"Caixa de Vazios": mineiro Vicente Humberto lança álbum inspirado em seu livro de poemas - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

"Caixa de Vazios": mineiro Vicente Humberto lança álbum inspirado em seu livro de poemas

 


Radicado entre Minas Gerais e Goiás, o poeta explora temas como rotina, inquietude e afetos a partir da beleza do simples, em obra publicada pela Ficções Editora; álbum conta com participação de Fernando Barreto


O poeta mineiro Vicente Humberto lança um álbum musical inspirado em seu novo livro de poemas, "Caixa de Vazios" (152 págs.), publicado pela Ficções Editora. Disponível nas plataformas de streaming como Spotify e Deezer, o álbum, feito em parceria com Fernando Barreto, transforma os versos do poeta em melodias, reforçando a sonoridade e o ritmo característicos de sua escrita. A musicalidade já destacada pelo poeta Salgado Maranhão na apresentação do livro ganha uma nova dimensão, tornando-se um convite para ouvir a poesia de Vicente Humberto.


A estrutura do livro reforça essa sonoridade ao dividir-se em três seções: "Uma árvore quase pronta", "Fazenda Harmonia" e "Sombra feliz". Em todas, a observação da rotina, das inquietudes e dos afetos permeia sua escrita, conferindo um lirismo que evoca a simplicidade sem cair no lugar-comum. Maranhão destaca que a obra dialoga com a tradição poética de Mário Quintana e Manuel Bandeira, pertencendo a uma linhagem que busca a beleza na simplicidade e no ritmo fluido da palavra poética.


Se Salgado Maranhão destaca a musicalidade da obra, a escritora Carla Dias, autora do prefácio, evoca a pintura e o ato de pincelar para ilustrar como Vicente transforma o ordinário em poesia. Segundo ela, "Vicente Humberto se mostra um talentoso preenchedor das faltas e quereres gerados por um vazio fomentador de esperas e observações". A abordagem do poeta sobre a ausência e a finitude também se faz presente no prefácio, que ressalta sua habilidade de desmembrar o vazio em fragmentos, como cenas de um espetáculo.


O próprio autor define sua escrita como um processo visceral, em que a poesia se manifesta de forma espontânea. "A poesia tem sido um refúgio, um ponto de fuga e um modo de entender o mundo. Para mim, é como um 'big bang' interno, algo que explode de maneira espontânea e precisa ser traduzido em palavras", afirma Vicente. Essa entrega se reflete não apenas em seus livros, mas também em sua produção musical, que leva sua poesia para além do papel. O álbum baseado em "Caixa de Vazios" reforça esse aspecto, transformando versos em canções que ampliam a experiência sensorial da obra.


Com uma carreira literária consolidada, Vicente Humberto iniciou sua trajetória em 1983 com "Folhas Levadas" e publicou outras obras, como "Perpendiculares" (1986), "Abacates no Caixote" (2020) e "Borboletas no Repolho" (2021). "Caixa de Vazios", seu mais recente lançamento, reafirma sua busca por dar forma ao que falta e preencher ausências com a sonoridade de sua poesia.


Confira um trecho do livro (página 68):

"Ai de mim

Ais de mim

Ás de mim

Cais de mim

Cães de mim

Caos de mim

Cai em mim

Haikai

De mim"


Ouça o álbum "Caixa de Vazios" no Spotify:

Disponível aqui



FICHA TÉCNICA

“Caixa de vazios”

Autor: Vicente Humberto

Editora: Ficções Editora

Categoria: Poesia

ISBN: 9786587622231

Formato: 14 X 21 cm

Páginas: 152

Ano: 2024

Projeto gráfico: Alonso Alvarez

Pintura da capa e ilustrações: Adriana Conti Melo

Prefácio: Carla Dias

Apresentação: Salgado Maranhão

À venda nas livrarias Martins Fontes, Loyola, da Vila, Círculo, Amazon, entre outras

Adquira online no site da editora: 

https://www.livrariaficcoes.com.br/pd-977579.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário