Curso gratuito de robótica tem 20 vagas abertas para jovens trans em Fortaleza - Ousados Moda

.com/img/a/

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

terça-feira, 25 de março de 2025

demo-image

Curso gratuito de robótica tem 20 vagas abertas para jovens trans em Fortaleza

 Realizado pelo Espro, a formação desenvolve de habilidades profissionais em robótica e programação. Projeto conta com apoio do programa Agora 3T, do Serpro

.png/@@images/image/

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), ONG que há 46 anos promove a inclusão de jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho, está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação em Robótica. Destinado a jovens trans, travestis e não binários de 14 a 22 anos, o programa oferece 20 vagas e começa em 2 de abril.

O curso conta com patrocínio do Programa Agora 3T, uma das iniciativas do Serpro, estatal de inteligência em governo digital, para promover a inclusão sociodigital. Criado em 2023, o programa tem como foco a capacitação profissional de pessoas trans e travestis, visando ampliar o acesso a oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.

“No Serpro, trabalhamos para gerar impacto real na sociedade, promovendo transformação social e criação de oportunidades por meio da inclusão sociodigital. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do país e com a devolutiva dos investimentos públicos à sociedade, impulsionando a formação de profissionais para o setor de Tecnologia”, afirma Loyanne Salles, superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro.

Curso de 3 meses inclui suporte financeiro aos alunos

Com um total de 236 horas de capacitação distribuídas em 59 encontros presenciais no Instituto Mix de Profissões, no centro de Fortaleza, o curso faz parte da trilha do programa de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro. A iniciativa combina o desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho com aprendizado prático em robótica e programação.

Durante as aulas, os participantes entrarão em contato com conceitos de programação e Arduino, aplicando os conhecimentos adquiridos na criação de protótipos e projetos de automação. O curso também oferece suporte aos alunos, incluindo auxílio-lanche, auxílio-transporte, kit escolar, uniforme e mochila.

Acolhimento da população trans

O acolhimento da população trans é uma das premissas mais importantes para a execução do projeto. Assim, o Espro adota procedimentos específicos junto à sua equipe de assistentes sociais, responsáveis pelo primeiro contato com os jovens interessados. Além disso, o sistema de cadastro permite o uso do nome social, independentemente da retificação dos documentos, garantindo que os participantes sejam incluídos e respeitados em sua identidade.

Para consolidar o aprendizado, os alunos desenvolverão uma maquete de cidade automatizada como projeto final. Após a conclusão do curso, seus currículos serão cadastrados no banco de talentos do Espro, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho por meio de programas de aprendizagem profissional e estágios.

De acordo com o Espro, jovens LGBTQIAPN+ que participam dos programas de FMT registram um aumento de mais de 20% em competências como comunicação, autoconhecimento e aprimoramento profissional. Além disso, 83% dos participantes relatam que a experiência os ajudou a desenvolver responsabilidade e habilidades fundamentais para o início de uma carreira.

Serviço: Curso de Robótica para jovens trans em Fortaleza

Data: de 02/04/2025 a 02/07/2025
Horário: das 08h às 12h
Local: Instituto Mix de Profissões (R. Floriano Peixoto, 1040 – Centro)
Inscrições: gratuitas e limitadas por meio deste link e utilizando o código de campanha “ROBÓTICA”.

Programa Agora

Lançado em 2023, o programa promove a inclusão sociodigital de grupos minorizados e é dividido em duas frentes: o Agora 3T, que apoia pessoas trans e travestis com capacitação em TI e empreendedorismo digital; e o Agora 2M, que visa incluir mulheres de grupos vulneráveis, como negras, indígenas e quilombolas, no setor tecnológico. Com um investimento de R$ 1 milhão no primeiro edital, o programa impacta diversas comunidades e contribui para um Brasil mais inclusivo e inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *