A semente da esperança cultivada em versos delicados - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 15 de março de 2024

A semente da esperança cultivada em versos delicados

 Em coletânea de poesias evocativas, autora Fernanda Oliveira semeia a compaixão para enfrentar a complexidade da vida

Interpretar ou reinterpretar as experiências humanas, especialmente as traumáticas e dolorosas, é um processo desafiador, fonte de desânimo e ansiedade para muitas pessoas.

Em Rebento, publicação da Hanoi Editora, a poeta carioca Fernanda Oliveira emprega toda a potência de sua voz artística para promover reflexões universais que, sobretudo, almejam plantar sementes de esperança nos leitores.

A obra reúne 39 poemas inspirados pela vida e as emoções, por vezes contraditórias, que ela proporciona. O intuito é promover sentimentos positivos que germinarão com o compromisso de florescer e frutificar, assim como lindos carvalhos que um dia foram grãos.

Com brevidade certeira, a autora entrega textos evocativos e visuais, que estudam a pluralidade do viver de forma sensível e perspicaz. A própria palavra rebento, que identifica o compilado poético, é múltipla em significados, podendo representar tanto “broto” ou “descendente” quanto “explosão” ou “estouro”.

Permita-me deixar uniformes para trás.
Quero ser múltipla e autônoma,
dona e autora da minha paz.
Creio que a vida ainda vai consentir
ser tudo isso e muito mais.

(Rebento, p. 62, “Esquadros”)

Fonoaudióloga por formação, Fernanda iniciou sua jornada artística por meio da Arteterapia, buscando uma forma alternativa e humanizada de auxiliar pacientes a superarem dificuldades com a linguagem. No processo, acabou se conectando com sua criatividade e encontrando novas formas de reconstruir a própria identidade.

Como mulher, ela utiliza a prática da escrita e da Arteterapia para ressignificar desafios e melhorar a autoestima. Passou a ministrar cursos de Escrita Criativa para fortalecer outras mulheres que encontrou pelo caminho a fazerem o mesmo. “Escrever promove um senso de empoderamento. Assim, temos mais controle da nossa narrativa e somos mais ativas na construção de nossa trajetória”, afirma a autora.

Rebento, então, materializa esse reencontro com o self em versos precisos e fluidos que criam uma jornada introspectiva e emocionalmente enriquecedora. Ao conectar-se com sua essência mais profunda, Fernanda Oliveira oferece um fruto tão delicado quanto arrebatador e entrega para o leitor um espelho que o incentiva a perceber a si mesmo com mais clareza e compaixão.

Ficha técnica

Livro: Rebento
Autora: Fernanda Oliveira
Editora: Hanoi Editora
ISBN: 978-8554823184
Páginas: 98
Preço: R$ 32,00
Onde encontrar: AmazonHanoi Editora

Sobre a autora

Fernanda Oliveira nasceu em 1981, no subúrbio carioca. Em 2002, formou-se em Fonoaudiologia, com foco em linguagem. Por intermédio da Arteterapia, reaproximou-se do universo da escrita. Em 2021, passou a dar aulas de Escrita Criativa, nas quais busca seu propósito de multiplicar o poder transformador das palavras em nossas vidas. Além de “Rebento”, também já publicou “Pupa” e “Roseiral”, além dos livros infantis “As flores, as pedras e os galhinhos do caminho”, “A Tartaruguinha e a Montanha”, “A cauda do pavão”, "A Borboleta Sarita e o Jardim de Flores" e "Conselhos para Coelhos".

Redes sociais da autora

Sobre a editora

Ideias fundamentais encontram elos que as sustentam através dos tempos. A Hanoi Editora, fundada em 2017, tem como missão fortalecer esses elos que promovem o encontro entre autores, livros e leitores. Com abordagem fundamentada no respeito, transparência e senso de pertencimento, oferece suporte a autores, sejam novos ou reconhecidos. Tem como visão proporcionar títulos de alto valor nas áreas de filosofia, artes, espiritualidade e desenvolvimento pessoal, promovendo a reflexão ativa em um mundo em constante transformação, impulsionando a humanidade a atingir seu potencial máximo.

Conheça as redes sociais da editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário