Espetáculo protagonizado por Melise Maia e Rafael Queiroz, com a direção de Ernesto Piccolo, chega ao palco da Arena B3 nos dias 15 e 16 de novembro
A Arena B3 continua sua programação de novembro com o espetáculo “O Livro dos Prazeres”, que celebra a grandeza literária de Clarice Lispector. Sob o comando da Aventura e da Arte&Atitude, o espaço cultural, localizado no prédio da bolsa, na Praça Antônio Prado, em São Paulo é marcado pelas diversas manifestações artísticas privilegiadas em seu palco intimista a preços populares.
O Livro dos Prazeres /divulgação |
O Livro dos Prazeres
No sábado, 15 de novembro, às 14h00 e 17h00, e no domingo, 16 de novembro, às 14h00 e às 17h00, o palco da Arena B3 presta uma homenagem a uma das maiores lendas da literatura brasileira — a escritora Clarice Lispector.
“O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector protagonizado pela atriz Melise Maia, que também assina a adaptação e pelo ator Rafael Queiroz, faz 04 apresentações na Arena B3. A peça tem direção de Ernesto Piccolo e direção musical e trilha sonora de Edu Lobo.
A montagem já fez duas temporadas na cidade do Rio de Janeiro, uma em São paulo e participou do Festival Literatura em Cena em Niterói. A obra “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” é o sexto romance da escritora Clarice Lispector, publicado em 1969. A obra começa com uma vírgula: ", estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço..."
A inusitada introdução é apontada, pelo crítico Benedito Nunes, como uma indicação de que o romance deve ser lido como uma continuação das obras anteriores de Clarice Lispector, em especial de ‘A Paixão Segundo G.H.’ (1964), que por sua vez termina com dois pontos:
A história narra o início do relacionamento amoroso entre Loreley, mais conhecida como Lóri, uma professora primária, e Ulisses, um professor de filosofia. A tensão entre os dois, que tem objetivos e desejos diferentes, leva a um processo de aprendizagem e de autodescoberta.
“Nesta adaptação teatral, o início do espetáculo acontece com o processo criativo de Clarice Lispector escrevendo, em cena, um livro onde a professora primária Loreley, sai de Campos para o Rio de Janeiro, em busca de uma liberdade impossível de ser alcançada numa cidade do interior. A narrativa acompanha o processo angustiante e prazeroso característico dos amantes. Nessa jornada, Lóri segue em busca de si mesma e do prazer sem culpa. Ulisses funciona como um farol, iluminando os caminhos para que ela possa viver um grande amor”, explica atriz e adaptadora Melise Maia.
SERVIÇO - SHOW:
Nome: Espetáculo "O LIVRO DOS PRAZERES".
Data: 15/11 e 16/11/2025
Horário: 14h30 e 17h
Valores: R$10,00 / R$ 5,00
Lotação presencial: 160 lugares
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Categoria: Espetáculo
CRÉDITOS:
Autora: Clarice Lispector
Adaptação: Melise Maia
Elenco: Melise Maia e Rafael Queiroz
Direção: Ernesto Piccolo
Assistente de direção: Hélio Ribeiro
Direção de produção: Fabio Camara
Direção Musical e Trilha Sonora: Edu Lobo
Trilha Sonora (gravação): Biscoito Fino
Músicos: Mauro Senise (Sopros), Cristóvão Bastos (Piano) e Jorge Helder (Contrabaixo
Sobre a Aventura: Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário