Versatilidade e outros excelentes motivos para adotar o porcelanato na execução de bancadas de cozinhas e banheiros - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Versatilidade e outros excelentes motivos para adotar o porcelanato na execução de bancadas de cozinhas e banheiros

 

Com a alta tecnologia de produção, Superformatos, ampla variedade de estampas e acabamentos, as marcas Roca Cerámica e Incepa falam sobre a segurança e a durabilidade ao adotar o porcelanato nos projetos

Na série Nero Caressi, a Roca Cerámica reproduz o mármore homônimo, famoso por seu fundo negro e veios brancos extraído na Turquia. Disponível no acabamento Mate e formato 120 x 250 cm, pode ser instalado em bancadas de cozinhas e banheiros | Foto: Divulgação

Há muito tempo o porcelanato deixou de ser apenas o melhor material para o revestimento de pisos e paredes. Com o avanço tecnológico puxado pelo Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas Roca Cerámica Incepa, as características técnicas, acompanhada pelas proporções dos Superformatos, as tipologias de acabamento e o amplo portfólio de estampas, o material já se consolidou como indicação para a execução de bancadas de cozinhas e banheiros.

 

Junto com o apelo estético, a utilização do porcelanato nos projetos de arquiteturas assegura alta resistência ao desgaste e elimina ocorrências comuns no dia a dia como manchas, arranhões, trincas e preocupação com as altas temperaturas. “Acaba-se o sufoco de não poder apoiar uma panela quente ou uma assadeira que acabou de sair do forno em cima da bancada”, afirma Christie Silva Schulka, Marketing Manager das marcas Roca Cerámica e Incepa.

 

Confira outros bons motivos para adotar o porcelanato nas bancadas:

 

Vantagens dos Superformatos

Para quem é moderno e está aberto ao novo, mas ao mesmo tempo aprecia o estilo clássico dos mármores, a série Venatino, da Incepa, inspirada no clássico italiano Carrara Venatino faz bonito nas bancadas. Com seus veios cinzas, suaves e longitudinais e duas dimensões de Superformatos – 100 x 200 cm e 120 x 250 cm –, o projeto também pode contar com o acabamento de toque acetinado e o e Micro Crystal, tecnologia do Grupo LAMOSA no Brasil que confere um brilho mais intenso ao porcelanato | Foto: Divulgação Incepa

Pioneira no desenvolvimento dos Superformatos no Brasil, o Grupo LAMOSA no Brasil viabilizou a produção de bancadas de cozinhas e banheiros quando passou a oferecer tamanhos ‘fora do padrão’ mercado. Ao invés do visual repleto de juntas entre as peças, o mercado passou a contar com um leque de grandes dimensões – um deles melhor se adequará ao projeto.

 

No catálogo da Roca Cerámica estão disponíveis cinco possibilidades: 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm, e 160 x 320 cm, enquanto a Incepa oferece as medidas 100 x 200 cm, 120 x 120 cm, 120 x 250 cm.

 

Segundo a marketing manager, essa variação é essencial para que a realização das bancadas seja efetuada sob medida e de acordo com as necessidades de cada espaço e estilo. “Seja em áreas internas ou externas, o material permite a total personalização”, destaca.

 

 

Resistência e leveza

Nessa bancada com cuba esculpida, a estética suave e elegante se encontra na série Cross Cut, da Roca Cerámica. Com referências ao mármore Travertino de mesmo nome, no catálogo o material é disponibilizado na medida 120 x 120 cm, no acabamento mate, e 120 x 250 cm no Micro Crystal | Foto: Divulgação Roca Cerámica

“O porcelanato não exige aplicação de produtos selantes ou impermeabilizantes”, explica Christie, complementando que o processo fabril das marcas Roca Cerámica e Incepa já o torna extremamente resistente à umidade ou ao contato direto com a água. 

 

Com relação à produção da bancada, outro atributo importante diz respeito à espessura de apenas 7 mm que, além de mais leve para o manuseio do instalador, facilita o processo de cortes retos e esculpidos no porcelanato.


Múltiplos desenhos e acabamentos precisos

O poderio tecnológico Grupo LAMOSA no Brasil é capaz de reproduzir com fidelidade inúmeros materiais, como o efeito do efeito do aço corten. Um ícone dos anos 1930, ele foi inspiração para a série Fire, da Roca Cerámica, trazendo o aspecto enferrujado, os tons avermelhados e o caráter industrial. No Superformato 120 x 250 cm, reproduz com perfeição todas essas peculiaridades e reações ao tempo, imprimindo ao porcelanato ares de desgaste natural | Foto: Divulgação Roca Cerámica

A variedade de estampas também é outro atrativo do porcelanato Roca Cerámica e Incepa. Mármores – desde o exótico ao clássico –, outras pedras e estéticas mais contemporâneas, como o concreto aparente, tornam os catálogos da marca completos para disponibilizar o estilo pretendido ao projeto.

 

Quanto ao acabamento, que também impacta no visual, eles também influenciam no tipo de aplicação. No Micro Crystal (MC), além das cores mais vivas e intensas, a superfície distribui uniformemente a luz sobre o porcelanato, enquanto o Soft-Touch (ST) registra uma superfície macia ao toque devido ao processo de escovação aplicado à peça durante a fabricação.

 

Passando para o acetinado, que costuma ser o queridinho, o acabamento Mate (MT) preserva a aparência natural, mas sem brilho. Com menos riscos aparentes por conta da baixa reflexão de luz, representa uma alternativa para quem busca por praticidade, mantendo a beleza da bancada. Já para aqueles que gostam de um toque mais natural, o Micro Relevo (MR), replica o toque natural da pedra.



Tecnologia Biosafe

Nesta releitura dos mármores acinzentados e beges da região montanhosa de Castellón, na Espanha, a série Ortiz, da Incepa, se caracteriza por uma base neutra com nuances cromáticas e veios brancos e extensos que percorrem toda a superfície das peças, proporcionando movimento e requinte. Em duas opções de cores, bege e cinza (de cima para baixo), o porcelanato possui dimensões 120 x 120 cm e acabamentos Acetinado e Micro Crystal | Foto: Divulgação Incepa

Um dos diferenciais mais avançados da linha SuperFormatos é a tecnologia Biosafe, um aditivo à base de nanopartículas de prata incorporado durante a fabricação do porcelanato. Essa tecnologia elimina até 99% dos vírus e dura por toda a vida útil do revestimento.

 

Desenvolvida com base nos princípios da química verde, a Biosafe é validada por normas internacionais como ISO 21702 e JIS Z 2801. “Todos os testes foram realizados por laboratórios independentes e certificados, o que reforça o compromisso da empresa com a segurança, qualidade e bem-estar”, finaliza Christie.

 

 

Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil

O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².

 

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

 

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.  

 

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.

 

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.

 

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.

 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.

 

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

www.grupolamosa.com

@rocaceramicabr | @incepabrasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário