Dia do Idoso: geração prateada cresce e expõe desafios financeiros e digitais para quem tem mais de 60 anos - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Dia do Idoso: geração prateada cresce e expõe desafios financeiros e digitais para quem tem mais de 60 anos

 

Data reforça necessidade de ampliar proteção e inclusão do público que ainda está na ativa, mas demanda de atenção especial

São Paulo, outubro de 2025 – O Brasil tem hoje 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 15,6% da população, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Deste total, 22,1 milhões já ultrapassaram os 65 anos (10,9%), um crescimento de 57,4% em comparação a 2010.


O Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, chama atenção para os desafios enfrentados por esse grupo etário, que se expande de forma acelerada. Segurança em serviços bancários, educação financeira e adaptação ao mundo digital estão entre os pontos mais sensíveis.


Se, por um lado, fraudes e golpes voltados a esse público se sofisticaram nos últimos anos, por outro, instituições financeiras especializadas nesse público buscam constantemente formas de criar produtos e serviços que possibilitem segurança e usabilidade adequadas, como os disponíveis na plataforma Meu+, do Banco Mercantil, que disponibiliza opções como consultas presenciais ou via telemedicina com valores reduzidos; cuidados com a saúde bucal; conteúdos para promover equilíbrio físico e emocional; e muito mais. Além disso, especialistas ressaltam que a informação segue como a principal ferramenta de proteção.


Outro ponto de alerta é a necessidade de educação financeira e de apoio na inclusão digital. “Muitos idosos precisam equilibrar o orçamento para o cotidiano e, ao mesmo tempo, planejar o futuro. Um acompanhamento adequado garante maior autonomia, e a combinação de tecnologia com atendimento humano é essencial para evitar a exclusão”, destaca Sérgio Batista, gerente de Análise e Planejamento Financeiro do Mercantil.


As projeções indicam um cenário de transformação demográfica. Em 2046, pessoas com 60 anos ou mais devem se tornar o maior grupo populacional do país, alcançando 28%. Em 2070, a proporção pode chegar a 37,8% – o que significa que mais de um terço dos brasileiros será idoso. “Trata-se de um movimento estrutural, que exige preparo e responsabilidade para oferecer serviços simples, seguros e acessíveis”, finaliza o especialista.

Sobre o Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vive uma transformação consistente, impulsionada por inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco tem como propósito oferecer uma experiência única a essa população.

Esse movimento tem gerado reconhecimento: o Mercantil está entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e figura como o quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

A excelência também se reflete na alta pontuação contínua no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco consolida sua presença nacional com proximidade e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário