Ozempic: especialista alerta para uso livre do remédio a longo prazo - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Ozempic: especialista alerta para uso livre do remédio a longo prazo

 Unifametro

Remédio usado para doenças como diabetes tipo 2, o Ozempic está se popularizando como método de emagrecimento. Em redes sociais, como Instagram e Tik Tok, são expostos diversos relatos sobre os efeitos do remédio e a fase do processo no corpo após a primeira aplicação. 

De acordo com a coordenadora do curso de farmácia do Centro Universitário Fametro (Unifametro),  Suzana Bezerra, o remédio pode causar uma série de efeitos colaterais no corpo a longo prazo, como queda de cabelo, prisão de ventre e outros mais graves.

A profissional enfatiza que existem estudos que mostram a possibilidade da medicação causar retenção biliar, uma condição na qual a bile se acumula no fígado. Os sintomas incluem dor abdominal, náuseas e vômitos e também problemas renais em algumas pessoas. 

Segundo a coordenadora, o Ozempic (semaglutida) é injetável, vendido com três canetas na caixa. Ele atua no pâncreas e no estômago para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

“Existem relatos de paralisia dos órgãos do trato gastrintestinal (estômago e intestino), provavelmente causado pelo mecanismo de ação do medicamento, além do ganho de peso após o uso sem a mudança de estilo de vida do paciente”, destaca a farmacêutica. 

A coordenadora alerta que os pacientes que fazem uso do medicamento devem ser monitorados regularmente para detectar e tratar efeitos colaterais. “A decisão de usar Ozempic deve ser tomada em conjunto com um médico, considerando os riscos e benefícios individuais”, finaliza Suzana. 

 

Sobre o curso de Farmácia na Unifametro 

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso é ofertado no campus de Fortaleza. A estrutura curricular da graduação em Farmácia da Unifametro objetiva formar profissionais com perfil generalista e formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica. O curso é gerido de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. 

 

Ofertado na modalidade presencial no turno manhã e noite, a graduação tem duração de 10 semestres. Saiba mais em: http://www.unifametro.edu.br/graduacao/farmacia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário