Começam as filmagens de “O Verão da Lata”, filme inspirado no acontecimento que marcou o verão brasileiro de 1987 - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Começam as filmagens de “O Verão da Lata”, filme inspirado no acontecimento que marcou o verão brasileiro de 1987

 

Estrelado por Samantha Schmütz e Babu Santana, o longa é inspirado no episódio real em que milhares de latas de maconha apareceram nas praias cariocas 

 

Babu Santana e Samantha Schmutz interpretam os policiais Brasa e Sandra; e Alane Dias e Igor Jansen são os irmãos Marina e Chico, uns dos primeiros a encontrar as latas. Fotos: Luciana Melo

Começaram no Rio de Janeiro, as filmagens de “O Verão da Lata”, comédia policial inspirada em um dos acontecimentos mais icônicos da contracultura brasileira, quando milhares de latas de maconha surgiram misteriosamente nas praias do país em 1987. Protagonizado por Samantha Schmütz e Babu Santana, o longa tem direção de Santiago Dellape (“A Repartição do Tempo”, “Meio Expediente”, “Fuga de Natal”), que também assina o roteiro com Davi Mattos e Renato Fagundes. Com produção da Na Paralela Filmes, Gancho de Nuvem e Nada Consta em coprodução com Warner Bros. Discovery e  H2O Produções, “O Verão da Lata” tem lançamento previsto para 2026, com distribuição da H2O Films.


Na história, Sandra (Samantha Schmütz) e Brasa (Babu Santana) são policiais federais com personalidades opostas que precisam superar suas diferenças para enfrentar uma ameaça vinda do mar: milhares de latas cheias de maconha estão prestes a invadir as praias brasileiras, provocando uma verdadeira “corrida do ouro verde” no verão de 1987. No caminho, a dupla se depara com traficantes, policiais corruptos, jornalistas, malandros e jovens em busca de sorte — todos envolvidos no caos de um caso que mistura crime, política e contracultura em plena redemocratização do país.


Além dos protagonistas, o elenco conta com Rafael SaraivaHumberto MartinsLeandro FirminoPolly MarinhoGabi CorreaAlane DiasIgor JansenAdemara e Paulinho Serra.


O episódio real que inspirou o filme ocorreu em setembro de 1987, quando a tripulação do navio Solana Star, carregando 22 toneladas de maconha distribuídas em mais de 14 mil latas, lançou a carga ao mar após ser interceptada por uma operação da Polícia Federal e da Marinha, nas proximidades de Angra dos Reis. As correntes levaram parte da droga até as praias do Sudeste, e o fenômeno ficou conhecido como o “Verão da Lata”. A maconha, de origem tailandesa e apelidada de “veneno”, se espalhou pelo país e rapidamente ganhou fama por sua potência. O acontecimento, que ocorreu poucos anos após o fim da ditadura militar, influenciou a música e a cultura pop: inspirou canções de blocos de carnaval, versos do poeta Chacal e sucessos como “Veneno da Lata”, de Fernanda Abreu, além de consolidar um imaginário de liberdade e irreverência que marcou o Brasil do final dos anos 1980.


ELENCO PRINCIPAL

Sandra – Samantha Schmütz

Brasa – Babu Santana

Michael (cozinheiro) – Rafael Saraiva

Delegado Dantas – Humberto Martins

Mattos (PF) – Leandro Firmino

Cláudia – Polly Marinho

Janine – Gabi Correa

Marina – Alane Dias

Chico – Igor Jansen

Cíntia (repórter) – Ademara

Cadeirinha – Paulinho Serra


FICHA TÉCNICA

Direção: Santiago Dellape

Produzido por: Luiz Noronha, Larissa Rolim, Camila Cionlin, Davi Mattos e Santiago Dellape

Produção Executiva: Barbara Rocha, Cecilia Grosso, Samanta Moraes, Simone Oliveira e Mariana Cassa

Produtor Associado: Sandro Rodrigues

Roteiro: Davi Mattos, Santiago Dellape e Renato Fagundes

Direção de Fotografia: André Carvalheira

Direção de Arte: Rafael Targat

Figurino: Valéria Stefani

Montagem: Maria Rezende

Trilha: Plínio Profeta

Produção: Na Paralela Filmes, Gancho de Nuvem e Nada Consta

Coprodução: Warner Bros. Discovery e H2O Produções

Distribuição: H2O Films


NA PARALELA FILMES | Produtora

Na Paralela Filmes é uma produtora brasileira independente, criada em 2016, que esteve à frente de projetos como o reality show infantil “Fuja Se For Capaz" (3 temporadas no canal GLOOB-Grupo Globo entre os anos 2021 e 2023); a série de terror “Noturnos”, realizada em parceria com o Canal Brasil, além de diversos programas de variedades para tv paga como “Perto do Fogo” e “Quem Salva Quem?” (ambos exibidos no canal GNT). 

A produtora assina o longa-metragem “Não Vamos Pagar Nada”, com direção de João Fonseca e Letícia Prisco, em coprodução com a Globo Filmes e Telecine. Actualmente está em fase de finalização dos longas-metragens “Era Uma Vez, Minha Primeira Vez”, dirigido por Claudia Castro (uma coprodução com a Warner) e "Agentes Muito Especiais", comédia de ação policial coproduzida com a Migdal Filmes e estrelada por Marcus Majella e Pedroca Monteiro. 

No segundo semestre de 2025, está em processo de finalização da 2ª Temporada da série “Galera FC”, dirigida por Luiz Noronha e Cláudia Castro, que será exibida no canal TNT, HBO Max e plataformas. Também tem no radar e já em produção algumas filmagens como o filme “Missão 171”, coproduzida com a Hungry Man e “Temporada de Bônus”, em coprodução com a Mais Galeria, ambos com lançamento para janela cinema. 


GANCHO DE NUVEM | Produtora

Com 13 anos de atuação no audiovisual brasileiro, a Gancho de Nuvem se destaca pela produção de obras autorais e parcerias estratégicas. Em 2018, lançou nos cinemas a comédia de ficção científica “A Repartição do Tempo”, dirigido por Santiago Dellape, e distribuído pela O2 Filmes no Brasil e pela Shoreline nos Estados Unidos. A produtora também assinou os telefilmes “Meio Expediente”, de Santiago Dellape, “Fuga de Natal” de Gui Campos e “Maria”, de Iberê Carvalho, todos especiais de fim de ano realizados em coprodução com a Globo Filmes.

Entre seus projetos atuais, a Gancho de Nuvem produz o longa de comédia “O Verão da Lata”, de Santiago Dellape, em coprodução com a Warner Bros Inc. e A Fábrica Filmes, distribuído pela H2O. Em paralelo, desenvolve o longa de terror “Saçurá”, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural e derivado do curta “Vão das Almas” (2023), com mais de 60 prêmios em quase 200 festivais nacionais e internacionais.

Em 2025, a produtora lança seu segundo longa-metragem, o documentário “Maré Viva Maré Morta”, de Cláudia Daibert, filmado no Atol das Rocas e Abrolhos, com distribuição da Cajuína Filmes. Em 2026, estreia na Tela Quente o telefilme “Mandioca Frita”, de Gui Campos, em coprodução com a Lumiô Filmes e Globo Nacional.

Além da produção audiovisual, a Gancho de Nuvem investe na formação profissional. Em 2023, inaugura a Casa de Cinema Gancho de Nuvem, escola técnica voltada à produção cinematográfica, de onde já surgiram curtas como “O Homem que Não Existe”, “O Gato da Varanda” e “Terra”.

 

NADA CONSTA | Produtora

Nada Consta é a formalização de quase duas décadas de parceria criativa entre o diretor Santiago Dellape e o roteirista Davi Mattos. A produtora leva o nome do primeiro curta da dupla: Nada Consta (2006), Melhor Roteiro no 39º Festival de Brasília. Depois, vieram Nada Consta 2: Malditos Robôs (2008) e a comédia de aventura Ratão (2010), Melhor Filme do Júri Popular no 38º Festival de Gramado. A estreia em longa-metragem vem com a comédia de ficção científica A Repartição do Tempo (2016), premiada no 37º Fantasporto, (Portugal). Em 2017, criam o telefilme Meio Expediente, especial de Natal da TV Globo exibido para mais de 10 milhões de espectadores em 77 países. No ano seguinte, repetem a dose com o telefilme Fuga de Natal (2018), transmitido na Tela Quente para um público ainda maior. Atualmente dedicam-se a realização do longa-metragem O Verão da Lata, comédia policial baseada no incidente real mais insólito da contracultura brasileira, e ao desenvolvimento do terror Saçurá, projeto apoiado pelo Rumos Itaú Cultural derivado do curta Vão das Almas (2023), que recebeu mais de 60 prêmios em passagens por quase 200 festivais.


WARNER BROS. PICTURES | Coprodutora

A Warner Bros. Pictures é uma empresa de entretenimento totalmente integrada, com atividades em diversos países e uma das líderes mundiais na criação, produção, distribuição, licenciamento e comercialização de todas as formas de entretenimento e seus negócios relacionados. Uma empresa da Warner Bros. Discovery, o estúdio é o lar de uma das maiores coleções de marcas do mundo e está na vanguarda de todos os aspectos da indústria do entretenimento, como cinema, televisão, produção de entretenimento doméstico, distribuição digital, animação, quadrinhos, jogos de videogame, licenciamento de produtos e marcas e difusão.

No Brasil, a Warner Bros. Pictures iniciou suas atividades em março de 1929 e, desde então, trouxe para o país grandes clássicos do cinema como “Casablanca”, “Meu Ódio Será sua Herança” e “Um Bonde Chamado Desejo”, bem como as franquias de sucesso “Matrix”, “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Batman”, “Se Beber, Não Case!” e “Hobbit” e mais recentemente sucessos como “Barbie” e “Superman”. A história de sucesso no Brasil inclui mais de 1.000 filmes lançados nos cinemas, com público acima de 500 milhões de pessoas. 

A Warner Bros. Pictures também aposta nas produções locais, tendo lançado sucessos como os filmes da Xuxa, “Os Penetras”, “Reis e Ratos”, “Lope”, “Zuzu Angel”, “Serra Pelada”, “Rio Eu Te Amo”, “A Mulher Invisível”, “O Vendedor de Sonhos”, “Bingo – O Rei das Manhãs”, "Evidências do Amor”, entre outros.


H2O PRODUÇÕES | Coprodutora

Criada em 2023, a H2O Produções iniciou suas atividades com um dos projetos mais ousados do mercado: a sequência do filme O Auto da Compadecida, um grande clássico do cinema brasileiro. Em coprodução com a Conspiração, a H2O Produções reuniu novamente os diretores Flávia Lacerda e Guel Arraes, além do trio Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Virginia Cavendish mais de 20 anos depois. O novo filme se consagrou como a maior estreia de um filme brasileiro em 2024 e levou mais de 4,3 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros. Na esteira desse sucesso, a produtora já tem um lineup de peso para os próximos anos com os filmes como “Um Tio Quase Perfeito 3” e a cinebiografia musical “Cássia”. 


H2O FILMS | Distribuidora 

Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora brasileira que já lançou mais de 80 títulos de gêneros que vão do documentário musical às comédias populares, passando por filmes de família e de arte. Entre eles estão: “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; “Vai Que Cola - O Filme”, dirigido por César Rodrigues e protagonizado por Paulo Gustavo, a maior bilheteria de abertura nacional de 2015 com mais de 3,2 milhões de espectadores; a franquia “Um Tio Quase Perfeito” com Marcus Majella; o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público; o último filme lançado pelo mestre Cacá Diegues, “O Grande Circo Místico”, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar em 2019. Outros títulos são “Pérola”, de Murilo Benício; “Ó Paí, Ó 2", de Viviane Ferreira com Lázaro Ramos e grande elenco; “Virgínia e Adelaide”, de Jorge Furtado e Yasmim Thayná, com Gabriela Correa e Sophie Charlotte; “Aumenta que é rock'n'roll", de Tomás Portella, que foi o grande vencedor da 27ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, conquistando o Troféu Jangada de Melhor Filme e o Prêmio do Júri Jovem. Já o “O Auto da Compadecida 2”, dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes, se consagrou como a maior estreia de um filme brasileiro em 2024 e levou mais de 4,3 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário