre deste ano pela Som Livre.
Single “O Retorno do Boom Bap” - Haikaiss
Lançamento Som Livre - 17 de março/2023
Sobre Haikaiss
Fundado em 2006 em São Paulo, o Haikaiss é composto por Spvic, Spinardi, Qualy e é considerado um dos maiores grupos de rap do Brasil. Com 17 anos de carreira, possuem cinco álbuns produzidos pela própria gravadora ‘Ésseponto Records’: "Incognito Orchestra" (2010), "Perfil" (2011), "Cortesia da Casa, Vol 2" (2012), "Fotografia de um Instante, Vol 1 & 2" (2014) e "Teto Baixo" (2017). No Spotify são mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais e no YouTube mais de 719 milhões de visualizações.
O single ‘RAP LORD’, do álbum "Teto Baixo" (2017), com participação de Jonas Bento, é uma das faixas de maior sucesso do grupo. Logo após o lançamento, figurou entre as mais tocadas dos streamings de música do país, virou trilha sonora do game internacional Need for Speed: Payback e acumula mais de 196 milhões de visualizações no YouTube. No mesmo ano, o grupo se apresentou em grandes festivais de música, como o Planeta Atlântida, Lollapalooza Brasil e João Rock, representando a força do rap nacional.
Em 2018, o Haikaiss fez uma parceria na música “Pouca Pausa”, da cantora Clau, que contou também com o grupo Cortesia da Casa, entrando para o TOP10 do Spotify e recebendo disco de platina triplo pelo ótimo desempenho em suas execuções. Hoje a faixa passa dos 135 milhões de plays no Spotify e mais de 120 milhões de visualizações no YouTube. Entre outras parcerias estão Projota, Oriente, Start, Cartel MC’s, Haitam, Cynthia Luz e MC
Em 2019, o grupo fez sua primeira turnê internacional passando por Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Dublin (Irlanda), assinou com a Som Livre e se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio. Em 2020, o Haikaiss lançou seu sexto álbum da carreira, “Aquário”, com 15 faixas e participações especiais de Kant, Projota, Vitão, Ferrugem e MC Pedrinho. Dando continuidade ao projeto, o grupo lançou ainda o clipe das faixas "Supersticiosa" (com Ferrugem) e "Salva Vidas". Já em 2021, o Haikaiss iniciou um novo ciclo com o lançamento dos clipes de “No Toque da Meca” e “Big Boss”, com as participações dos rappers Kawe e KayBlack, respectivamente. No mesmo ano, o grupo teve a faixa “Gangorra” na trilha sonora da novela “Quanto Mais Vida, Melhor!” e alcançou mais um grande feito em sua trajetória: a música "King Kong", lançada pela Som Livre, atingiu a posição #11 Vídeos em Alta do YouTube logo no dia de seu lançamento e conquistou o título de recorde do GUINNESS WOLD RECORDS como o rap em português mais rápido do mundo em um ranking musical. O marco foi alcançado com um speedflow de Spinardi com 226 palavras proferidas em apenas 30 segundos - sendo 7,53 palavras por segundo e um total de 379 sílabas. Na ocasião, "King Kong" superou a marca de Eminem em "Godzilla" (2020), que detinha o recorde mundial.
Já em 2022, o grupo fez diversos lançamentos de peso, como “Tamo Gigante” (feat. Major RD e Chayco), “Tudo a Ver” (feat. Kawe) e “INTIMIDA” (feat. Sobs, Sueth, Duzz), além dos projetos solo de Pedro Qualy e Spvic: “Não Sou de Ninguém” e o EP “Poca Mídia”, respectivamente. Já para 2023, o Haikaiss se prepara para o lançamento de seu próximo álbum de estúdio, apresentado pelo single homônimo “O Retorno do Boom Bap”.
Acompanhe o Haikaiss nas redes:
Sobre a Som Livre
A Som Livre é uma empresa de música que faz parte da Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas. Também atua em diversos eventos, como Festeja e Samba Demais.
Acompanhe a Som Livre nas redes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário