Ao atuar no last mile, inovação torna o deslocamento do centro de distribuição ao consumidor final mais leve e fluído
Os congestionamentos nas ruas e avenidas de São Paulo atingiram níveis alarmantes. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os congestionamentos em dezembro de 2024 cresceram 9% em relação ao mesmo período de 2023. Nos 10 primeiros dias do mês, a média de vias congestionadas foi de 510 km, comparada aos 469 km registrados no ano anterior. Já no início de fevereiro, o órgão registrou o maior trânsito de 2025 com 698 km de lentidão, impulsionado pelas fortes chuvas na capital e a volta às aulas. Esse cenário indica a urgência de se discutir soluções para otimizar a logística da cidade.
Para Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis, a implantação dos smart lockers em condomínios residenciais e comerciais é uma saída para melhorar a mobilidade urbana. “A iniciativa atua no last mile, isto é, na etapa final da cadeia logística na qual acontece a entrega de produtos ao consumidor, abrangendo o transporte do centro de distribuição até o destino final. Neste caso, a solução se destaca por redesenhar toda a dinâmica de entregas”.
Na prática, a tecnologia leva autonomia para o consumidor ao armazenar os seus pedidos até que ele encontre o horário e dia mais conveniente para retirar. Essa estrutura permite centralizar mais do que uma encomenda em um único endereço, o que contribui com a diminuição de viagens e entregadores nas ruas, o que consequentemente reduz a circulação de veículos nas principais vias da cidade. A otimização da entrega em smart lockers possibilita depositar todas as entregas na mesma parada, sem precisar depender da presença do morador, e, evitando assim, ter que retornar àquele endereço, episódio que acontece de forma recorrente pelos desencontros.
Outro ponto positivo dos armários inteligentes para a mobilidade é o fato de reduzir o número de veículos nas ruas. “Como a iniciativa proporciona a centralização dos pedidos, há uma considerável redução na circulação de motocicletas, carros e vans, ou da necessidade da repetição dos percursos de forma mais frequente em uma mesma área”, explica Matos. O executivo explica que a solução é homologada pelos Correios, portanto, pode ser utilizada para o recebimento de correspondências, produtos de e-commerce e marketplaces, além de entregas de delivery.
Sobre a Airlocker
Fundada em 2019 em Porto Alegre (RS), a Airlocker nasceu com o intuito de oferecer maior praticidade e conveniência a moradores de condomínios e ao público que frequenta complexos comerciais, tornando-se a primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis. Para o franqueado, a rede possibilita o gerenciamento do próprio negócio por meio de uma tecnologia de ponta e sem burocracias. Além de não precisar de funcionários, proporciona uma média de trabalho semanal de apenas 4 horas e conta com um suporte 24/7 para o software. Outro diferencial da marca é o marketplace no qual os franqueados podem disponibilizar serviços adicionais como parcerias com lavanderias, petshop e outros. Hoje a Airlocker tem cerca de 110 franquias espalhadas pelo Brasil e prevê chegar a 220 em 2025 com um faturamento de R$ 8 milhões. Saiba mais em: https://www.airlocker.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário