Como apreciar vinhos com as comidas de festas juninas? A Bodega Dante Robino ensina a harmonizar os pratos típicos com a bebida - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Como apreciar vinhos com as comidas de festas juninas? A Bodega Dante Robino ensina a harmonizar os pratos típicos com a bebida

 


Para os amantes de vinho que desejam curtir a época comemorativa, a Bodega centenária indica algumas sugestões de seu portfólio para combinar com os quitutes comuns da festividade
 

 

Os meses de junho e julho são sinônimos de temperaturas baixas e também das tradicionais festas juninas, que acontecem por todo país. Os costumes podem mudar de acordo com a região, mas uma coisa é certa: os festejos têm quitutes de dar água na boca. E que tal harmonizá-los com um bom vinho? A Bodega Dante Robino traz algumas sugestões para combinar os pratos típicos com seu portfólio e uma receita exclusiva do embaixador da marca, o chef Raphael Despirite, de Polenta com Ragú de Linguiça.

 

Caldos

O caldo verde é um dos queridinhos das festas juninas pelo Brasil. No entanto, outras versões de caldos também são populares, como o de mandioca e canjiquinha. A indicação aqui são vinhos frutados, como as linhas Novecento, Dante Robino e Legado, com as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon.

 

Cuscuz

Seja na versão paulista ou nordestina, o famoso prato não fica de fora de nenhum arraial. Para equilibrar com o sabor do milho, a sugestão é a harmonização com vinhos brancos como os rótulos Novecento e Legado Blend de Blancas.

 

Doces Típicos

Os doces também disputam espaço no banquete junino com as tradicionais canjicas, pamonhas, cocadas e bolos em geral, além de quitutes preparados com ingredientes como amendoim e coco. A combinação fica por conta dos espumantes Novecento Espumante Extra Dulce e Extra Brut, além das linhas Dante Robino Extra Brut e Gran Dante Brut Nature.

 

Polenta

Tradicional nas festas gaúchas, a polenta pode ser uma opção diferente e versátil. Aqui trazemos a receita especial elaborada pelo chef Raphael Despirite, embaixador gastronômico da Bodega Dante Robino no Brasil. O prato, que leva o vinho Dante Robino Cabernet Sauvignon no preparo, faz a combinação perfeita com a uva argentina Bonarda das linhas Dante Robino, Legado e Grand Dant.

 

Polenta com ragú de linguiça, por Raphael Despirite

 

Ingredientes

200g de linguiça de pernil

1 colher de café de páprica picante

150 ml de vinho Dante Robino Cabernet Sauvignon

200g de molho de tomate

1 cebola roxa

50g de manteiga

150 g de polenta instantânea

400 ml de água mineral

 

Modo de Preparo
Para o molho :

Pique a cebola e a linguiça sem a pele

Refogue em uma frigideira , some a páprica

Some o vinho e em seguida o molho de tomate

Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo

 

Para a polenta :

Esquente a água

Cozinhe a polenta mexendo constantemente

Some a manteiga gelada, corrija o sal e deixe descansar por 2 minutos

Monte o prato com a polenta e cubra com o molho


 

O portfólio completo e mais informações sobre a Bodega Dante Robino estão disponíveis no site da marca e também em diversos players de e-commerce, como Zé Delivery, Amazon, Magalu, entre outros, além de pontos de vendas físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário