Aposte nessas estampas para atrair prosperidade e a energia de crescimento da primavera - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Aposte nessas estampas para atrair prosperidade e a energia de crescimento da primavera

 

As arquitetas Belisa Mitsuse e Estefânia Gamez, especialistas em Feng Shui, explicam que a estação é marcada pelo elemento madeira e é ideal para organizar a casa, rever planos e ativar a prosperidade.

Estampas com listras verticais representam o crescimento, segundo o Feng Shui. (Crédito: Freepik Gratuito)

A primavera chegou e, com ela, uma energia de expansão. Depois do recolhimento do inverno, a estação das flores anuncia o momento de renascimento, vitalidade e crescimento. No Feng Shui, essa força está ligada ao elemento madeira, símbolo do brotar, do florescer e do prosperar. Para as arquitetas Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, a primavera é a hora ideal para alinhar os ambientes com as metas pessoais e familiares.


O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que busca harmonizar a energia dos ambientes, residenciais ou comerciais, para promover o bem-estar dos ocupantes destes espaços. Isso acontece por meio da posição dos móveis, da escolha de materiais, cores e elementos naturais, além da organização, limpeza e intenção de uso.


De acordo com a prática, cada estação do ano corresponde a um dos cinco elementos da natureza: a primavera é associada à madeira, simbolizando crescimento e renovação; o verão à fogo, representando energia e paixão; o outono ao metal, ligado à colheita e maturidade; o inverno à água, tempo de introspecção e preparo para o recomeço; e a terra rege as transições, ou seja, os momentos de equilíbrio entre as estações. Assim, o movimento da natureza serve de guia para que a casa acompanhe os ciclos de renovação e equilíbrio.


“A primavera tem muita força de reinício. É o momento de brotar, florescer e colocar em evidência aquilo que queremos que cresça na vida. O inverno foi usado para limpar e desapegar. Agora é hora de rever planos e plantar novas metas, aproveitando a energia de iniciativa que a estação traz”, analisa Bel.

(Crédito: Freepik)

Estampas que ativam o crescimento e a prosperidade


Uma forma fácil e acessível de ativar a energia da primavera dentro de casa é por meio da decoração — e as estampas são grandes aliadas nesse processo. Almofadas, roupas de cama, mantas, cortinas e outros itens podem ajudar a despertar a vibração do elemento madeira, que representa expansão, vitalidade e prosperidade.


“A decoração é uma das formas mais simples de aplicar o Feng Shui, sem exigir grandes reformas ou mudanças estruturais. Pequenos detalhes já transformam a energia do ambiente”, explica Belisa. As especialistas indicam motivos florais, que remetem ao florescer típico da estação, além de listras verticais, que simbolizam o crescimento e o elemento madeira. “Imagine a ilustração de uma floresta e todos os troncos das árvores, as listras verticais representam esse cenário e o movimento de subir, brotar e alcançar o alto”, revela Tef. Não gosta de estampas? Aposte nos tons de verde para evocar o elemento madeira e a energia do crescimento, indicam as especialistas.

(Crédito: Freepik)

Além da simbologia, as arquitetas explicam que a primavera traz oportunidades práticas para melhorar a casa. “Com as temperaturas em elevação, é o momento de abrir as janelas, deixar o ar circular e guardar as mantas e tecidos mais pesados do inverno. A estação também convida a enfeitar os ambientes com as cores vibrantes das flores, que trazem frescor e vitalidade”, afirma Tef. De acordo com a especialista, o resultado não é apenas estético: o humor dos moradores tende a acompanhar essa mudança, reforçando a sensação de leveza e renovação.


Planeje o que quer fazer florescer


Para além da decoração e da energia nos ambientes, a primavera também é um convite para olhar para dentro e projetar o futuro. “Agora é o momento de fazer crescer o que a pessoa quer, colocar em evidência as coisas que mais deseja, rever planos e metas para realmente fazer acontecer”, explica Bel.


Segundo as arquitetas, o ciclo da primavera estimula iniciativa e organização. Uma boa forma de aproveitar esse movimento é visualizar e escrever objetivos, revisitar o que ainda não saiu do papel em 2025 e começar a planejar os próximos passos para 2026. “Essa energia de expansão pode ser aplicada tanto à casa quanto à vida pessoal. Quanto mais claro o propósito, mais fácil alinhar escolhas e ambientes para que eles apoiem esses planos”, completa Tef.

Família e prosperidade: os guás da primavera


No Feng Shui, cada área da casa está relacionada a um aspecto da vida do morador. Esses setores são organizados pelo baguá, um mapa octogonal aplicado sobre a planta do imóvel. Entre os nove guás existentes, dois estão diretamente ligados à energia da primavera e ao elemento madeira: família e prosperidade.

(Crédito: BTliê Arquitetura / Projetando com Feng Shui)

De acordo com as especialistas, a aplicação do baguá pode ser feita de forma simples: tenha em mãos o baguá e a planta baixa do imóvel ou do cômodo; em seguida, posicione o mapa alinhado com a parede da porta de entrada. Assim, a área da família fica localizada no lado esquerdo, enquanto a prosperidade aparece no canto superior esquerdo.


“Ativar essas áreas não significa mudar toda a decoração, mas incluir elementos que representem vitalidade e expansão, como plantas, objetos de madeira ou cilíndricos, estampas com listras verticais ou toques de verde”, orienta Tef.


Como ativar a energia da primavera em casa


1. Reorganize e abra espaço

Guardar roupas pesadas, limpar armários e descartar o que não faz mais sentido é um primeiro passo essencial. “Ao abrir espaço físico, a pessoa abre espaço para o novo na própria vida”, comenta Bel.


2. Traga plantas e flores vivas

O elemento madeira se expressa em plantas que crescem e florescem. Folhagens, flores e até árvores em vasos ativam a energia de vitalidade. “As plantas conectam a casa com a natureza e reforçam o ciclo de expansão da primavera”, diz Tef.


3. Invista em luz natural e ventilação

Aproveitar dias mais longos e as temperaturas mais altas significa abrir janelas, deixar o ar circular e a luz entrar. Essa é uma forma simples de ativar o chi (fluxo de energia) nos ambientes.


4. Use cores e formas ligadas ao elemento madeira

Além das plantas e do próprio material, o elemento madeira é representado no Feng Shui pela cor verde, em suas diferentes tonalidades, pelo formato cilíndrico e pelas listras verticais. Eles podem aparecer em almofadas, cortinas, quadros ou pequenos objetos.


5. Ative as áreas da família e da prosperidade

No mapa do Feng Shui, essas áreas ficam ligadas à energia da madeira. Utilize o baguá para identificar em quais cômodos do seu imóvel estão os guás da família e da prosperidade e caprichar nos cuidados. Vale verificar se algo precisa de reparo, o que pode ser melhorado e ativado pela decoração.

 

Sobre Bel e Tef: Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef) são arquitetas formadas pela FAU Mackenzie que encontraram, na união entre técnica e espiritualidade, uma maneira inovadora de atuar no mercado. A amizade profissional das duas começou em um escritório de arquitetura, onde trabalharam lado a lado, e se transformou em uma parceria que culminou na criação do BTliê Arquitetura, em 2014.

Inspiradas por sua ascendência japonesa e com uma curiosidade latente pela cultura oriental, Bel e Tef mergulharam no universo do Feng Shui, integrando seus conceitos aos fundamentos sólidos da arquitetura. Esse diferencial permitiu que a dupla desmistificasse práticas supersticiosas e trouxesse uma abordagem prática e transformadora para o mercado brasileiro, rompendo com a visão cética tradicional. Além dos projetos personalizados, voltados para promover harmonia e bem-estar, as sócias expandiram sua atuação com a criação do curso Projetando com Feng Shui, a primeira formação reconhecida pelo MEC nessa área. Com ele, impactaram não apenas a vida dos clientes, mas também a carreira de outros arquitetos e designers que buscam integrar propósito e técnica em seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário