Para fazer download das imagens em alta resolução, acesse o link (Divulgação)
São Paulo, abril de 2025 - Com a chegada do outono e dias mais amenos, muitas pessoas buscam refeições que tragam uma sensação de conforto, mas sem abrir mão do equilíbrio, para acompanhar a transição das estações. Pratos que combinam leveza, sabor e praticidade se tornam a escolha ideal para manter o bem-estar e aproveitar esse período com mais energia.
Pensando nisso, Lisiane Miura, chef do Comitê Umami, separou algumas receitas repletas de umami, quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. O umami tem como principal característica o prolongamento do gosto na língua e o aumento da salivação, proporcionando aquela famosa sensação de água na boca. É possível sentir o gosto em alimentos ricos em glutamato, aminoácido presente em queijos, carnes, cogumelos, tomate, entre outros.
"No outono, buscamos receitas que tragam um sabor especial sem abrir mão da leveza. Optar por preparações com umami é uma excelente escolha, pois é uma forma de adicionar sabor aos preparos, sem a necessidade de excesso de sal ou temperos", complementa Lisiane.
Confira o passo a passo abaixo e saboreie:
SALONA DE FRANGO (ENSOPADO COM LEGUMES)
Tempo de Preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- Meio frango pequeno, limpo e cortado em pedaços menores (1 kg)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
- 2 pitadas de pimenta-do-reino (0,4 g)
- 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
- 1 cebola-roxa média picada (150 g)
- 2 dentes de alho picados (6 g)
- 2 tomates médios maduros, cortados em cubos médios (300 g)
- 2 pitadas de canela (0,4 g)
- 2 pitadas de cominho (0,4 g)
- 1 cenoura grande, em cubos (200 g)
- 2 batatas médias, em cubos (400 g)
- 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml)
Modo de preparo
- Em uma tigela média, coloque o frango, metade do sal, o AJI-NO-MOTO® e a pimenta-do-reino, e misture. Cubra e deixe tomar gosto na geladeira por 30 minutos.
- Em uma panela grande, coloque o óleo e frite o frango, aos poucos, por 15 minutos, ou até dourar. Reserve o frango em uma tigela média.
- Na mesma panela utilizada anteriormente, junte a cebola e o alho, e refogue em fogo alto por 3 minutos, ou até que a cebola fique transparente.
- Adicione o tomate, a canela, o cominho e o sal restante, e refogue por 3 minutos, ou até que o tomate comece a desmanchar.
- Acrescente o frango reservado, a cenoura e a batata, e misture até envolvê-los completamente pelo refogado.
- Junte a água e deixe cozinhar, com a panela semitampada, em fogo médio, por 20 minutos, ou até que os legumes fiquem macios.
- Retire do fogo e sirva em seguida.
Dica:
A salona (ou saloona) é um prato popular da cozinha do Qatar. Pode ser preparado com frango, peixe ou cordeiro e leva legumes e uma mistura de especiarias.
Tempo de Preparo: 55 minutos
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
Massa
- Meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
- 3 ovos (150 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
- 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
- Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
Recheio
- 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
- 2 dentes de alho picados (10 g)
- 4 tomates pequenos, sem sementes, picados (520 g)
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- 150 g de muçarela fatiada
- 1 gema batida (20 g)
- 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado (25 g)
Modo de preparo
- Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o óleo, os ovos, a farinha de trigo, o leite, o fermento e o sal, e bata até formar uma mistura homogênea.
- Disponha em uma assadeira retangular grande (27 x40 cm), forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos.
- Retire do forno, desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido e enrole. Reserve
- Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue por 1 minuto, ou até que doure ligeiramente. Acrescente os tomates e o sal, mexa e retire do fogo.
- Desenrole a massa, espalhe o refogado e cubra com a muçarela.
- Enrole novamente, coloque sobre uma assadeira untada, pincele com a gema e polvilhe com o queijo ralado.
- Leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente a superfície.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Dica:
Para que a massa do rocambole fique bem uniforme, unte a assadeira antes de colocar o papel-manteiga também untado.
Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
- 500 g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
- 1 cebola média picada (150 g)
- 2 dentes de alho picados (10 g)
- meia colher (chá) de sal (2,5 g)
- meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
- meio pacote de macarrão tipo talharim, cozido (250 g)
Modo de Preparo
- No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bata até obter um suco. Reserve.
- Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos ou até que dourem ligeiramente.
- Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos ou até desmanchar parcialmente.
- Adicione o tomate batido, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe em fogo médio por 5 minutos.
- Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.
Dica:
Se preferir um molho mais encorpado, acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo - processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário