A Andorinha sugere receitas para fazer com crianças neste Natal - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A Andorinha sugere receitas para fazer com crianças neste Natal

 São cinco sobremesas deliciosas para crianças e dois pratos para bebês feitos com Azeites Andorinha variados




 Dezembro já chegou e, com ele, vem também a contagem regressiva para o Natal e para a virada do ano. Pensando em incluir os pequenos nos preparos das refeições e deixar as comemorações ainda mais especiais, Azeite Andorinha, marca pertencente ao grupo Sovena presente na vida e na mesa dos brasileiros há mais de 95 anos, selecionou cinco sobremesas para crianças e duas receitas para bebês. Confira:

 

SOBREMESAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

PERAS DOURADAS COM AZEITE E MEL

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 8 peras doces e firmes
  • ¼ xí­cara de chá de mel
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • Suco de um limão
  • Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage a gosto

Modo de preparo:

  1. Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Separe um refratário médio que possa ir à mesa, unte com azeite e reserve. Descasque e corte as peras em quatro. Descarte os cabinhos e sementes e coloque no refratário.
  2. Numa tigela, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão e umas 2 colheres de sopa de Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage e misture até obter um creme homogêneo.
  3. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente besuntados com a mistura. Leve a pera ao forno por uns 30 minutos, até que esteja macia e ligeiramente dourada.

Dica: Sirva com sorvete de creme.


 

RABANADA (COM TOQUE DE CANELA)

Tempo de preparo: 15 minutos

Porções: 16 porções

Ingredientes:

  • 1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de canela em pó
  • Azeite de Oliva Andorinha (suficiente para fritar)

Modo de preparo:

  1. Em um prato coloque o leite e o leite condensado. Misture bem e reserve.
  2. Em outro recipiente bata os ovos.
  3. Enquanto isso coloque o Azeite de Oliva Andorinha em uma panela para aquecer.
  4. Passe o pão na mistura do leite com leite condensado, depois no ovo e leve para fritar virando os dois lados para que fique douradinho por igual.
  5. Deixe escorrer sobre um papel toalha e espere esfriar.
  6. Em um prato, misture o açúcar com a canela e passe os pães fritos e frios nessa mistura.
  7. Se quiser, utilize cortadores para deixá-los com um formato mais bonitinho.


 

BISCOITO DE GENGIBRE E CANELA

Tempo de preparo: 30 minutos

Porções: 30 porções

Ingredientes:

Glacê

  • 1 colher de sopa de Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
  • Suco de meio limão

Massa

  • 80 ml de Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage
  • 1 isso
  • ⅔ de xícara de chá de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de mel
  • 2 colheres de sopa de rum
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Uma pitada de sal
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

  1. Para o glacê: Misture o limão ao açúcar até formar uma pasta. Adicione o Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage para finalizar. Decore os biscoitos como desejar
  2. Misture o Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage com os açúcares até formar uma mistura aerada.
  3. Junte o mel e o ovo, misture. Acrescente os secos e misture tudo até conseguir formar uma bola homogênea.
  4. Abra a massa com meio centímetro de espessura e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas.
  5. Corte a massa nos formatos que desejar. Retire as rebarbas e arrume em uma forma com papel manteiga.
  6. Asse a 180ºC por aproximadamente 15 minutos, ou até que comecem a dourar.
  7. Tire da forma e deixe esfriar em uma grade.
  8. Decore com o glacê de azeite.


 

BISCOITINHOS DE NATAL

Tempo de preparo: 30 minutos

Porções: 100 porções

Ingredientes:

  • ½ (100g) xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage
  • 2 xícaras e ½ de chá (300g) de farinha de trigo
  • Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage e polvilhe farinha de trigo.
  2. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
  3. Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte em pedaços de 0,5 cm de espessura.
  4. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas. Deixe espaço entre eles para que não grudem ao assar.
  5. Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo.
  6. Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.


 

TAPIOCA DE BETERRABA COM QUEIJO DE CABRA E MEL

Tempo de preparo: 30 minutos

Porções: 10 porções

Ingredientes:

Para a massa:

  • 250ml de água
  • 1 beterraba descascada
  • 500g de polvilho doce
  • Sal a gosto

 

Para o recheio:

  • Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage
  • Queijo de cabra ralado
  • Mel
  • Raspas de laranja
  • Poejo

Modo de preparo:

  1. Bata a beterraba com a água e uma pitada generosa de sal no liquidificador e coe. Com 300 ml desse lí­quido, hidrate o polvilho até que esteja todo homogêneo.
  2. Peneire a massa numa frigideira quente até ter uma tapioca fina e perfeitamente nivelada. Recheie a gosto e sirva imediatamente.

Dica: Se a massa ficar quebradiça depois de cozida adicione um pouquinho mais de água.

Além de ficarem lindas, elas podem ser ainda mais nutritivas se hidratadas com sucos de vegetais como cenoura, couve e beterraba.

Também é possível finalizar com um fio generoso de Azeite Andorinha Extra Virgem Seleção, que arredonda todos os sabores e dá um toque inusitado nessa receita.


 

RECEITAS PARA FAZER COM OS BEBÊS

BISCOITO DE POLVILHO

O consumo de produtos industrializados não é recomendado para bebês, mas as versões caseiras são opções de variar a introdução alimentar e desenvolver os sentidos. É importante se atentar à não adição de sal antes do primeiro ano e a utilização de boas fontes de gordura, como o Azeite.

Tempo de preparo: 40 minutos

Porções: 30 porções

Ingredientes:

  • 250g de Polvilho azedo
  • ½ xícara de chá (90ml) de Azeite Extra Virgem Orgânico Andorinha “Descobrindo o Azeite”
  • ½ xícara (100ml) de leite ou fórmula infantil da sua preferência, use aquele que o seu bebê costuma consumir
  • 1 isso

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes, deixando por último o ovo, mexa bem até ter uma massa lisa e homogênea.
  2. Depois coloque a massa em um saco de confeitar ou em um saco plástico limpo, corte a ponta e faça tirinhas ou anéis em uma forma untada e enfarinhada.
  3. Asse em forno médio, a 180°C, por 15 a 20 minutos, ou até estarem dourados. Os biscoitos duram até 3 dias em recipiente fechado.



 

BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR

Sabe-se que a criança nasce com a preferência pelo sabor adocicado, mas não há necessidade de se adicionar açúcar em nenhuma de suas preparações até os 2 anos de idade, e sim, a utilização de frutas, as quais devem fazer parte da rotina do bebê desde o início da Introdução Alimentar, in natura ou na forma de papinhas, e a medida em que o bebê desenvolve habilidades na hora de se alimentar, variar a forma de oferecimento é bem-vinda, como em bolos, por exemplo.

Tempo de preparo: 1 hora

Porções: 10 porções

Ingredientes:

  • 3 bananas nanica maduras
  • ¼ xícara de chá (60ml) de Azeite Extra Virgem Orgânico Andorinha “Descobrindo o Azeite”
  • ¼ xícara de chá (60ml) de água
  • ½ xícara de uvas passas
  • 2 xícaras de chá (200g) de farinha de aveia ou farelo de aveia
  • 1 colher de sopa (10g) de fermento em pó

Modo de preparo:

  1. Coloque no liquidificador as bananas, o Azeite Extra Virgem Orgânico Andorinha “Descobrindo o Azeite”, a água e as uvas passas. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
  2. Transfira a mistura para uma vasilha e acrescente a farinha de aveia e o fermento. Misture delicadamente até incorporar tudo.
  3. Coloque a massa em uma forma de silicone (ou forma comum untada) e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.
  4. Faça o teste do palito, para comprovar que o bolo está bem assado no centro, e espere um pouco antes de desenformar.



 

Sobre a marca Andorinha
Andorinha tem o maior olival de Portugal, localizado no Alentejo, com milhões de oliveiras plantadas. Com mais de 95 anos de experiência e credibilidade, a marca produz azeites e azeitonas de forma muito sustentável, garantindo a melhor qualidade e sabor de seus produtos.

Sobre Grupo Sovena, detentor da marca Andorinha
O Grupo Sovena é um dos líderes a nível mundial no setor do azeite e a única empresa no mundo que integra toda a sua cadeia de valor: desde o olival e Lagar, ao embalamento e à distribuição. Presente em mais de 70 países, a Sovena detém marcas fortes na área dos azeites (Andorinha, Oliveira da Serra, Flor de Olivo e Olivari) e dos óleos vegetais (Fula, Vêgê e Frigi), sendo ainda fornecedora de marcas próprias das principais cadeias de distribuição internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário