Agosto Laranja reforça importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Agosto Laranja reforça importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla

 

Campanha nacional alerta para os desafios enfrentados por pacientes com a doença neurológica; Anadem destaca necessidade de políticas públicas para garantia de tratamento contínuo

 

O Agosto Laranja é uma iniciativa da organização não governamental Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) para desmistificar a esclerose múltipla, fomentar o diagnóstico precoce e possibilitar mais qualidade de vida e dignidade para quem convive com a patologia. A doença é neurológica, crônica e autoimune, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.


De acordo com o Ministério da Saúde, com dados da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), no Brasil, existem cerca de 40 mil pessoas com essa condição. O tratamento, que utiliza medicamentos de alto custo, atua para retardar a progressão da incapacidade, diminuir a atividade da doença vista em exames de imagem, além de reduzir a frequência e a gravidade de episódios agudos de inflamação.


Em março deste ano, farmácias de alto custo de Campinas (SP) registraram atrasos na distribuição do fumarato de dimetila, medicamento incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2017. Em farmácias comuns, o remédio pode chegar ao valor de R$ 5 mil.


O presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, vê com preocupação a dificuldade de acesso ao tratamento integral. “A demora na dispensação, a falta de previsibilidade na entrega dos medicamentos e a burocracia para renovação de laudos comprometem a continuidade do tratamento e agravam o sofrimento de quem vive com uma condição crônica”, comenta.


O especialista em Direito Médico afirma que é necessário fortalecer a logística de distribuição, além de investir na digitalização dos processos de solicitação e de renovação de tratamentos. “É fundamental ampliar a articulação entre estados, municípios e o Ministério da Saúde para que o paciente não seja penalizado pela fragmentação do sistema. O fornecimento contínuo e oportuno desses insumos é uma questão de dignidade e de respeito aos direitos fundamentais”, completou.

 

ANADEM

A Anadem foi criada em 1998. Como entidade que luta pela categoria e pelos seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina e da odontologia, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário