Autismo: Mitos E Equívocos - Compreenda O Espectro Com Precisão - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Autismo: Mitos E Equívocos - Compreenda O Espectro Com Precisão

 Por Que O Autismo Ainda É Cercado Por Tantos Estigmas E Preconceitos?

Muitos dos mitos sobre o autismo ainda contribuem para o isolamento e a desinformação. A Dra. Gesika Amorim, Mestre em Educação Médica, Pediatra pós-graduada em Neurologia e Psiquiatria, com especialização em Saúde Mental e Neurodesenvolvimento, explica que a falta de conhecimento reforça estereótipos. Confira alguns dos mitos mais comuns:

 

  1. Autismo é sempre não-verbal

O autismo é um espectro, com variados níveis de intensidade e impacto na vida cotidiana, sendo possível que muitas pessoas com TEA desenvolvam independência.

 

  1. TEA se adapta melhor a trabalhos repetitivos

Não existe um trabalho específico ideal para todos com TEA; cada indivíduo tem talentos e interesses únicos.

 

  1. Autistas não têm relacionamentos

Pessoas no espectro podem ter relacionamentos saudáveis e carinhosos com família, amigos e parceiros.

 

  1. Vacinas causam autismo

Esse mito perigoso foi amplamente desmentido pela ciência.

 

  1. Autistas são agressivos

Agressividade em autistas costuma estar ligada à frustração pela dificuldade em se comunicar.

 

  1. Falta de empatia

Embora a expressão emocional seja diferente, autistas podem, sim, ter empatia.

 

Desvendar esses equívocos é essencial para uma visão mais clara e inclusiva do autismo, combatendo estigmas e promovendo a integração social — destaca a Dra. Gesika Amorim que, recentemente, lançou um livro-caixinha que vem se revelando uma ferramenta Inovadora para fortalecer habilidades sociais no TEA:

 

Dra. Gesika Amorim, uma das principais referências em neurodesenvolvimento e especialista em Saúde Mental e Autismo, tem se dedicado a trazer novas perspectivas e recursos que ampliem as habilidades sociais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em parceria com a Psicóloga Mariana Ramos e com o Dr. Pietro Cavichini, ela colaborou na criação de um recurso terapêutico inovador, lançado pela Editora Matrix: o livro-caixinha – Habilidades Sociais Para Autistas – 100 perguntas para ajudar nas interações com outras pessoas.

 

Esse instrumento foi cuidadosamente desenhado para aprimorar a interação social e criar um ambiente inclusivo que respeita as particularidades do TEA. Com 100 perguntas adaptáveis, o livro-caixinha é uma ferramenta prática tanto para atendimentos individuais quanto em grupo - Queremos oferecer um ambiente que estimule vínculos saudáveis e encoraje a interação de forma genuína e respeitosa - afirma Dra. Gesika.

 

O recurso é mais que uma ferramenta de apoio; é um reflexo do compromisso da Dra. Gesika com a saúde e o desenvolvimento das pessoas com TEA. Essa inovação atende à crescente demanda por abordagens inclusivas, representando um avanço significativo para profissionais de Saúde Mental e para a sociedade que busca uma compreensão mais profunda do autismo.

 

CRÉDITOS:

Dra Gesika Amorim é Mestre em Educação médica, com Residência Médica em Pediatria, Pós Graduada em Neurologia e Psiquiatria, com formação em Homeopatia Detox (Holanda), Especialista em Tratamento Integral do Autismo. Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard. Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental;  Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular - (Medicina Integrativa) e Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

https://dragesikaamorim.com.br

Insta: @dragesikaautismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário