Canal Brasil exibe maratona com filmes que já passaram pelo Festival de Locarno - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Canal Brasil exibe maratona com filmes que já passaram pelo Festival de Locarno

 

Programação conta com longas e curtas-metragens brasileiros indicados, exibidos e premiados em edições passadas do evento, a partir das 19h30 de terça-feira (05/08)

“Terra em Transe”, “Big Bang”, “Pixote, a Lei do Mais Fraco” e “A Febre”. Fotos: Divulgação

Na próxima terça-feira (5/08), a partir das 19h30, o Canal Brasil exibe uma maratona especial com filmes brasileiros indicados, exibidos e premiados em edições passadas do Festival de Locarno. Este ano, o festival acontece entre os dias 6 e 16 de agosto na Suíça. Nesta edição, o Brasil concorre com “Drácula”, coprodução com Romênia, Áustria e Luxemburgo dirigida pelo cineasta romeno Radu Jude, na categoria Concorso Internazionale; e com os curtas “Primera Enseñanza” (“Educação Primária”), de Marina Meira e Aria Sánchez, uma coprodução entre Cuba, Espanha e Brasil, na categoria Pardi Di Romani - Concorso Internazionale, e “O Rio de Janeiro Continua Lindo”, de Felipe Casanova, no Pardi Di Romani - Concorso Nazionale, uma coprodução entre Brasil, Bélgica e Suíça que terá sua première mundial no festival.


A programação dedicada começa com “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, que teve sua estreia mundial no festival, em 2001. Na história, Seu Wilson (Othon Bastos) e o filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite quando Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar e enfrentar condições terríveis de um suposto tratamento. Na sequência, “Regra 34”, de Julia Murat, conta a experiência de Simone, uma jovem defensora pública que defende mulheres em casos de abuso, com a venda de conteúdo sexual na internet para pagar seus estudos. O longa ganhou o Leopardo de Ouro na edição de 2022, primeiro brasileiro premiado desde 1967, com “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. Em “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, Ana (Marjorie Estiano) contrata a enfermeira Carla (Isabél Zuaa) para ser babá do filho que ainda não nasceu. Ao longo dos meses, Carla passa a apresentar comportamentos estranhos, ao mesmo tempo em que as duas começam um relacionamento amoroso. Tudo muda com o nascimento do filho de Ana. O filme venceu o prêmio especial do júri em 2017, segundo principal do evento. Dirigido por Hector Babenco e vencedor do prêmio Leopardo de Prata em 1981, “Pixote, a Lei do Mais Fraco” retrata a vida de Pixote, de 10 anos, que é abandonado por seus pais. Ele faz o que for preciso para sobreviver nas ruas, mas acaba envolvendo-se em situações que vão do tráfico ao assassinato.


Também fazem parte da Maratona Festival de Locarno o longa-metragem "Terra em Transe", de Glauber Rocha, que recebeu o principal prêmio, Leopardo de Ouro, e o Grand Prix do júri paralelo em 1967. Na trama, Paulo Martins (Jardel Filho) é um jornalista e poeta que tem seus sonhos revolucionários feridos por um golpe de Estado na cidade fictícia de Eldorado. Ele decide reavaliar sua trajetória e se junta a líderes políticos. Enquanto isso, o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) quer se tornar imperador de Eldorado, mas detesta seu povo. Em “Educação Sentimental”, de Júlio Bressane, Áurea é uma professora solitária que inicia uma estranha relação com um jovem que conheceu por acaso, mas aos poucos uma antiga história vem à tona, modificando o presente. O filme foi indicado ao Leopardo de Ouro em 2013.


Outro longa-metragem presente na programação é “A Febre”, de Maya Da-Rina, que acompanha Justino (Regis Myrupu), um indígena de Manaus que passa a ter uma febre misteriosa no mesmo momento em que sua filha se prepara para cursar Medicina em Brasília. O longa teve sua estreia mundial no Festival de Locarno em 2019 e levou os prêmios de Melhor Ator para o estreante Regis Myrupu, dado pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), e o Youth Prize. 


Já o curta-metragem musical “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, apresenta João, um entregador de aplicativo que sonha em ter uma moto. O filme teve sua estreia mundial na competição do Festival de Locarno, em 2021, onde saiu premiado com o Leopardo de Ouro de Melhor Curta-Metragem Internacional.


A Maratona Festival de Locarno encerra com a exibição de “Big Bang”, de Carlos Segundo, vencedor do prêmio de Melhor Curta de Autor em 2022. Na trama, Chico (Giovanni Venturini) trabalha com conserto de fornos, é um homem introspectivo e vive as consequências da exclusão social por conta de sua altura.


Maratona Festival de Locarno

Horário: Terça, dia 5/08, a partir das 19h30


Bicho de Sete Cabeças (2000) (90')

Horário: Terça, dia 5/08, às 19h30

Classificação: 14 anos

Direção: Laís Bodanzky

Sinopse: O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois está prestes a chegar ao seu limite, quando o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.


Regra 34 (2022) (100’)

Horário: Terça, dia 5/08, às 20h55

Classificação: 18 anos

Direção: Julia Murat

Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo performances online de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas BDSM e seus interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.


As Boas Maneiras (2018) (135')

Horário: Terça, dia 5/08, às 22h35

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra

Classificação: 16 anos

Sinopse: Ana contrata Clara, uma solitária enfermeira, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez avança, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros. Melhor longa-metragem pela crítica, atriz coadjuvante e fotografia no Festival do Rio.


Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) (126’)

Horário: Quarta, dia 6/08, à 0h50 (madrugada de terça para quarta)

Classificação: 16 anos

Direção: Hector Babenco

Sinopse: Pixote é um menino de São Paulo que vai parar num reformatório. Lá, acaba se unindo a Dito, Lilica, Chico e Fumaça. Os jovens passam por dificuldades e se perguntam: haveria uma saída para eles?


Terra em Transe (1967) (118’)

Horário: Quarta, dia 6/08, às 3h (madrugada de terça para quarta)

Classificação: 14 anos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No centro dos acontecimentos, está o cínico jornalista Paulo Martins.


Educação Sentimental (2013) (84’)

Horário: Quarta, dia 6/08, às 4h50

Classificação: 12 anos

Direção: Júlio Bressane

Sinopse: A singela relação de amor e cumplicidade entre uma professora e seu aluno. A história é inspirada no mito grego de Endimião, em que a Lua se apaixona pelo corpo nu de um rapaz em pleno sono e o acaricia com sua luz.


A Febre (2019) (96’)

Horário: Quarta, dia 6/08, às 6h15

Classificação: 10 anos

Direção: Maya Da-Rin

Sinopse: Justino, de 45 anos, indígena do povo Desana, é segurança no porto de Manaus, Amazonas. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina em Brasília, Justino é dominado por uma febre misteriosa. 


Fantasma Neon (2021) (20’)

Horário: Quarta, dia 6/08, às 7h40

Classificação: 10 anos

Direção: Leonardo Martinelli

Sinopse: João é um entregador que sonha em ter uma moto. Foi-lhe dito que tudo seria como um filme musical.


“Big Bang” (2022) (14’)

Horário: Quarta, dia 6/08, às 8h

Direção: Carlos Segundo

Classificação: 14 anos

Sinopse: Chico trabalha consertando fornos. Solitário, ele vive um conflito interno contínuo. Face a um sistema que lhe exclui pelo seu tamanho, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário