Infantojuvenil O Vira-lata aposta em visão otimista ao discutir desigualdades social e de gênero - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Infantojuvenil O Vira-lata aposta em visão otimista ao discutir desigualdades social e de gênero

 Espetáculo marca encontro entre a curitibana Trupe Ave Lola de Teatro e a dinamarquesa Teatergruppen Batida. Apresentações acontecem na Caixa Cultural São Paulo, de 19 a 29 de outubro


Foto: Gus Benke



A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir de quinta-feira (19), o espetáculo teatral O Vira-lata. Com empatia, delicadeza e uma visão bastante positiva, o espetáculo cria uma reflexão sobre temas pouco discutidos nos trabalhos voltados ao público infantojuvenil. A peça tem apresentações na Caixa Cultural São Paulo, entre 19 e 29 de outubro, de quinta a domingo, às 15h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes do início da peça na bilheteria do teatro, com limitação de 1 par por pessoa.


 A coprodução da premiada companhia curitibana Trupe Ava Lola de Teatro e da dinamarquesa Teatergruppen Batida tem direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza e dramaturgia do dinamarquês Søren Valente. Já o elenco é composto por Cesar Matheus, Eduardo Giacomini e Helena Tezza, além dos músicos Arthur Jaime e Breno Monte Serrat, que tocam a trilha sonora ao vivo.

Vira-lata é uma história que toca com delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, a violência contra a mulher, a fome e a dignidade humana na contemporaneidade, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.

Capaz de envolver pessoas de todas as idades, a peça conta a história de uma jovem que acredita só poder ser feliz se encontrar um grande amor e de um homem maltratado pela fome que acredita ser um cachorro vira-lata. Os personagens se conhecem e viram grandes amigos até que, certo dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance, mas seu fiel amigo-cachorro não gosta nada desse romance.

Além das apresentações, a Trupe Ave Lola traz para a programação da Caixa Cultural SP duas ações formativas gratuitas: a palestra "Oportunidades e Desafios no Século XXI para uma Sociedade mais Sustentável no Brasil: Explorando Novas Perspectivas," que será ministrada por João Tezza Neto no 28 de outubro de 2023, às 16h, e a oficina teatral "Compartilhamento de Processo de Criação," que será ministrada por Breno Monte Serrat e Helena Tezza nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, das 10h às 13h. As inscrições para ambas as ações podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6.


Sobre a Trupe Ave Lola de Teatro

Ave Lola, além de ser um espaço de criação, é também uma trupe que trabalha coletivamente por uma fazer artístico, poético e humano. Fundada em 2010 por Ana Rosa Genari Tezza, que desenvolveu um espaço de empoderamento onde todos os cargos de liderança são ocupados por mulheres de diferentes idades

Os processos da Trupe prezam pela insubordinação, pela liberdade, pelo inusitado. Ao longo dos últimos anos, a Ave Lola montou os espetáculos “O Malefício da Mariposa” (2012), “Tchekhov” (2013), “Nuon” (2016), “Manaós - Uma Saga de Luz e Sombra” (2019) e “Cão Vadio” (2021), premiados e indicadas a importantes prêmios do Paraná e do Brasil, tais como Gralha Azul, Shell, Cesgranrio. Os trabalhos já circularam por todo Brasil, incluindo cidades fronteiriças do extremo norte e também já estiveram em países como Chile e Dinamarca.

Sobre o Teatergruppen Batida

O grupo BATIDA, que já veio várias vezes ao Brasil e cujo nome é uma referência à batida da música brasileira, é um tradicional coletivo dinamarquês de atores e músicos. Ao longo de 30 anos, criou uma série de espetáculos para todas as faixas etárias e percorreu mais de 45 países diferentes. Desde o início, BATIDA vem mantendo seu princípio de atribuir à música ao vivo e ao movimento a mesma importância do texto e do visual. O grupo ocupa um antigo edifício de fábricas em Copenhague. 

Sinopse

Uma jovem acredita que só pode ser feliz se encontrar um grande amor, e vive sonhando com este encontro. Um homem, maltratado pela fome e pelo desamparo, acredita que é um cachorro vira-lata. A jovem e o homem-cachorro se conhecem e viram grandes amigos até que, um dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance. Quem não gosta nada do rumo da história é seu fiel amigo-cachorro. 


CAIXA e Cultura

A CAIXA desenvolve, há 43 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira em seus espaços culturais: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte de ações para divulgação dos Acervos preservados pela CAIXA. Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação. Mais informações disponíveis no site www.caixacultural.gov.br 

Ficha Técnica


Elenco: 

Cesar Matheus como Vira-lata

Eduardo Giacomini como O Homem

Helena Tezza como A mulher


Autor: Søren Valente

Direção: Ana Rosa Genari Tezza

Composição e execução musical: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Preparadora corporal e coreógrafa: Ane Adade

Iluminação: Beto Bruel

Figurino: Eduardo Giacomini

Assistente de figurino: Daniela Carvalho

Costureiras: Dora Peron (cortina), Marino Ferrara e Naty Lopes

Cenografia: A trupe

Adereços de cena: Eduardo Santos, Helena Tezza e Gabriel Rischbieter

Confecção de cases: Stronghold Custom Cases

Trupe Parceira: Grupo Batida 

Colaboração Artística: Regina Bastos

Montagem e operação de luz: Alexandre Leonardo Luft 

Direção executiva: Entre Mundos Produções Artísticas

Direção de produção: Dara van Doorn e Laura Tezza

Produção: Carlos Becker e Renata Bruel

Direção de Comunicação: Larissa de Lima

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Gestão de Mídias: D Meios Organizações de Eventos

Ilustrações e projeto gráfico: Gabriel Rischbieter


SERVIÇOS:   


[Teatro] O Vira-lata
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP (próxima à estação Sé do Metrô).
Datas: De 19 a 29 de outubro de 2023, de quinta a domingo
Horário: 15h

Apresentação com libras:26 de outubro de 2023 às 15h 

Apresentações seguidas de bate-papo: 20 e 27 de outubro de 2023 às 16h
Entrada Franca:  Os ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo, limitados a um par por pessoa. 

Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Capacidade: 120 lugares
Acesso a pessoas com deficiência  
Informações: (11) 3321-4400 | https://www.caixacultural.gov.br

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal


[Palestra] "Oportunidades e Desafios no Século XXI para uma Sociedade mais Sustentável no Brasil: Explorando Novas Perspectivas"

Ministrante: João Tezza Neto

Data: 28 de outubro de 2023 às 16h

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6

Quantidade de vagas: 60

Local: Auditório da CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) | Telefone: (11) 3321-4400


[Oficina] Compartilhamento de Processo de Criação

Ministrantes: Breno Monte Serrat e Helena Tezza

Data: 28 e 29 de outubro de 2023, das 10h às 13h

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6

Quantidade de vagas: 30
Local: Sala de oficina (6º andar) da CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) | Telefone: (11) 3321-4400

Nenhum comentário:

Postar um comentário