Seja no ambiente de trabalho, em uma viagem ou para mudar de país, falar inglês pode ser necessário em muitas situações. Mas, como nem sempre existe o tempo hábil para se tornar um fluente na língua, algumas dicas podem ajudar em momentos em que você realmente precisa falar. Ninguém precisa saber o vocabulário todo – algo que não sabemos nem mesmo na nossa língua nativa – para se comunicar. Aprendendo algumas expressões, você pode conseguir se sair bem em momentos diversos.
Aliás, aqui vai uma dica de ouro: é fluente aquela pessoa que consegue se comunicar bem, entendendo e fazendo-se entender – e não apenas quem conhece todas as palavras de um outro idioma!
Mais do que o ajudar a “se virar”, as expressões servem também para que seu inglês flua melhor e não fique tão engessado, com um vocabulário que pode já não ser mais tão utilizado pelos nativos da língua. Então, elas fazem com que sua conversação fique mais moderna.
E para que isso seja possível, é importante entender o significado de cada uma delas e em quais situações elas podem ser aplicadas. A seguir, conheça dez delas:
1 - IT’S NOT MY CUP OF TEA
Expressão muito utilizada para dizer que você não gosta de algo.
Tradução - Não é meu tipo / Isso não é pra mim
2 - IT’S UP TO YOU
Expressão utilizada para dizer que a decisão é da outra pessoa, não sua (pode ser uma gentileza ou um comando).
Tradução - Você quem sabe / Você decide
3 - I HAVE NO CLUE
Expressão utilizada para expressar falta de conhecimento.
Tradução - Não tenho ideia / Não faço a menor ideia
4 - COULD YOU SAY THAT AGAIN?
Expressão utilizada quando não se entendeu algo e precisa que a pessoa repita.
Tradução - Você poderia dizer novamente?
5 - AS FAR AS I KNOW
Expressão utilizada para informar algo baseado no seu conhecimento, seja ele limitado ou não.
Tradução - Até aonde eu sei
6 - I’VE NEVER HEARD OF
Expressão utilizada para expressar falta de conhecimento.
Tradução - Nunca ouvi falar
7 - IT’S A RIP OFF
Expressão utilizada para expressar quando algo é caro demais ou que não vale o preço cobrado.
Tradução - Isso é um roubo / Esse preço é exorbitante
8 - LET’S AGREE TO DISAGREE
Expressão utilizada para encerrar uma discussão quando duas pessoas têm pontos de vistas diferentes e não mudarão de opinião.
Tradução - Vamos concordar que discordamos / Vamos dar um fim nessa discussão
9 - IT’S YOUR TURN
Expressão utilizada para dizer que é a vez da outra pessoa tomar uma decisão ou fazer algo.
Tradução - É a sua vez
10 - LET’S KEEP IN TOUCH
Expressão utilizada para dizer que você manterá contato com essa pessoa.
Tradução - Vamos manter contato / Vamos nos falando
*Marcelo Soares Gregorio é coordenador pedagógico da IP School.
Sobre a IP School
A IP School possui 15 escolas, sendo 14 delas em São Paulo e uma em Minas Gerais (Belo Horizonte). Nasceu com uma proposta bem diferente: os alunos têm aulas particulares, que podem ser ministradas pessoalmente ou online. A metodologia é exclusiva e baseada na Programação Neurolinguística, com método fonético, suporte gradual, mapeamento dos objetivos do aluno, de sua proficiência atual e de seu perfil para o desenvolvimento de um plano de aprendizado.
A IP School – Inglês Particular não trabalha com livros e oferece materiais gratuitos aos alunos. Na IP School – Inglês Particular, os trainers (professores) são livres para ensinar de forma personalizada. Conforme o mapeamento das características dos alunos, eles criam as aulas, de forma a respeitar os gostos pessoais, a vivência, as experiências e a individualidade do aluno. Assim, desenha-se o conteúdo e a abordagem. Na metodologia da IP School – Inglês Particular, também não há problema de o aluno receber orientações em Português. Como o conteúdo é 100% personalizado, alunos iniciantes podem receber ensinamentos em Português até estarem prontos para interagir o máximo possível em inglês. A ideia é que se desenvolvam e tenham segurança.
Como as aulas são particulares e podem ser on-line, é possível ser aluno da IP School em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário