Um feriadão de quatro dias, com a Páscoa no meio, é ‘prato cheio’ para sair da programação alimentar e exagerar nas comidas típicas do período e nos chocolates. Mas, é possível voltar à rotina saudável e minimizar os prejuízos dos exageros gastronômicos
Freepik
Após a fartura de chocolates e pratos típicos da Páscoa e do feriadão prolongado, é comum sentir o corpo mais pesado e a rotina alimentar um pouco desregulada. Mas calma! O retorno aos hábitos saudáveis é possível depois de exagerar na comida e nos doces. A médica nutróloga, Fernanda Vasconcelos, fundadora do Instituto Qualitté, fala como reencontrar o equilíbrio nutricional.
"É importante lembrar que apenas um final de semana de excessos não vai arruinar uma alimentação equilibrada construída ao longo do tempo. O foco agora deve ser retomar os hábitos saudáveis", tranquiliza Fernanda Vasconcelos.
A especialista explica que o primeiro passo é reidratar o corpo. "Aumente a ingestão de água ao longo do dia. Muitas vezes, a sensação de fome após os excessos pode ser confundida com a desidratação", orienta. Chás de ervas sem açúcar também são boas opções.
No cardápio dos primeiros dias pós-Páscoa, a Dra. Fernanda Vasconcelos recomenda priorizar alimentos frescos e leves. "Invista em frutas, verduras e legumes da estação. Especialmente, associados à integrais como o farelo de aveia e sementes como a chia, para aumentar a fibra e a proteína da refeição, além do ômega 3. Eles são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a regular o organismo e promovem a saciedade", explica. Saladas coloridas, sopas leves e preparações cozidas ou assadas com mínimo óleo são excelentes escolhas.
As proteínas magras também devem marcar presença nas refeições. "Peixes, frango sem pele, ovos e leguminosas como soja, lentilha e grão de bico são importantes para a recuperação muscular e para manter a saciedade por mais tempo", afirma a nutróloga.
Em relação aos carboidratos, a orientação é optar pelas versões integrais. "Pães integrais, arroz integral, quinoa e batata doce liberam energia de forma mais gradual, evitando picos de glicemia e contribuindo para um maior controle da fome".
Por outro lado, alguns alimentos merecem atenção redobrada neste período de retomada. "É ideal evitar alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo e dificultar a digestão", alerta a médica. Bebidas açucaradas, frituras, embutidos e doces em geral devem ser evitados no geral, assim como o álcool.
A Dra. Fernanda Vasconcelos enfatiza que a paciência e a moderação são as chaves para o sucesso. "Não se cobre demais por eventuais deslizes. O importante é manter a consistência e focar em escolhas saudáveis na maior parte do tempo. O corpo leva um tempo para se reequilibrar, então seja gentil com você mesmo", finaliza.
É médica clínica e nutróloga, especialista em avaliação metabólica, nutrologia esportiva e longevidade, e umas das fundadoras do Instituto Qualitté. Possui título de especialista em Nutrologia pela AMIB/ABRAN e em Clínica Médica pelo MEC. É pós-graduada em Medicina do Esporte pela UNIP e tem especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atua no acompanhamento metabólico e nutricional para emagrecimento, performance esportiva, análise comportamental e saúde hormonal. Também trabalha com terapias nutricionais aplicadas a doenças crônicas, como diabetes, endometriose e distúrbios hormonais.
Além da atuação clínica, possui experiência hospitalar em terapia nutricional e cuidados intensivos, com passagem por instituições como Hospital Geral do Mandaqui (SP), Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSP (SP), Hospital Santa Cruz (SP), Hospital Dom Antônio Alvarenga (SP), Hospital Central de Guaianases (SP) e Hospital Santa Mônica (SP), Hospital Geral de Parauapebas (Parauapebas-PA), Intensi Care (Parauapebas-PA) e Hospital Daniel Gonçalves (Canaã dos Carajás) e Hospital MedVida (Canaã dos Carajás).
Joana D'arc Nasceu em 06/03/1986 em São Paulo. Blogueira, Escritora com 13 livros publicados e com participação em duas coletâneas de poesias. Colunista do Portal Entrementes. Atualmente mora na cidade de Embu das Artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário