População brasileira que mora sozinha cresce 52% e transforma mercado imobiliário - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

População brasileira que mora sozinha cresce 52% e transforma mercado imobiliário

 

Dados recentes do IBGE mostram que mais pessoas estão vivendo sozinhas e 40% delas já passaram dos 60 anos. Essa transformação também impacta o mercado imobiliário, que viu os chamados studios atingirem a maior valorização dos últimos 12 meses, com 8,12% de acréscimo. Os imóveis compactos, com serviços agregados e localização central, se tornaram ativos desejados. Lançamentos voltados para esse nicho fazem sucesso em cidades líderes de valorização.


 Um dado divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a proporção de pessoas morando sozinhas no Brasil aumentou 52% em 12 anos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua aponta que as unidades unipessoais, ou seja, compostas por apenas um morador, passaram de 12,2% em 2012 para 18,6% em 2024. Esse novo perfil familiar tem transformado o mercado imobiliário do país e studios começaram a se destacar entre os consumidores que buscam praticidade no dia a dia e para investimentos. Imóveis com um dormitório, por exemplo, seguem líderes em valorização e apresentaram o valor do metro quadrado mais elevado, com crescimento de 8,12% nos últimos 12 meses e preço médio de R$ 11.358/m², segundo o relatório de agosto do Índice FipeZap.

Alguns dos motivos para esse resultado são o envelhecimento da população e a migração para trabalho, conforme a análise do IBGE. A pesquisa informou que mais de 40% da população que mora sozinha tem 60 anos ou mais e os homens são maioria, com 55,1%. Especialista em mercado imobiliário e diretor da Construtora CK, Charles Kan explica que esse perfil de morador tem levado o setor a pensar em soluções inteligentes e que facilitem o dia a dia. “Durante muito tempo, os imóveis compactos foram vistos como alternativas secundárias, mas hoje estão no centro da valorização imobiliária com o surgimento de produtos bem planejados, com design assinado, comodidades e serviços agregados. Essa mudança reflete um estilo de vida mais moderno, adotado especialmente por nômades digitais, executivos, estudantes, pessoas que vivem sozinhas, idosos e até casais sem filhos, que priorizam praticidade e eficiência”, explica.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentaram os percentuais mais elevados de domicílios com apenas um morador (19,6% e 19,0%, respectivamente). O Sul do país ficou em 3º lugar com 18,9% e Santa Catarina é um dos destaques com lançamentos voltados para esse novo perfil de morador. “Observamos a transformação desse perfil de consumidor que deseja algo prático mas, ao mesmo tempo, de excelente qualidade. Cidades de alto desempenho econômico e turístico, como Itajaí, no litoral norte catarinense, concentram alguns dos maiores índices de valorização do país e forte demanda ligada ao turismo e às locações. Dessa forma, esse movimento nos levou a desenvolver projetos e incorporar soluções voltadas a esse nicho, que prioriza praticidade sem abrir mão de localização estratégica. O Versus é um exemplo, em fase de pré-lançamento no bairro Fazenda, em Itajaí, próximo a Balneário Camboriú, e que já desperta atenção do mercado”, afirma Charles Kan.

Com 204 unidades distribuídas em uma torre de aproximadamente 84 metros, o Versus terá studios de 34m² a 43m² e apartamentos de até 81m², além de salas comerciais. O empreendimento tem previsão de lançamento nos próximos meses e é a aposta da CK para quem deseja morar bem ou investir em Itajaí. Versátil e alinhado às novas formas de viver, o edifício terá fachada ativa e contemporânea, e interiores assinados pelo escritório Osvaldo Segundo Arquitetos.

Um dos destaques é a área de lazer com mais de 1.500m², divididos em dois pavimentos, que oferecem salão de festas com terraço ao ar livre, academia, spa com hidromassagem, coworking, piscina, entre outros ambientes. No térreo, a conveniência é ampliada com mini market, cafeteria, espaço delivery e bicicletário.

Sobre a Construtora CK

Sob direção de Charles Kan, a Construtora CK se destaca no mercado catarinense desde 2010. A empresa se consolidou como uma referência no setor devido ao seu sólido landbank e à sua atuação estratégica em três cidades do litoral norte catarinense: Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Com quase 15 anos de experiência, entregou até o momento 15 empreendimentos, totalizando 957 unidades habitacionais e 170 mil metros quadrados construídos. Atualmente, possui 3 obras em andamento, ambas em Itajaí: Artefacto Towers by CK, Urbe Residence e Habitah Praia Brava.

Mais informações: https://www.construtorack.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário