Entenda porque alimentos em conserva como milho e grão de bico dispensam o uso de aditivos alimentares com o processo de esterilização
Na busca por uma alimentação que equilibre nutrição e praticidade, muitos consumidores ainda esbarram em mitos geracionais. A crença de que alimentos em conserva são inferiores, por exemplo, ainda é muito comum. No entanto, segundo Roberta Garcia, a Chef e Consultora Gastronômica da Quero, marca da Kraft Heinz Brasil, é possível inserir os vegetais em conserva na sua dieta de forma saudável e equilibrada.
“Alimentos comercializados em latas, como milho, grão de bico e cenoura, otimizam o tempo de preparo e garantem que o sabor, qualidade e a textura sejam sempre os mesmos, sem variações que um produto in natura pode apresentar. Eu utilizo esses produtos pois são práticos e mantêm a riqueza de sabores," comenta a chef.
Apesar dos benefícios de praticidade e sabor destacados pela Chef, muitas dessas percepções antigas ainda geram desconfiança. Segundo Roberta, “os vegetais são cozidos e vão para embalagem apenas com água e sal. Para pessoas com rotinas corridas, podem ser uma alternativa prática e segura para garantir a ingestão de vegetais que são considerados a base da alimentação segundo as recomendações da OMS”.
Para que o consumidor possa aproveitar essa conveniência com segurança, Garcia esclarece os mitos mais comuns que cercam os alimentos em conserva.
Mito: vegetais em conserva são cheios de aditivos
Um dos maiores mitos é que os vegetais em conserva duram tanto tempo por causa de conservantes. Na verdade, algumas dispensam o uso destes produtos, pois a preservação é um processo físico, não químico: os vegetais são envasados e selados hermeticamente (formando vácuo) e passam por um tratamento térmico em altas temperaturas (esterilização), que garante que o alimento fique isento de microrganismos. É essa combinação de calor e vácuo que reduz a degradação pela luz ou oxigênio e preserva o produto.
Mito: alimentos enlatados têm grande perda nutricional
Embora possa haver alguma perda de nutrientes sensíveis ao calor (como a vitamina C), a maioria dos nutrientes são preservados como as fibras, importante para o funcionamento intestinal.
Mito: alimentos em conserva têm excesso de sódio
A salmoura, o líquido da conserva, tem a função de preservar e dar sabor, mas contém sódio, que pode ser facilmente removido do alimento com uma simples lavagem.
Além disso, Roberta destaca a importância de verificar a rotulagem nutricional para fazer escolhas conscientes. A Quero, assim como toda a Kraft Heinz Brasil, por exemplo, tem um compromisso público e uma busca constante em reduzir os valores de sódio em seus produtos, visando atender às diretrizes de saúde pública sem comprometer a conservação e a qualidade.
Mito: é preciso sempre lavar os produtos enlatados
Essa escolha depende da preferência e da receita. A salmoura, que geralmente é composta de água e sal, é segura para o consumo, mas pode interferir no paladar final. Para preparações onde se busca o gosto puro do vegetal, como saladas ou recheios, recomenda-se escorrer e enxaguar. Em outros casos, como em sopas ou ensopados, esse líquido já temperado pode ajudar a compor o caldo.
Mito: a lata causa mudança no sabor do enlatado, alterando o gosto da comida feita com ele
Esta é uma percepção antiga, que não corresponde à tecnologia atual. As embalagens modernas possuem revestimentos internos que são seguros e aprovados por rigorosos controles de qualidade, impedindo qualquer migração de sabor ou metal para o alimento. O gosto característico do produto em conserva resulta do seu cozimento dentro da própria lata durante o processo de esterilização. Isso, na verdade, garante a consistência do paladar, evitando as variações de doçura ou textura que o alimento in natura pode apresentar dependendo da safra.
De acordo com Roberta, a tecnologia da indústria alimentícia moderna conta com um processo de conservação físico, e não químico, preservando a qualidade original dos vegetais. “Na Quero, nosso compromisso com a excelência nos processos – do campo ao envase – garante que mais do que uma simples questão de praticidade, o consumo de conservas se torne uma escolha inteligente e acessível, permitindo que o consumidor tenha acesso a produtos seguros, nutritivos e saborosos”
Sobre a Kraft Heinz
Estamos impulsionando a transformação na The Kraft Heinz Company (Nasdaq: KHC), inspirados em nosso propósito, “Let’s Make Life Delicious". Os consumidores estão no centro de tudo o que fazemos. Com vendas líquidas de aproximadamente US$26 bilhões em 2024, estamos comprometidos em fazer crescer nossas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em escala global. Aproveitamos nossa escala e agilidade para trabalhar todo o poder da Kraft Heinz em um portfólio de oito plataformas de produtos voltadas para o consumidor. Como cidadãos globais, estamos empenhados em causar um impacto ético e sustentável, ao mesmo tempo que ajudamos a alimentar o mundo de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre nossa jornada visitando www.kraftheinzcompany.com ou seguindo-nos no LinkedIn.
Sobre a Quero
Com 40 anos de atuação no mercado brasileiro, a Quero é tradicionalmente conhecida por oferecer qualidade, sabor e confiança aos seus consumidores. Historicamente muito presente nos lares brasileiros, a marca é especializada na fabricação de produtos atomatados, vegetais e condimentos, como molho de tomate, milhos, ervilhas, entre outros. Com sua fábrica em Nerópolis (GO), uma das áreas agrícolas mais férteis do país, faz parte de uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a Kraft Heinz Company. Para conhecer melhor o portfólio de produtos da marca, acesse www.produtosquero.com.br/ ou @produtosquero nas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário