História e literatura revelam a força simbólica do vinho ao longo dos séculos - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 24 de maio de 2025

História e literatura revelam a força simbólica do vinho ao longo dos séculos

 

Crédito: Unsplash

O vinho é mais do que uma bebida ancestral, é um símbolo cultural que atravessa séculos de história, rituais e narrativas. Está presente nas grandes obras da literatura mundial e brasileira como metáfora da vida, do prazer, da espiritualidade, da embriaguez e da criação artística. Pensando nisso, WOW (World of Wine) reuniu algumas referências e interpretações literárias nas quais o vinho assume destaque.  


Na literatura clássica, era chamado de "sangue da terra", exaltado em banquetes épicos como símbolo de hospitalidade e conexão com o divino. Na poesia romana de Horácio, representa o carpe diem, o convite para aproveitar a vida. Na Bíblia, a bebida transita entre o sagrado e o profano: é usado em celebrações, mas também associado à queda e à vulnerabilidade humana. 


Ao longo do tempo, tornou-se um instrumento de liberdade, crítica social e inspiração artística. Em Gargântua e Pantagruel, obra de François Rabelais, é a bebida dos gigantes; em Shakespeare, é sinônimo de paixão e descontrole; em Baudelaire, é fuga e transcendência: “é preciso que vos embriagueis sem descanso. Mas, com quê? Com vinho, poesia, virtude. Como quiserdes. Mas, embriagai-vos.” 


Em obras como Paris é uma Festa O Sol Também se Levanta, de Ernest Hemingway, o vinho é parte essencial do cotidiano boêmio, da introspecção masculina e da busca por autenticidade. Para o escritor, beber era ritual de convivência e escrita, sempre com medida, sempre com intenção. “Eu bebi uma garrafa de vinho por companhia. Era um Château Margaux. Era agradável bebê-lo sozinho e devagar, apreciando-o. Uma garrafa de vinho é uma ótima companhia”.  


Na literatura brasileira, a bebida aparece como símbolo de sofisticação, introspecção e, por vezes, decadência. Em Machado de Assis, por exemplo, está presente nos jantares e conversas da elite, marcando, às vezes, a solidão das personagens. No movimento simbolista, aparece como metáfora de estados alterados de consciência e revelações espirituais. Em poemas como "Canção do Bêbado", Cruz e Sousa retrata a embriaguez como uma fuga da realidade e um mergulho em visões sobre-humanas. 


The Art of Drinking 

Entre os museus em destaque do WOW está o The Art of Drinking. Criado a partir da coleção de copos e recipientes para bebidas de Adam Bridge, CEO do WOW, o museu convida as pessoas a refletirem sobre a forma como diferentes civilizações encararam o ato de beber. 


No espaço, o visitante pode observar como a estética dos recipientes evoluiu ao longo do tempo, refletindo os diferentes significados culturais atribuídos às bebidas, o que contribui para uma compreensão mais rica dos textos literários em que o vinho está presente.  


Cada taça, jarro ou cálice exposto é mais do que um objeto funcional: é um artefato carregado de simbolismo, que revela valores sociais, crenças espirituais, hábitos cotidianos e momentos de celebração. 


Sobre o WOW  

Localizado em Vila Nova de Gaia, em frente à cidade do Porto, às margens do Rio Douro, o WOW é um complexo cultural e gastronômico com seis museus, doze bares e restaurantes, escola de vinho, fábrica de chocolates, exposições e eventos.  

Sobre o WOW

WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.


Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.


O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.


Saiba mais em https://wow.pt/pt

 
 
 

Sobre a Interamerican Network

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo .Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Network e do Grupo GEA no Brasil.

 

Nossa cultura: Respeito | Excelência e Inspiração | Humildade | Proatividade e Iniciativa | Mente Aberta | Compromisso | Mojo Mood | Superação e Resiliência | Saúde Mental e Bem-estar | Colaboração e Espirito de Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário