O equipamento que garante a limpeza diária do corpo merece uma atenção especial quando se trata de higienizá-lo também. Por mais tratada que seja a água que abastece nossos lares, os resíduos sempre acabam se acumulando no interior de duchas e chuveiros – o que, com o tempo, pode comprometer a funcionalidade do equipamento. Além disso, o entupimento do espalhador, que é a parte onde ficam os furinhos de saída de água, acaba prejudicando também a experiência do banho.
“Para muitos o banho é um momento de relaxamento, de conexão, de abstrair da tensão do dia. E se tem algo desagradável nesse momento é perceber que a água não está jorrando como deveria”, comenta Enio Bernardes, diretor da indústria de duchas e torneiras Sintex.
O material do qual é feito o equipamento faz toda a diferença na desobstrução do espalhador. Modelos feitos de borracha facilitam a remoção dos resíduos, muitas vezes imperceptíveis, que vêm junto com a água da rede pública ou até mesmo da caixa d ' água. No portfólio da Sintex, vários equipamentos apresentam o item emborrachado. “Temos a preocupação de que este tipo de inconveniente não seja recorrente, por isso empregamos esse tipo de material no espalhador sempre que a tecnologia do equipamento permite. Com itens simples, como escovinhas macias e sabão neutro, a manutenção das duchas pode ser feita periodicamente, junto com a limpeza das outras peças do banheiro”, explica Enio.
A Nova Ducha Premium, a ducha Top Banho, a Top Banho Black Piano, a Ducha Eletrônica e os dois modelos da Triton, ducha britânica representada no Brasil exclusivamente pela Sintex, são os modelos que possuem o espalhador de borracha.
Conforme orienta o diretor da corporação, qualquer tipo de manutenção em equipamentos elétricos, por mais corriqueira que seja, exige cuidados básicos. Desligar o disjuntor ou a chave geral de energia, mesmo quando a limpeza é na parte externa da ducha, é essencial para evitar qualquer tipo de acidente como choques, por exemplo. Alguns equipamentos permitem desrosquear o espalhador, o que facilita a higienização. Nesses casos, em um recipiente coloque água o suficiente para cobrir o espalhador. Acrescente cerca de meia xícara de vinagre e misture. Mergulhe a peça e deixe por aproximadamente uma hora.
O vinagre, por ter uma alta concentração de ácido acético, funciona como desinfetante e desengordurante, soltando os resíduos e minerais que se acumulam no equipamento. Depois, basta lavar com uma esponja ou escovinha, com auxílio de detergente neutro. Se alguns furinhos ainda estiverem entupidos, uma agulha fina ou um palito de dentes podem auxiliar na desobstrução.
Já nos modelos em que a retirada do espalhador é mais difícil, há outros recursos a serem utilizados: use um saco plástico com a mistura de água e vinagre e amarre-o na ducha, de forma que a peça com furinhos fique imersa. Deixe agir pelo mesmo tempo e, para enxaguar, abra o registro de deixe a água escorrer. Se necessário, use uma escova macia para reforçar a limpeza. Um pano úmido finaliza a higienização do equipamento – só depois disso, religue a energia elétrica. “São medidas que garantem o bom funcionamento da ducha, com uma vazão eficiente e a certeza de um banho livre dos resíduos que se acumulam no equipamento com o tempo”, finaliza Enio.
Sobre a Sintex
Com 80 anos de mercado, a Sintex é uma empresa com sede em Joinville (SC), voltada para o desenvolvimento de chuveiros, duchas e torneiras, com atuação em todo o Brasil e no exterior. Com um portfólio amplo, oferece produtos e acessórios práticos, seguros e de alta qualidade, reconhecidos por proporcionar experiências de conforto e satisfação ao consumidor.
Mais informações em www.sintex.com.br ou nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário