BANDA BRITÂNICA BLACK COUNTRY, NEW ROAD LANÇA O ÁLBUM LIVE AT BUSH HALL E SE APRESENTA NO BRASIL EM MAIO - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 31 de março de 2023

BANDA BRITÂNICA BLACK COUNTRY, NEW ROAD LANÇA O ÁLBUM LIVE AT BUSH HALL E SE APRESENTA NO BRASIL EM MAIO

 

Black Country, New Road por Holly Whitaker




 Após o lançamento em fevereiro do aclamado filme Live at Bush Hall, a banda Black Country, New Road apresenta a sua versão em álbum ao vivo com o set de seus três shows consecutivos esgotados no Bush Hall (Londres), em dezembro de 2022. A obra está disponível a partir de 24 de março nas plataformas digitais e, em vinil, a partir de 28 de abril via o selo Ninja Tune.

 

O material é o resultado de um processo de renovação da banda que durou 8 meses, em que o repertório foi desenvolvido enquanto estava na estrada, na turnê de Ants From Up There, lançado em fevereiro de 2022. Com a saída do vocalista Isaac Wood dias antes do lançamento do álbum, o agora sexteto britânico se viu obrigado a se reinventar. Extinguiram a função de frontman, produziram novas canções, que foram testadas nos shows, e foram aclamados por crítica e público.

 

O lançamento do álbum de Live at Bush Hall vem com o anúncio de uma agenda de shows ao redor do mundo. No Brasil, BC,NR se apresenta no dia 20 de maio, no Vivo Rio (Rio de Janeiro), e no dia 21 de maio, no Parque do Ibirapuera (São Paulo). Os shows fazem parte da programação do c6 Fest.

 

O processo


No início de 2022, Black Country, New Road lançou o álbum top 3 no Reino Unido Ants From Up There (segundo lançamento no Top 5 do Reino Unido em 12 meses, após sua estreia na lista do Mercury Prize com o álbum For The First Time, de 2021). Sucesso de público e crítica, ganhou inúmeras avaliações 5 estrelas e apareceu em listas de final de ano em todo o mundo. Inclusive, foi eleito número 1 pelos fãs no r/indieheads, Rate Your Music e número 3 pelos leitores do Pitchfork. O sucesso veio, apesar de ter sido lançado poucos dias depois do vocalista Isaac Wood anunciar seu afastamento da banda.

 

Os membros remanescentes Lewis Evans (sax), May Kershaw (teclado), Georgia Ellery (violino), Luke Mark (guitarra), Tyler Hyde (baixo) e Charlie Wayne (bateria), decidiram desenvolver todo um novo set. Eles tocaram para multidões cada vez maiores em festivais ao redor do mundo, incluindo apresentações triunfantes em Primavera, Green Man e Fuji Rock, entrando em uma nova fase musical enquanto apresentavam e desenvolviam canções criadas há apenas algumas semanas. Também fizeram uma turnê pelos Estados Unidos e encabeçaram dois shows esgotados em Nova York.

 

Após extinguir definitivamente a função de frontman, os integrantes dividem os vocais. Tyler assume a liderança em várias faixas, incluindo “Up Song”, que celebra a amizade e o sucesso da banda com a letra “Olhe para o que fizemos juntos, BC, NR amigos para sempre”. May é vocalista em “The Boy'' e “Turbines/Pig”, faixa que instantaneamente se tornou favorita dos fãs. E Lewis canta em "Across The Pond Friend" e "The Wrong Trousers". Este movimento fez com que o som da banda continuasse a mudar, permitindo que mais influências e diversidade permeassem suas composições.

 

Com essa nova fase, a Rolling Stone UK descreveu o show em Green Man como "imperdível" e o Guardian disse que eles foram "recebidos por algo próximo ao êxtase". Essas apresentações também atraíram um perfil do NY Times, várias críticas brilhantes ao vivo e uma indicação de Melhor Artista ao Vivo no AIM Independent Music Awards no ano passado.

 

Conforme as músicas continuaram a ser desenvolvidas na estrada, eles decidiram evitar os próximos passos convencionais. As pessoas que esperam por um novo material têm oito músicas novas, mas não da maneira que esperavam. “Não queríamos fazer um álbum de estúdio,” diz a tecladista May Kershaw. “Nós escrevemos as novas faixas especificamente para tocar ao vivo, então pensamos que seria uma boa ideia fazer uma apresentação.”

 

O resultado é uma performance ao vivo filmada e gravada, dirigida por Greg Barnes e mixada pelo colaborador de PJ Harvey, John Parish, que aconteceu durante três noites no Bush Hall de Londres. “Trata-se de capturar o momento”, diz o saxofonista e agora também vocalista Lewis Evans. “Uma pequena cápsula do tempo desses oito meses que passamos tocando essas músicas na estrada.”

 

Apesar da falta de material de estúdio, os três shows esgotados em dezembro viram um público pronto para cantar cada palavra dessas novas canções, aprendidas apenas com clipes online e gravações do YouTube, um aceno para a resiliência da banda e para a dedicação de sua comunidade unida de fãs.



 

Capa de Live at Bush Hall



 

OUÇA LIVE AT BUSH HALL AQUI

ASSISTA LIVE AT BUSH HALL AQUI



 

A dedicação dos fãs da banda foi destaque no lançamento do filme Live at Bush Hall, que foi trend no YouTube no Reino Unido e atraiu mais de 300 mil visualizações com mais de 6,5 mil mensagens no chat ao vivo no momento de sua estreia. O filme também foi elogiado pela crítica com o apoio de nomes como The FADER, que disse que o novo material é "uma prova do Black Country, da brilhante musicalidade e arranjos de New Road e de seu amor genuíno um pelo outro".

 

Eles também convocaram amigos e fãs. Alguns ajudaram a pintar e construir os cenários para os diferentes temas a cada noite, enquanto outros receberam câmeras ou foram instruídos a filmar por telefone. Tudo isso foi reunido para criar uma linguagem visual que entra e sai de estilos, linhas do tempo, narrativas e perspectivas. “Pensamos: se vamos fazer um filme, que seja pessoal”, diz Mark. “E muitos de nossos fãs, especialmente quando estávamos montando o projeto, desempenharam um papel importante na divulgação das músicas, o que significava que as pessoas podiam ouvi-las sem que as lançássemos em primeiro lugar. Foi bom fazer o filme de uma forma que envolveu as pessoas que foram vitais para manter tudo funcionando.”

 

O processo de construção do filme/álbum criou proximidade e capacidade de transportar os espectadores para a energia do show. “Isso faz você se sentir muito mais como se estivesse lá”, diz Evans. “Quando você vê, tipo, eu não sei, John Mayer no Nokia Ballroom ou qualquer outra coisa, parece que você nunca poderia estar lá. Essas coisas parecem tão inacessíveis. Mas Live at Bush Hall é como se você estivesse literalmente no local.”

 

Embora o projeto seja uma plataforma para a nova música da banda, este é, antes de mais nada, um concert show. “Queremos que o foco seja este filme”, diz Wayne. “Nós nos esforçamos muito para fazer parecer que você está assistindo a um show ao vivo. Não é um álbum aos nossos olhos, é uma performance ao vivo.”

 

Live at Bush Hall tracklist


1. Up Song - Live at Bush Hall

2. The Boy - Live at Bush Hall

3. I Won’t Always Love You - Live at Bush Hall

4. Across The Pond Friend - Live at Bush Hall

5. Laughing Song - Live at Bush Hall

6. The Wrong Trousers - Live at Bush Hall

7. Turbines/Pigs - Live at Bush Hall

8. Dancers - Live at Bush Hall

9. Up Song (Reprise) - Live at Bush Hall
 

Black Country, New Road shows


4 de abril - Club Quattro - Nagoya, JP

5 de abril - Umeda Club Quattro - Osaka, JP

6 de abril - O-East - Tokyo, JP

13 de abril - Motel Mozaïque festival - Rotterdam, NL

14 de abril - Motel Mozaïque festival - Rotterdam, NL

15 de abril - Motel Mozaïque festival - Rotterdam, NL

2 de maio - 1865 - Southampton, UK (SOLD OUT)

3 de maio - Leeds Irish Centre - Leeds, UK (SOLD OUT)

5 de maio - 3Olympia - Dublin, IE (SOLD OUT)

7 de maio - Newcastle University, S.U - Newcastle Upon Tyne, UK

8 de maio - Old Fruitmarket - Glasgow, UK (SOLD OUT)

9 de maio - Manchester New Century Hall - Manchester, UK (SOLD OUT)

11 de maio - Waterfront - Norwich, UK

12 de maio - The Crossing - Birmingham, UK (SOLD OUT)

13 de maio - The Marble Factory - Bristol, UK (SOLD OUT)

15 de maio - J1, Cambridge Junction - Cambridge, UK (SOLD OUT)

20 de maio - c6 Fest - Rio De Janiero, BR

21 de maio - c6 Fest - Sao Paulo, BR

27 de maio - Wide Awake! - London, UK

30 maio - Primavera In The City - Barcelona, ES

1 de junho - Primavera Sound Festival - Barcelona, ES

5 de junho - Primavera In The City - Madrid, ES

8 de junho - Primavera Sound Festival - Arganda del Rey, ES

10 de junho - Best Kept Secret - Holland, NL

25 de junho - Glastonbury - West Holts - Glastonbury, UK

13 de junho - Super Bock Super Rock - Lisbon, PR

21 de julho - bluedot - Macclesfield, UK

10 de outubro - Shepherd’s Bush Empire - London, UK

INGRESSOS AQUI
 

Black Country, New Road


Tyler Hyde (baixo / vocal)
May Kershaw (teclado / vocal)
Georgia Ellery (violino / vocal)
Lewis Evans (sax / vocal)
Luke Mark (guitarra / vocal)
Charlie Wayne (bateria / vocal)

 

SOBRE BLACK COUNTRY, NEW ROAD


O multifacetado grupo pós-punk Black Country, New Road reúne gêneros díspares, incluindo jazz, rock e klezmer, para produzir faixas que alternam entre momentos mais calmos e picos de intensidade. Os membros do BC,NR são Lewis Evans, May Kershaw, Charlie Wayne, Luke Mark, Isaac Wood, Tyler Hyde e Georgia Ellery. Tendo começado no infame Windmill, em Brixton, a banda se estabeleceu com seus shows ao vivo cheios de energia. Sua reputação ao vivo e apenas dois singles, "Sunglasses" de 2019 e "Athen's, France", geraram muito entusiasmo em torno da banda, levando ao lançamento de seu álbum de estreia For the First Time, em 2021.

 

Após o lançamento, o álbum foi indicado ao Mercury Music Award de 2021, ao mesmo tempo em que alcançou a quarta posição nas paradas do Reino Unido. Com a turnê suspensa devido à pandemia de COVID-19, o grupo voltou ao estúdio com o colaborador de longa data Sergio Maschetzko. Levando seu som para outros territórios sonoros, o álbum resultante, Ants from Up There, foi lançado em fevereiro de 2022, poucos dias após a saída repentina do cantor/guitarrista Isaac Wood. Foi sucesso de público e crítica. No começo de 2023, BC,NR lançou o filme/álbum Live at Bush Hall, com o show gravado por amigos e fãs. O projeto foi resultado de um processo de renovação da banda desenvolvido durante a estrada em 2022, quando decidiram não ter mais um único frontman e resolveram lançar uma obra ao vivo, com oito músicas inéditas, produzidas enquanto ainda estavam em turnê pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário