Vedacit apresenta Relatório de Sustentabilidade - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

domingo, 25 de setembro de 2022

Vedacit apresenta Relatório de Sustentabilidade

 


Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit publica pelo segundo ano consecutivo seu Relatório de Sustentabilidade, reafirmando o compromisso com a transparência nas ações. O documento, elaborado de acordo com o padrão Standards da Global Reporting Iniciative (GRI), reflete os avanços da empresa na Jornada de Sustentabilidade em 2021 e apresenta a evolução das metas estabelecidas relacionadas aos aspectos socioambientais.

Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, destaca que a empresa avançou em todos os pilares definidos. “Temos metas muito claras até 2025, conduzimos um plano estratégico bem desenhado, que conecta conceitos e práticas. Reafirmamos ainda nosso compromisso continuado com a iniciativa e os Princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção”.

Nos últimos anos, a Vedacit apresentou resultados significativos com o conjunto de ações adotadas para reduzir o impacto ambiental. O Vedacit, aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, recentemente ganhou uma nova versão em caixa, que gera 91% menos resíduos quando comparado à versão anterior. Utilizando 80% menos plástico, 20% a menos de energia na produção e com redução de 75% da emissão de CO2, a nova embalagem sustentável vem com um bico dosador para facilitar a dosagem, conferir mais agilidade na abertura e maior controle.

Para contribuir ainda mais na redução da emissão de CO2, foram adquiridos veículos elétricos para a frota de transporte, as fábricas de São Paulo e Itatiba passaram a consumir eletricidade totalmente gerada por fontes renováveis e a empresa implantou o primeiro projeto-piloto de logística reversa de embalagens.

Mesmo com crescimento nas vendas, o total de resíduos gerados apresentou queda de 1.426.086 kg, em 2020, para 1.338.745 kg em 2021. A empresa pretende eliminar 60% da destinação de resíduos para aterros industriais, e estima que seus resultados sejam obtidos até 2025. Em água e efluentes, uma das metas é reduzir 25% do consumo de água para usos não industriais até 2025. Na fábrica de São Paulo, a Vedacit implementou um sistema para captura e tratamento de efluentes, com reuso do recurso para a irrigação de jardim.

Gente movida a propósito

O time de colaboradores, cada vez mais inclusivo e diverso, foi convidado a contribuir com o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a criação do Programa de Voluntariado. Só no ano passado, foram 17 ações e 121 horas de voluntariado.

A jornada de diversidade e inclusão é um marco importante na história da companhia. As metas definidas têm objetivos claros e norteiam o grupo de estudos formado por colaboradores voluntários de todas as áreas das três unidades, orientado por consultoria externa e divididos em comitês que trabalham cinco temáticas: gênero, raça, pessoas com deficiência, geracional e LGBTQIA+.

Para os colaboradores, o Programa Viva Bem oferece apoio à saúde e ao bem-estar, dividido nas frentes de saúde, com ações relacionadas à nutrição e às saúdes física e mental, com dicas importantes para cuidar do maior ativo da Vedacit – as pessoas; equilíbrio, voltado à qualidade de vida e a momentos que proporcionem cuidado, como a atuação em home office, programa antiestresse e outras ações que ajudam os colaboradores a terem um dia a dia mais leve; e cultura e lazer, frente ligada à diversão e ao incentivo ao desenvolvimento, englobando clube de vantagens e parcerias com universidades, por exemplo.

Instituto Vedacit

O Instituto Vedacit, que comemorou em julho cinco anos em atividade, teve como destaque em sua atuação no ano passado o apoio do Lab Habitação, programa de aceleração de curto prazo da Artemisia, Gerdau e parceiros que tem como missão tornar moradias mais dignas e salubres, e, desde 2018, já acelerou 64 negócios. Além disso, o Instituto dá suporte à criação de rede de negócios que atua pela causa. Em 2021, reforçou seus investimentos no programa Vivenda, que viabiliza moradias de baixa renda por meio de acesso a preço social, em que o Instituto atua como elo entre a empresa e os negócios sociais destinados à moradia de baixa renda. Com gestão da área comercial, a política de desconto varia de 20% a 50%.

“É imperativo que mudemos nossa forma de olhar e praticar negócios e investimentos. A desigualdade é um problema que assola o mundo e é papel de todas e todos trabalhar para a mudança dessa realidade. O Capitalismo Consciente trabalha para que, cada vez mais, as empresas despertem para seu poder de cura para as dores do mundo”, afirma Marcos.

Incentivo ao esporte

Em 2021, a Vedacit anunciou a renovação do patrocínio ao Vedacit Vôlei Guarulhos por mais dois anos, até maio de 2023. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a empresa manteve a cota master dos últimos exercícios, com a marca integrando o nome do time, a logomarca impressa nas camisas dos jogadores e a identidade visual estampada do Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP).

O patrocínio faz parte da atuação estratégica para ampliar a relação com os consumidores e a sociedade, e acontece também fora das quadras. No programa Vôlei do Bem, que promove ações em comunidades em situação de vulnerabilidade social, foi doado mais de 1,5 toneladas de alimentos a instituições assistenciais de Guarulhos e São Paulo. Já no projeto Flechinhas, o time mantém quatro núcleos de iniciação esportiva para os jovens de Guarulhos.

Desempenho econômico

Todas essas iniciativas tiveram impacto direto nos resultados alcançados. A receita bruta foi de R$ 745 milhões, 31% superior na comparação com o ano anterior. No B2B, a Receita Líquida cresceu 75% e no B2C, 21%, garantindo a rentabilidade mesmo diante da inflação. O aumento foi de quase 9% em volume, representando o dobro da média do mercado. “Para seguirmos alcançando bons resultados e mantendo nosso crescimento, continuaremos focados na eficiência de nossas operações, sempre buscando a melhor rentabilidade”, ressalta Marcos.

“Essas ações contribuem para a nossa jornada e nos dão segurança de que estamos prontos para os desafios dos próximos anos. Mas o que nos faz de fato ter a certeza de que podemos transformar o mundo são as pessoas. Por isso, agradeço a cada um dos colaboradores, que integram e tornam possível nosso propósito de ‘transformar a vida de milhões de pessoas, melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa’”, enfatiza Marcos. O Relatório completo está disponível no link: https://mc0dq55nzbfjymmfjw6n-7p7kbz4.pub.sfmc-content.com/sfu5wa2ziql.

 

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 86 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é uma empresa associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Assume assim um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário