Especialista em infância, a psicóloga Denise Fleury lança “Benjamin”, livro infantil poético que aborda a ansiedade da separação - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Especialista em infância, a psicóloga Denise Fleury lança “Benjamin”, livro infantil poético que aborda a ansiedade da separação

 

Obra da psicóloga, psicanalista e mestra em educação goianiense utiliza uma narrativa lúdica, repleta de sons e onomatopeias, para tratar de um tema universal da primeira infância

A relação de afeto entre mãe e filho e a ansiedade causada pela separação são os temas centrais do novo livro infantil da escritora goianiense Denise Fleury“Benjamin” (selo SemiBreve, 48 págs.). A obra, cujo título é um trocadilho com “beija a mim”, nasceu da escuta clínica e da experiência da autora como pedagoga, oferecendo uma ferramenta simbólica e linguageira para pais, mães e educadores trabalharem nesse momento delicado do desenvolvimento.

 

A inspiração para a história veio da observação de um desafio universal. “A separação entre mãe e bebê gera angústia em ambos”, reflete Denise. A metáfora escolhida foi a de dois elefantes, cujas trombas representam o cordão umbilical, “ou seja, o afeto se dando pelo entrelaçamento”. A autora, que também é mestra em educação, destaca a importância de abordar o tema de forma lúdica: “Este assunto pode ser tratado pela palavra e pelo simbólico, por meio da brincadeira como sons e onomatopeias que o livro proporciona”. O livro é ilustrado por Yasmin Hassegawa.

 

O processo criativo foi cuidadoso e demandou tempo de maturação. Foram quatro anos de escrita e reescrita até que a história alcançasse o formato ideal. “A principal mensagem do livro é mostrar à criança que o vínculo afetivo permanece e que a separação é temporária e necessária para o seu desenvolvimento social e afetivo”, explica. Durante a leitura, a criança se coloca no lugar do elefante e pode identificar e processar sentimentos complexos que ainda não consegue nomear.

 

Para Denise, “Benjamin” possui um significado profundamente pessoal, sendo uma espécie de extensão de sua própria experiência. “Coloco nele minha própria maternidade”, compartilha a autora. “É transformador poder olhar para a obra pronta e perceber-me no lugar da mãe que recebe, acolhe e guia os passos dos seus filhos”. A obra consolida seu estilo sintético e poético, influenciado por grandes nomes da literatura como Cecília Meireles, Manoel de Barros, Ruth Rocha e Bartolomeu Campos de Queirós.

 

Sobre a autora

 

Denise Fleury é uma psicóloga, pedagoga, mestre em educação e psicanalista goianiense. Com uma trajetória que une a clínica psicológica à paixão pela literatura, ela escreve crônicas, contos e livros infantis, sempre com foco na subjetividade humana e em suas relações. É autora de “Senhora M e outros contos” (Editora Caravana, 2024) e “Quem conhece os gatos do vovô?” (Semibreve, 2022), com “Giralda & Geraldo” no prelo. Sua crônica “O cortejo” foi premiada com menção honrosa pela Academia Feminina Mineira de Letras no Concurso Adélia Prado (2019).

 

Em 2025, seu trabalho foi reconhecido com o Diploma de Mérito Cultural do Prêmio Buritis, na categoria Livro, Leitura e Literatura. Denise também realiza um importante trabalho social, participando de rodas de conversa em escolas e nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Goiás.

 

O livro pode ser reservado diretamente com a autora: https://linktr.ee/denise.fleury


Nenhum comentário:

Postar um comentário