Micropigmentação: cinco coisas que você precisa saber antes de fazer - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 29 de outubro de 2022

Micropigmentação: cinco coisas que você precisa saber antes de fazer

 


A técnica de micropigmentação de sobrancelhas é conhecida por preencher, desenhar e oferecer um efeito mais simétrico para região, proporcionando mais beleza e destaque para a área dos olhos. O método é indicado para mulheres e homens que gostam do design de sobrancelhas e procuram uma solução mais definitiva e prática, uma vez que o retoque pode ser feito com menos frequência.

 

Apesar de já ter se popularizado no Brasil, por se tratar de um método mais invasivo e de alta duração, muitas pessoas ainda têm receio de realizar o procedimento. Medo de não gostar do resultado e da dor na hora da realização, são questões que rondam os clientes dos estúdios e centros de estética.

 

Para ajudar a decidir se o método é ideal para você, a especialista em micropigmentação e precursora da técnica no Brasil, Renata Barcelli, que também é fundadora da RBKollors, marca pioneira em pigmentos inteligentes e líder de mercado, conta as cinco principais coisas que você precisa saber antes de fazer a micropigmentação.

 

1 -- Qual é a técnica ideal para você? Atualmente existem vários métodos disponíveis no mercado, como Shadow, Fio a Fio, Ombré e muitas outras. Cada uma delas promete um efeito diferente. “Na hora de fazer o procedimento, é necessário analisar junto ao profissional, qual é a técnica que mais vai atender a sua expectativa ou atingir o seu objetivo. Algumas pessoas têm falhas em determinados pontos das sobrancelhas, outras gostam de um design mais marcado, outras preferem um efeito mais natural. Para cada finalidade existe uma técnica adequada para atingir o resultado esperado”, explica a especialista.

 

2- É possível alterar o formato da sobrancelha? Segundo Renata, o formato definido pela micropigmentadora no momento do procedimento é feito através de medições e técnicas para deixar o desenho simétrico, mas sempre respeitando a natureza de cada rosto. “Muitas pessoas chegam no estúdio falando que querem a sobrancelha de uma artista ou igual a de uma amiga. Assim como em todos os outros aspectos, nós somos únicos e precisamos buscar aquilo que se enquadra melhor para a gente, individualmente”, conta.

 

3- Preciso saber qual é o produto que será utilizado na minha micropigmentação? “Com certeza! E este é um ponto muito importante e que merece a atenção dos clientes e dos profissionais”, comenta. Renata traz um alerta sobre possíveis alergias e as consequências do uso de itens de má qualidade: "É importante saber qual o pigmento será utilizado, para verificar se não é alérgico a alguma substância contida nele. Também é preciso verificar a qualidade e referência deste produto, pois além de reações devido ao contato com a pele, o resultado pode ser comprometido uma vez que ele não ofereça a qualidade esperada”, alerta.

 

4- É preciso retocar? De acordo com Renata Barcelli, é necessário que o retoque da micropigmentação seja feito uma vez ao ano ou pelo tempo informado pelo profissional, para manter o efeito desejado. “Eu alerto sempre para a necessidade do retoque. Por ser um procedimento com resultado de longa duração, algumas pessoas cometem o erro de achar que não precisam retocar nunca, o que não é verdade. O grande diferencial da micropigmentação, em relação aos outros métodos, é a praticidade, uma vez que o resultado se mantém ao longo de doze meses, dependendo de como o corpo de cada pessoa se comportará após receber o procedimento”, explica.

 

5 -- Preciso ter algum cuidado com a região após o procedimento? Segundo a especialista, existem dois tipos de cuidados, os que devem ser feitos logo após o procedimento e outros ao longo dos meses, que vão aumentar a durabilidade da micropigmentação. Precauções em relação à higiene e cicatrização da região precisam ser tomadas nos primeiros dias após a realização. “O primeiro passo é evitar tocar ou lavar a região nas primeiras horas após fazer a micro. Ao longo dos dias, recomendo lavar a região sem esfregar, com movimentos suaves, além de usar um creme cicatrizante e o protetor solar”, explica. Para prolongar o resultado, mantendo sempre o aspecto bonito e com a cor mais viva, Renata recomenda evitar o uso de produtos com ácidos na região. “É necessário ter cautela com os demaquilantes e produtos para acne que contenham ácido, pois o contato com essas substâncias pode remover o pigmento da pele ou desbotar. A escolha do pigmento utilizado também interfere nessa hora, por isso é tão importante se certificar da qualidade dos produtos utilizados, para garantir que a micropigmentação tenha a duração esperada”, finaliza.


 

Sobre Renata Barcelli

Renata Barcelli é pioneira no segmento de micropigmentação. Em 2015, produziu um pigmento para sobrancelhas que não existia no Brasil. Tudo começou quando conheceu um profissional da Sérvia que lhe ensinou uma técnica de micropigmentação manual. Como não conseguia importar os produtos, por conta do alto preço, decidiu desenvolver seus próprios pigmentos. Hoje, sete anos depois, a RBKollors é líder de mercado no Brasil e tem previsão de faturamento de 30 milhões para 2022. Quando começou a produzir os pigmentos, Renata já dava aulas para profissionais de sobrancelha e atendia no Laboratório das Sobrancelhas, espaço criado por ela em 2014. Após ministrar cursos de Design de Sobrancelhas, Renata inventou um instrumento que mudaria sua vida: a Régua Assimétrica de Sobrancelhas. O material se popularizou e deixou Renata conhecida como “mãe da micropigmentação”. Hoje, a empreendedora possui mais um espaço para formação e capacitação profissional, o Centro técnico RBKollors, ambos localizados em Sorocaba, São Paulo.


2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Sempre tive vontade de fazer micropigmentação para melhorar algumas falhas. Gostei das dicas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas para quem deseja fazer micropigmentação, achei bem didático e não sabia que era necessário realizar retoque uma vez ao ano.

    ResponderExcluir