Programaçòes no Sesc Mogi contemplam Música, Teatro, Meio Ambiente e participação na Festa do Divino para encerrar maio. - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 20 de maio de 2023

Programaçòes no Sesc Mogi contemplam Música, Teatro, Meio Ambiente e participação na Festa do Divino para encerrar maio.

 Sotakes D'Africa

Filafro Pop Orquestra faz apresentação inédita no Sesc Mogi das Cruzes, na quinta, dia 25/5, com a participação especial da cantora Izzy Gordon

Veja a seguir os detalhes das programações dessa semana:




Afro Pop Chamber



A Filafro Pop Orquestra – grupo musical da Filarmônica Afrobrasileira, formado por cordas, sopros e percussão – sobe ao palco do Sesc Mogi das Cruzes sob a regência do maestro Josoé Polia, e recebe a cantora Izzy Gordon para mostrar a diversidade cultural herdada com a diáspora africana ao mundo Afro Atlântico. O repertório abrange diferentes ritmos e gêneros musicais, como o samba, jazz, tango, kizomba, choro, blues, entre outros.

Josoé Polia, fundador e responsável pela direção artística e musical da orquestra explica que a Filafro Pop é conhecida pela exigência na seleção de seu repertório. É uma orquestra composta de grandes músicos, entre eles o contrabaixista Sidiel Vieira, os pianistas Yaniel Matos e Pepe Cisneros, o guitarrista Gileno Foinquinos, o violinista Renato Pereira e o trompetista Sidmar Vieira.

Izzy Gordon confirmou seu talento como cantora no musical “Emoções Baratas” (JoséPossi Neto). Em 1993 gravou no disco “23”, de Jorge Ben Jor, com quem saiu em turnê. E deixando claro seu potencial eclético, fez backing vocal para o Deep Purple. A artista circula por todos os eventos e festivais de jazz e blues do Brasil. Já se apresentou nos melhores palcos do país e inúmeros eventos populares. Seu primeiro álbum, “Aos Mestres com Carinho” de 2005, foi também uma homenagem à sua tia, cantora e compositora Dolores Duran.

Dia 25/05, Quinta, das 20h às 21h15

Tenda – Sem Retirada de Ingressos - Grátis

Redes Sociais

Link


Banda Os Incriveis


Participação na Festa do Divino de Mogi


Até o dia 28 de maio de 2023 acontece na cidade de Mogi das Cruzes a Festa do Divino Espírito Santo. Trata-se de uma das mais antigas e tradicionais festas do Divino Espírito Santo que se tem notícia no Brasil e que, em 2023, comemora sua 410ª edição.

 

A festa uni religiosidade e manifestações populares como grupos de congada, marujada e moçambique, que refletem a mistura entre as culturas negra, indígena e portuguesa, além disso, oferece comidas típicas e tradicionais. É realizada pela Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo, ou Pró-Divino, que se ocupa em manter não só o caráter religioso da festa, mas também os aspectos da cultural tradicional que esse evento possui. A longo dos 10 dias da festa acontecem atividades religiosas da fé católica e diversas atividades artísticas e culturais.

 

Por tratar-se de um tradicional e importante evento cultural, não só da cidade de Mogi das Cruzes, como também da região do Alto Tietê, o Sesc Mogi das Cruzes está participando da programação artística da Festa do Divino realizando uma apresentação musical, com a banda Os Incríveis, no dia 24 de maio de 2023, quarta-feira, como parte das atrações musicais nesse dia do evento. A apresentação será gratuita ao público e irá acontecer no palco montado pela organização da festa no Centro Municipal Integrado - CMI - de Mogi das Cruzes.



 

Sobre a banda: Os Incríveis é uma banda brasileira de rock formada em São Paulo, em 1962. Inicialmente o grupo utilizava o nome The Clevers - seguindo a moda da época de nomes de conjuntos em inglês - e atingiu o sucesso na época com versões de canções italianas e músicas instrumentais, chegando a comandar um programa de televisão, além de se apresentar com a jovem guarda. Encerrou as atividades em 1972, tendo retornado a ativa, com uma nova formação, em 1995, fazendo apresentações pelo país e lançando um DVD em 2015. Em 2018 lançam o primeiro álbum com material inédito desde 1981 e continuam tocando pelo país regularmente.

Dia 24/5, quarta-feira, das 20h às 21h – Ação Externa

Centro Municipal Integrado - CMI - de Mogi das Cruzes ( Av Cívica, s/n)

 


Raízes


Com Alldry Eloise e Banda


Show de Alldry Eloise tem direção musical do moçambicano Otis Selimane Remane

 

A cantora e intérprete brasileira, Alldry Eloise apresenta o show "Raízes". Nele traz um repertório autoral cheio de personalidade e parcerias. Com direção musical do moçambicano Otis Selimane Remane, ela propõe uma viagem sonora reverenciando a ancestralidade e o antepassado. Uma reverência sonora a ancestralidade viva e morta, abordando narrativas e temas que dialogam com a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero.

 

Seu 1°single 'Basta' (2018) é uma canção de sua autoria que propõe uma reflexão sobre o feminicídio, a violência doméstica e a possibilidade de se reerguer quando o apoio necessário chega, ainda que na subjetividade. Trás em seu repertório também a canção Canto dos Escravos II de 'Clementina de Jesus', que nos deixou um grande legado e é um grande elo entre a cultura do Brasil-África. Seu timbre marcante, aveludado e potente nos brinda com um show intimista, delicado e profundo.

Dia 28/05, Domingo, das 16h às 17h15 – Tenda – Grátis | Sem retirada de Ingressos 

 

Teatro


Os Coloridos

Com Os Crespos
 




Duas araras, uma vermelha e outra amarela, falam uma para a outra sobre suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara azul, todos passam a conhecer a história da arara de muitas cores - e descobrem a beleza de serem coloridos.

A montagem traz personagens com diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. A obra questiona a visão deformante do racismo de forma lúdica, utilizando uma multiplicidade de cores como dispositivo para a reflexão sobre a diversidade cultural e étnica do país.

A Cia Os Crespos é uma coletiva de pesquisa cênica e audiovisual, que se debruça sobre as relações raciais na sociedade brasileira contemporânea e seus desdobramentos históricos. Fundada em 2005, a Cia produz espetáculos teatrais, projetos audiovisuais, debates e intervenções públicas a partir de diferentes referências africanas e negras, tendo circulado por diversos Estados do Brasil e participado de festivais na Alemanha e Espanha.

Com Interpretação Simultânea em LIBRAS

Direção: Lucelia Sergio

Texto: Cidinha da Silva

Elenco: Joyce Barbosa, Lucelia Sergio e Raphael Garcia

Dia 27/05, Sábado, das 16h às 16h50 – Tenda

 

Oficinas e Vivências do Fim do Sábado e Domingo

 

Agbalá conta: mediação de leitura


O Grupo abre sua cabaça e revela livros da literatura infantojuvenil preta. O público terá contato com obras que trazem histórias tradicionais africanas, afro-brasileiras em autorais que trazem representatividade negra para o universo infantil.

Até 28 de maio, sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30_ Alameda Arborizada

 

Biodiversidade entre nós


A Mata Atlântica nos permeia, e neste bate-papo o público terá contato com a riqueza e biodiversidade característico deste bioma. O público será convidado a contribuir com experiências e expectativas, e dentro desta dinâmica todos iremos refletir juntes sobre a sua importância e esboçar tomada de decisões sustentáveis individuais e coletivas futuras.

Dia 24/5, Quarta, das 19h às 21h - Centro de Educação Ambiental [CEA]

 

Letramento digital para pessoas idosas


Problema em usar o celular, e-mail e aplicativos de redes sociais? Nessa atividade desvendaremos os caminhos da vida digital.

Até 29/6, Quintas, das 15h às 17h - Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]

 

Viajando pelas Estrelas


Semana Mundial do Brincar

Vamos viajar pelo céu de Mogi?

Nesta oficina, vamos conhecer melhor a astronomia, entender o funcionamento dos binóculos e telescópios usados na observação do céu noturno, a distribuição e o movimento dos astros, com especial atenção aos planetas visíveis da Terra. Havendo possibilidade, observaremos o céu pelo telescópio!

Com Lívia Aceto e Iratã Lisboa

Dia 26/5, sexta, das 19h às 21h, Gramado-Galpão

 

Poções Mágicas


Semana Mundial do Brincar

Ervas Flores e muitos elementos da natureza a nossa disposição e os participantes são convidados a criar poções mágicas. Para ampliar a magia, podemos buscar na natureza do entorno novos cheiros, cores e magia.

cada poção é única e carrega um superpoder!

Enquanto procuram, escolhem os elementos e produzem suas misturas, as crianças conhecem o espaço, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores texturas, e desenvolvem sua criatividade.

Para crianças acompanhadas de responsáveis.

Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 14h às 15h ou das 15h às 16h

 

Ser Bebê é Natural


Semana Mundial do Brincar

Um ambiente planejado com materiais naturais e propostas simples de exploração livre. Esta vivência é um convite para os bebês, um momento para brincarem com a natureza junto às suas famílias e conhecerem o mundo. Guiados pelos olhares e gestos dos pequenos, vamos acompanhá-los neste momento de descoberta pelo ambiente natural, observando suas percepções e sensibilizando nosso olhar.

Para crianças acompanhadas de responsáveis.

Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 10h às 11h ou das 11h às 12h

 

Vivências Esportivas

 

Vivência de Arco e Flecha

O arco e flecha é um esporte instituído desde o século 17 e têm como principal objetivo realizar a maior pontuação possível junto ao alvo. É um esporte intergeracional, sendo que crianças à idosos podem praticá-lo. Venha conhecer e praticar no Dia do desafio 2023!

Gramado Esportivo. Sem inscrição prévia

A partir de 7 anos, acompanhados dos responsáveis

Dias 27 e 28/5, sábado e domingo, das 14h às 16h

 

Meio Ambiente


Nesse sábado e domingo, venha conhecer iniciativas locais. (Foto: Gustavo Faria)


Mostra Mosaico de Saberes


Mosaico de Saberes é um projeto de Educação para a Sustentabilidade que fomenta o compartilhamento de saberes e boas práticas socioambientais. Sua realização é pautada em temas centrais, fundamentados na sustentabilidade, cidadania e valorização social, refletindo sobre as diferentes formas de existir e interagir com o meio e os recursos naturais.

Nesta mostra, receberemos as iniciativas que estiveram presentes na programação dos meses de março e abril, apresentando suas ações e disponibilizando seus produtos ao público do Sesc Mogi das Cruzes.

Dias 27 e 28/5, sábado e domingo,

das 09h às 17h – Centro de Educação Ambiental [CEA]

 


Iniciativas presentes:


Mamífera - Nataly Albefaro dos Santos. A Mamífera nasceu com a gestação do meu segundo filho, senti a necessidade de introduzir produtos menos agressivos e com valores acessíveis no nosso dia a dia; já estudava sobre biocosmético e utilizava na nossa rotina remédios naturais a partir de plantas que tinha acesso; e então a vontade de desenvolver produtos com a consciência de respeito ao planeta transformou no que somos hoje. Os produtos são veganos e parte da matéria-prima cultivada no quintal de casa.

 

Sítio Maprê - Pedro Paine Saad. Cursava Engenharia Ambiental e trabalhava com Segurança do Trabalho e, em 2010, decidi morar no sítio, trabalhando na intenção de viver na terra praticando a agricultura de subsistência seguindo os conceitos da permacultura e agroecologia. Quando chegamos, encontramos muitos frutos verdes nas palmeiras do terreno e ficamos sabendo do seu potencial alimentício. Começamos o processo de despolpa para consumo. Com o passar dos anos comecei a produzir quantidade suficiente para também poder comercializar e espero ir aprimorando e aumentando a produção com o tempo.

 

Orgânicos Rossetti. A Orgânicos Rossetti foi fundada em 2016, com a proposta de fomentar o mercado agroecológico e natural no segmento de produtos de mercearia, natural, orgânico e vegano. Por seis anos seguidos a empresa participou no mercado de Mogi das Cruzes, da campanha de incentivo, Mogi é Agro. A Orgânicos Rossetti se reestruturou em 2022 e, em parceria com o Sitio Imada/ Cocuera, começou uma jornada na área da agricultura orgânica com certificado. Mais uma parceria nessa nova caminhada foi trabalhar com Nathalia Rossetti, com o projeto Padaria Artesanal, a Padoca , que tem por objetivo entregar afetividade através dos alimentos produzidos, e os pães elaborados têm por preocupação pensar em ingredientes agroecológicos, e de menor impacto ambiental.

Nossa Janela. O grupo Nossa Janela é uma iniciativa que oferece uma experiência única de comida venezuelana, orgânica e artesanal. Com um cardápio inspirado nas raízes e sabores da Venezuela, a equipe do Nossa Janela busca promover a cultura culinária venezuelana através de pratos autênticos e saborosos. Além do sabor, o grupo se preocupa com a qualidade dos ingredientes que utiliza em seus pratos. Todos os alimentos utilizados são orgânicos e produzidos localmente, seguindo os princípios da agricultura sustentável e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário