4 livros infantis para conhecer no dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

4 livros infantis para conhecer no dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

 


O maior clube de assinatura de livros infantis do país, Leiturinha, traz uma seleção de títulos escritos por autores indígenas que valorizam suas tradições e culturas 


Celebrado no dia 7 de fevereiro, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas convida à reflexão sobre a história de resistência dos povos originários no Brasil e na América do Sul. A data foi instituída pela Lei nº 11.696, criada em 2008, e remonta ao ano de 1756, marcado pela morte do líder guarani Sepé Tiaraju -- que se tornou símbolo de defesa de seus territórios diante da colonização portuguesa e espanhola. A data busca reafirmar a luta dos povos indígenas pela demarcação de terras, por direitos e pelo reconhecimento de suas identidades culturais. 

 

Nesse contexto, a literatura se destaca como uma ferramenta potente de transmissão das múltiplas culturas indígenas, possibilitando o contato com saberes, tradições e práticas transmitidos ao longo de gerações. Autores indígenas, como Cristino Wapichana, produzem narrativas dedicadas ao público infantil capazes de aliar conhecimentos ancestrais à linguagem poética, ampliando o acesso das crianças a conteúdos que favorecem o respeito, a compreensão e o reconhecimento da riqueza e diversidade cultural indígena. 

 

Suria Scapin, do time de editorial e curadoria de Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do país e editora, comenta sobre a importância de leituras com temática indígena: "Ao oferecer às crianças a possibilidade de ler histórias escritas e ilustradas por indígenas, amplia-se a consciência sobre a importância de conhecer diferentes perspectivas. Essa representatividade é fundamental para construir uma visão diversa e não estereotipada dos povos originários." 

 

Leiturinha investe na produção de histórias de cunho ancestral que promovem o respeito à natureza, às tradições dos povos nativos e à diversidade cultural brasileira. Para celebrar o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Suria Scapin indica 4 títulos Originais Leiturinha

 

“Chuva, gente!” - Original Leiturinha, de Cristino Wapichana 

 

Cristino Wapichana vem tecendo seu balaio de histórias, invocando ancestralidade e afetos que embalam as narrativas de seu mundo onde o cuidado com os seres vivos vasa a fronteira entre humanos e plantas, grilos e pirilampos no céu que pode ser dos “... mais azuis das penas dos sanhaços.” Os autores ambientam pela poética indígena a relação entre uma avó e sua neta à espera de fortes chuvas que se anunciam aos povos da floresta. No enredo, a denúncia de como os homens brancos alteraram o curso da natureza. 

 

Editora: Leiturinha  

Autor: Cristino Wapichana 

Ilustradora: Graça Lima 

Número de páginas: 40 

Classificação etária: 7-10 anos de idade 

Link para compra: https://loja.leiturinha.com.br/chuva-gente-/p 

 

“Chapeuzinho Verde” - Original Leiturinha, de Maria Lucia Takua Peres 

 

O conto clássico da menina que leva doces para a vovozinha já foi inspiração para um sem-número de outras histórias. Em algumas delas, o chapéu tem outra cor; em outras, o lobo é bom; há outras ainda em que o lobo conta a sua versão da história... Nessa obra potente de Maria Lucia Takua Peres, indígena da etnia Avá-Guarani, e ricamente ilustrada por Yacunã Tuxá, indígena do povo Tuxá, Chapeuzinho Verde nos convida a abrir a mente e o coração se quisermos garantir a sobrevivência da Terra e de todos os que nela habitam. 

 

Editora: Leiturinha  

Autora: Maria Lucia Takua Peres  

Ilustrador: Yacunâ Tuxá  

Número de páginas: 48  

Classificação etária: 7-10 anos de idade 

Link para compra: https://loja.leiturinha.com.br/livro-chapeuzinho-verde-original-leiturinha/p 

 


Yara e as cores, escrito e ilustrado por Raquel Teixeira

 

Yara recebe de presente da mãe uma caixa de gizes de ceras, mas estes estão apagados e sem cores, então Yara parte na busca de encontrar a sua volta explorando a fauna, flora e a cultura indígena da região de Manaus, as cores do seu material para colorir o mundo à sua própria maneira. Este é um livro que valoriza a cultura brasileira da região Norte, com ilustrações vivas e cheias de cores e elementos característicos.  

 

Editora: Leiturinha  

Autora e ilustradora: Raquel Teixeira 

Nº de páginas: 32 

Faixa etária: 3-6 anos de idade 

Exclusivo para assinantes do Clube Leiturinha 

 


“Vento, gente!” - Original Leiturinha, de Cristino Wapichana  

 

O livro apresenta a perspectiva do povo indígena Wapichana sobre o vento, compartilhando conhecimentos ancestrais sobre sua importância e seu papel na natureza. AA relação entre avó e neta na história destaca a importância da transmissão de saberes ancestrais e a necessidade de repensar a relação humana com a natureza. 

 

Editora: Leiturinha  

Autor: Cristino Wapichana 

Ilustradora: Graça Lima 

Nº de páginas: 42 

Faixa etária: 7-12 anos de idade 

Exclusivo para assinantes do Clube Leiturinha 

 

Sobre Leiturinha: Editora e maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, conta, em 2025, com mais de 280 mil assinantes em todo país. Ao lado da PlayKids desde 2016, reafirma o compromisso de produtos e conteúdos seguros, criativos e cuidadosamente pensados por uma curadoria de especialistas em desenvolvimento infantil. Essa união proporciona experiências divertidas de aprendizado que geram um impacto positivo no desenvolvimento das crianças. Leiturinha e PlayKids fazem parte da Sandbox Group, rede de empresas de aprendizagem com foco em criar conteúdos educacionais e divertidos para cada etapa do desenvolvimento. Para mais informações acesse o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário