Publicado pela Editora Fantástica, a fantasia urbana “Apollo e Miguel: Um Legado de Traição e Magia” conta a história de dois jovens da comunidade LGBTQIAPN+ — um cristão e um bruxo — que descobrem o amor enquanto buscam reparar os erros de seus antepassados
Até que ponto o passado de uma família pode influenciar as escolhas de seus descendentes? Em “Apollo e Miguel: Um Legado de Traição e Magia”, primeiro romance da Editora Fantástica, o escritor mineiro Lucas Samuel (@autor_lucassamuel) explora essa questão em uma narrativa envolvente sobre amor, espiritualidade, amizade e aceitação na comunidade LGBTQIAPN+.
Com uma abordagem jovem e bem-humorada, mesmo ao tratar de temas profundos, o autor constrói uma trama de fantasia urbana que se alterna entre os pontos de vista dos protagonistas, trazendo duas perspectivas opostas sobre fé, legado e identidade.
A obra será lançada no dia 21 de junho, na POC CON - Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, que será realizada no Centro de Eventos São Luís (Rua Luís Coelho, 323 bairro Consolação), em São Paulo/SP.
Renard e Maldonado: um encontro marcado pelo destino
Apollo Renard é um jovem bruxo que se muda de São Paulo para a cidade fictícia de Monte Santo da Cruz com sua família, em busca de um artefato mágico roubado que há gerações preocupa os Renard. Criado em um ambiente de aceitação e afeto, Apollo é bem resolvido com a sua sexualidade e se recupera do término com o ex-namorado. O rapaz nutre uma conexão especial com Afrodite — ele e sua família cultuam o panteão grego.
Do outro lado, Miguel Maldonado é herdeiro da família fundadora da cidade e filho do prefeito. Católico fervoroso, sua família vê a fé como um pilar de poder e tradição. Apesar de discordar da rigidez religiosa imposta em casa, Miguel desenvolve uma forte ligação espiritual, especialmente com Maria, mãe de Jesus. Introspectivo, ele é temeroso de que todos descubram seu maior segredo: ser bissexual.
Quando os dois se conhecem na escola, não imaginam que seus destinos já estavam entrelaçados por um passado trágico. Juntos, precisarão desvendar os segredos da cidade e reparar os erros de seus antepassados, contando com o apoio das amigas Laura e Bia, que também trazem reflexões sobre representatividade e relações fora do padrão heteronormativo. Enquanto lidam com os sentimentos conflitantes que sentem um pelo outro, figuras divinas revelam que apenas trabalhando juntos poderão consertar o erro cometido há séculos.
Além de um romance sobre descobertas e aceitação, “Apollo e Miguel” propõe uma reflexão sobre intolerância religiosa e como a fé pode ser usada tanto como ferramenta de amor quanto de opressão. Lucas acredita que sua obra pode ajudar os leitores a questionar ideias preconcebidas e enxergar a espiritualidade sob uma nova ótica. “Independentemente da fé de cada um, o mais importante é que essa vivência seja pautada no respeito e no amor”, ressalta.
Ao escrever sobre a história de um bruxo e um cristão que se apaixonam, Lucas espera contribuir para a reflexão e o combate à intolerância religiosa, além da discussão sobre problemas comuns da adolescência, como romance, respeito às diferenças e questões familiares.
De Percy Jackson até o O Auto da Compadecida: conheça o escritor Lucas Samuel
Natural de Caeté (MG) e atualmente morando em Belo Horizonte, o autor cria uma história que nasce a partir de sua vivência como homem gay em situações comuns a pessoas LGBTQIAPN+, mas também permeado pelo contexto católico em que foi criado até a descoberta de outras visões de mundo e novas perspectivas espirituais: “O paganismo muito me fascinou e tenho aspectos de minha vida alinhados com esse caminho”.
Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucas tem experiência como revisor de texto e atua como monitor de redação e linguagens. Apaixonado pela escrita desde a infância, ele sempre foi elogiado por suas narrativas e escolha de vocabulário.
Com influências que vão de “Percy Jackson”, de Rick Riordan, a “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, Lucas sempre se interessou por histórias de magia e bruxaria e buscou trazer uma abordagem original para o tema, buscando tratar a espiritualidade de forma não ortodoxa.
O autor já trabalha na continuação da história, aprofundando os elementos mágicos e expandindo as relações entre os personagens.
Confira um trecho do livro:
“Meu coração palpitou depressa, enquanto abraçava ele e continuávamos aquele gesto. A sensação de ficar com outro garoto era nova pra mim, libertadora e maravilhosa! Sempre imaginei um beijo com outro menino como uma experiência que me encheria de culpa, mas eu estava errado. Fiquei muito bem com a situação. O perfume de Apollo me inebriava, suas mãos no meu corpo me davam a sensação de estar no céu. Continuamos o beijo por um bom tempo, até que nos soltamos, sem fôlego.”
FICHA TÉCNICA
Livro: Apollo e Miguel: Um Legado de Traição e Magia
Autor: Lucas Samuel
Rede social do autor: @autor_lucassamuel
Número de páginas: 352
ISBN: e-book: 9786585743686 / impresso: 9786585743648
Gênero: Fantasia, Fantasia Urbana
Editora: Editora Fantástica
Ano: 2025
Adquira o livro: https://amzn.to/3Yw6L0I
Nenhum comentário:
Postar um comentário