Dia dos Pais terá maratona especial no Canal Brasil - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Dia dos Pais terá maratona especial no Canal Brasil

 

Programação contará com oito filmes e a exibição de dois episódios do programa “Amigos, Sons e Palavras”, apresentado por Gilberto Gil

“O Pai da Rita”, “2 Filhos De Francisco”, “De Volta ao Maracanã” e “Amigos, Sons e Palavras” fazem parte da programação. Fotos: Divulgação

Dia dos Pais deste ano será no próximo domingo, 10 de agosto, e o Canal Brasil preparou uma programação especial em homenagem à data. A partir das 10h30, vai ao ar uma seleção de longas-metragens e dois episódios do programa “Amigos, Sons e Palavras”, apresentado por Gilberto Gil. Os filmes exibidos são: “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”, de Fabrizia Pinto; “Ademã – A Vida e as Notas De Ibrahim Sued”, de Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle; “Roberto Farias - Memórias de um Cineasta”, de Marise Farias; “O Futebol”, de Sergio Oksman; “De Volta ao Maracanã”, de Jorge Gurvich; “O Pai da Rita”, de Joel Zito Araújo; “2 Filhos De Francisco” “Gonzaga - De Pai Pra Filho”, de Breno Silveira.


A maratona abre com o longa documental “Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino”, que reúne uma série de entrevistas e depoimentos de Ziraldo ao longo dos mais de 40 anos de carreira e faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e o país. Além da direção feita pela filha, seus outros dois filhos, Antonio Pinto e Daniela Thomas, cuidaram, respectivamente, da trilha sonora e da pré-produção; e o sobrinho, André Alves Pinto, trabalhou na montagem.


Em seguida, a programação apresenta o documentário “Ademã - A Vida e as Notas de Ibrahim Sued”, dirigido pela filha Isabel, junto a Paulo Henrique Fontenelle, e coproduzido pelo Canal Brasil. O longa é um relato da vida e carreira do jornalista por meio da busca de Isabel Sued Perrin em seu arquivo pessoal de entrevistas, fotos e vídeos.


Coprodução do Canal Brasil, o documentário “Roberto Farias - Memórias de um Cineasta”, dirigido e roteirizado por sua filha Marise, explora a profunda paixão do pai pelo cinema brasileiro desde a infância e mostra sua atuação política, econômica e cultural no setor. Na sequência, o documentário “O Futebol” retrata a história de pai e filho que não se viam há 20 anos e se reencontram no momento da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.


“De Volta ao Maracanã” traz três gerações, avô, pai e filho, que moram em Israel e retornam ao Brasil para assistir ao jogo final da Copa do Mundo de 2014. Durante a viagem, os três aprendem a importância de cultivar relações. O longa de ficção é uma coprodução de Alemanha, Brasil e Israel. 


Em “O Pai da Rita”, Roque e Pudim são dois compositores da velha guarda da Vai-Vai, possuem décadas de amizade, moram juntos, mas uma dúvida do passado sempre atormentou os dois amigos: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos? É quando o surgimento de Ritinha, filha da passista, pode desvendar esse mistério.


“2 Filhos de Francisco” conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Já “Gonzaga - De Pai Pra Filho” aborda a trajetória de Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha.


A maratona Dia dos Pais encerra com a exibição de dois episódios do programa “Amigos, Sons e Palavras”. No primeiro, Gilberto Gil recebe Preta Gil e Bem Gil e, no segundo, a convidada é Bela Gil. O cantor entrevistou os filhos e as conversas se tornaram uma grande reunião familiar.


Mostra Dia dos Pais - 10 de agosto, a partir das 10h30


Ziraldo, Era uma Vez um Menino (2021) (100') 

Horário: Domingo, dia 10/08, às 10h30

Classificação: 12 anos

Direção: Fabrizia Pinto

Sinopse: O documentário apresenta, por meio de depoimentos do próprio Ziraldo, um dos maiores cartunistas brasileiros, um retrato de sua trajetória artística, acumulada ao longo de mais de quatro décadas de carreira. Sua obra está profundamente ligada à sua vida pessoal, e, neste documentário, Ziraldo compartilha seu processo criativo, explicando como consegue transformar suas emoções, suas percepções sobre o mundo, seus posicionamentos políticos e o contexto social e político do país em arte.


Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued (2022) (114’)

COPRODUÇÃO

Horário: Domingo, dia 10/08, às 12h20

Classificação: 12 anos

Direção: Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle

Sinopse: Filho de imigrante libanês, Ibrahim Sued foi um jornalista que inovou e criou seu estilo na imprensa escrita através da sua coluna diária, que durou 45 anos. Ele também foi fotógrafo e radialista, apresentava o telejornal ao vivo no início da TV e, no final do programa, dava seu furo (notícia em primeira mão) - sua marca registrada. O documentário é um relato emocionante de Isabel Sued, que, por meio de entrevistas, fotos e filmes do arquivo pessoal, foi em busca da trajetória do pai, figura fundamental da imprensa brasileira, dos anos 1950 até sua morte, em 1995.


Roberto Farias - Memórias de um Cineasta (2023) (92')

COPRODUÇÃO

Horário: Domingo, dia 10/08, às 14h05

Classificação: 14 anos

Direção: Marise Farias

Sinopse: A paixão do cineasta Roberto Farias pelo cinema é revelada pela filha Marise Farias por meio de um olhar intimista, desde a infância até sua atuação política, econômica e

cultural no Cinema Brasileiro. Através do próprio Roberto Farias e de amigos como Luís

Carlos Barreto, Cacá Diegues e Zelito Viana, o filme conta as histórias do diretor que conquistou um diálogo direto com o público através de sucessos como O Assalto ao Trem Pagador (1962), a trilogia com o cantor Roberto Carlos (1968 a 1971) e Pra Frente Brasil (1982). Textos de um livro inédito de memórias são interpretados por seu irmão, o ator Reginaldo Faria.


O Futebol (2016) (85') 

Horário: Domingo, dia 10/08, às 15h40

Classificação: 10 anos

Direção: Sergio Oksman

Sinopse: Sergio e seu pai, Simão, não se viam há 20 anos. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era garoto.


De Volta ao Maracanã (2021) (90’)

Horário: Domingo, dia 10/08, às 16h50

Direção: Jorge Gurvich 

Sinopse: Um avô, um pai e um filho partem de Israel para o Brasil para assistir aos jogos do Mundial. A viagem, apesar de vibrante e cheia de energia, é também turbulenta. Durante a jornada, surgem obstáculos que ameaçam destruir os sonhos da família. Aos poucos, eles vão descobrindo a complexidade das relações entre pai e filho, o carinho necessário para cultivá-las e a facilidade assustadora de destruí-las.


O Pai da Rita (2021) (90’)

Horário: Domingo, dia 10/08, às 18h20

Classificação: 16 anos

Direção: Joel Zito Araújo

Sinopse: Roque (Wilson Rabelo) e Pudim (Aílton Graça) são dois compositores da velha guarda da escola de samba Vai-Vai, que dividem um apartamento e décadas de amizade. Mas, uma dúvida do passado sempre atormentou os dois amigos: o que aconteceu com a passista Rita, paixão de ambos? É quando o surgimento de Ritinha (Jessica Barbosa), filha da passista, surge para desvendar esse mistério. O longa se desenvolve a partir de uma disputa de paternidade travada pelos dois sambistas e velhos amigos.


2 Filhos De Francisco (2005) (132’)

Horário: Domingo, dia 10/08, às 20h

Classificação: 14 anos

Direção: Breno Silveira

Sinopse: Cinebiografia dos irmãos Mirosmar José e Emival, que fizeram sucesso e fortuna na música com os nomes de Zezé di Camargo e Luciano. A história percorre a vida dos jovens e humildes rapazes da interiorana Pirenópolis (Góias) que, com o esforço do pai Francisco, tornaram-se campeões de venda e ícones do estilo sertanejo moderno.


“Gonzaga - De Pai Pra Filho” (2012) (120’)

Horário: Domingo, dia 10/08, às 22h05

Direção: Breno Silveira

Classificação: 12 anos

Sinopse: Conheça a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que fala da integração do Brasil por meio do afeto e da música, a mesma música que os uniu, os consagrou e os distanciou.


Amigos, Sons e Palavras (2019) (27’)

Horário: Segunda, dia 11/08, à 0h10 (de domingo para segunda)

Episódio: Preta e Bem

Sinopse: Neste episódio mais do que especial, Gil tem a difícil tarefa de entrevistar os filhos, Preta e Bem. O encontro, como não poderia deixar de ser, acaba em uma grande reunião familiar.


Amigos, Sons e Palavras (2019) (27’)

Horário: Segunda, 11/08, à 0h40 (de domingo para segunda)

Classificação: Livre

Sinopse: Neste encontro em família, Bela Gil fala sobre a questão do desmatamento no Brasil, sua relação com a natureza e a importância de modificar a forma como produzimos alimentos.

Um comentário: