Comidas de festa junina sem sair da dieta? É possível! - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Comidas de festa junina sem sair da dieta? É possível!

 Engenheira de alimentos compartilha dicas e receitas para curtir a data de maneira saudável

“Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais...” O mês de junho é tradicionalmente conhecido pelos sabores típicos de São João, que possui pratos da culinária nordestina e receitas famosas por todo o país. Mas para curtir a data sem extrapolar nas calorias, a engenheira de alimentos Ana Rachel, da marca Combrasil, dá dicas e receitas valiosas.

 

“Com os ingredientes certos, modos de preparo que não envolvam excessos e descarte de frituras e alimentos gordurosos, não é preciso deixar de comer nenhum dos pratos típicos de São João. Isso será ainda mais fácil agora, já que os preparativos serão em casa e é você quem fará as compras. O importante é fazer as melhores escolhas para o seu bem-estar e paladar”, conclui.

 

Ela afirma que muitos alimentos clássicos das festividades são ricos em muitos nutrientes e benéficos para o corpo, basta saber como utilizar. “Exemplo o amendoim Podemos encontrar no amendoim diversas vitaminas e minerais, além de possuir carboidratos, fibras e gorduras do “bem” como o ômega 9 e o ômega 6. A ervilha possui diversos benefícios para a saúde: é fonte de proteína, possui fibras que auxiliam no controle do colesterol, além de gerar a sensação de saciedade após a refeição. O grão de bico é rico em proteínas e fibras, o grão-de-bico é um grande aliado da digestão e saciedade. Sem contar que a ingestão frequente deste alimento auxilia na prevenção de doenças cardíacas”, explica a engenheira de alimentos.

 

Pensando em todos que querem aproveitar a data sem culpa, a especialista preparou algumas receitas deliciosas da estação. Agora é só colocar o forró e curtir a sua festa junina em casa!

 

DOCE DE AMENDOIM LOW CARB

Ingredientes:

  • 250g de amendoim torrado sem casca e sem sal da Combrasil;
  • 100g de farinha de amêndoas (ou farinha de coco);
  • 3 colheres (sopa) de manteiga de coco amolecida;
  • 4 colheres (sopa) de adoçante xilitol ou Eritriol
  • 1 pitada de sal.

 

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes num processador até formar uma farofa. Coloque em formas pequenas (tipo as de gelo) pressione bem até estarem bem firmes. Leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos. Retire, desenforme e sirva.

 

 

SOPA DE ERVILHA FIT

Ingredientes:

  • 450 gramas ervilha Combrasil
  • 1 chalota pequena
  • ½ cebola
  • 2 colheres de sopa azeite de oliva
  • 1 xícara caldo de legumes com baixo sódio
  • 1½ xícara água
  • 2 colheres de chá sal marinho
  • 1 colher de chá pimenta-do-reino

 

Modo de preparo:

Fatiar a cebola e a chalota em pedaços bem fininhos.

Levar o azeite de oliva para aquecer na panela em fogo médio. Adicionar a cebola e refogar por dois a quatro minutos.

Acrescentar a chalota e refogar por mais cinco minutos, até começar a dourar.

Despejar o caldo de legumes e a água. Colocar para ferver.

Quando começar a ferver, adicionar as ervilhas. Levar para ferver novamente.

No início da fervura, abaixar para o fogo brando e cozinhar por oito a 10 minutos ou até as ervilhas ficarem macias.

Tirar a panela do fogo e deixar descansar durante cinco minutos.

Transferir a sopa para um liquidificador. Retirar a tampinha que fica no meio da tampa maior do liquidificador e fechar o buraco com uma toalha. Isso permite que o calor da sopa saia e evita que o aparelho exploda.

Bater na velocidade alta, até a mistura ficar bem uniforme. Devolver a sopa para a panela e deixar descansar um pouquinho para esfriar antes de servir.

 

 

CROQUETE DE GRÃO DE BICO (FUNCIONAL – VEGANO)

Ingredientes:

  • Grão de bico Combrasil - 6 Colher(es) de sopa cheia(s) (120g) ou 1 Xícara
  • Cenoura (ralada) - 2 Unidade(s) média(s) (240g)
  • Abobrinha italiana (ralada) - 3 Escumadeira(s) média(s) cheia(s) (270g) ou 1 Unidade(s) média(s)
  • Inhame (ralado) - 1 Unidade(s) (85g)
  • Aveia - 5 Colher(es) de sopa cheia(s) (75g) ou 0.5 Xícara(s)
  • Cebola (picada) - 0.5 Unidade(s) média(s) (35g)
  • Semente de girassol - 1 Colher(es) de sopa cheia(s) (20g)
  • Salsinha (picada) - 1 Ramo(s) (10g)
  • Azeite de oliva - 1 Colher sopa rasa (8g)
  • Farinha de linhaça (para empanar) - 3 Colher(es) de sopa cheia(s) (45g)
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Refogue a cebola em fogo médio durante 15 minutos. Acrescente os legumes ralados e refogue até secar bem. No processador ou liquidificador, processe o grão de bico sem pele com a salsinha picada, até os grãos dissolverem. Em um recipiente, misture o grão de bico com a semente de girassol, a aveia, o sal, a pimenta e o refogado. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Molde em formato de croquete e empane na farinha de linhaça. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.

 

 

Sobre a Combrasil:

Empresa 100% brasileira de alimentos com mais de 70 anos de tradição, líder no mercado nacional com extenso mix de produtos – feijão das mais diversas variedades, grãos, farináceos e popcorn. A marca planta e colhe produtos de extrema qualidade, levando muito carinho e sabor para a mesa da família brasileira. Com mais de 4 mil clientes varejistas ativos, a Combrasil nasceu no coração do Brasil, em Anápolis, Goiás, e oferece diversidade nos pontos-de-venda e ótimas oportunidades para os parceiros de negócios. Além da sede em São José dos Campos, ponto estratégico entre os dois maiores centros consumidores do país – São Paulo e Rio de Janeiro – e a apenas 150km do Porto de Santos, a Combrasil tem Centros de Distribuição, nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, e unidades de negócios em Foz do Iguaçu e Anápolis. A Combrasil temem forte compromisso com a qualidade e tudo começa na escolha dos fornecedores. Infraestrutura, origem dos produtos e políticas ambientais são rigorosamente avaliados, além da exigência da não utilização de mão-de-obra infantil ou escravizada. A qualidade do produto é meticulosamente testada: antes de receber as mercadorias do fornecedor, a Combrasil aplica testes de classificação que avaliam a adequação dos grãos às normas nacionais e internacionais. Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário