Devaneio e fantasia se encontram em fábula sobre a amizade de um menino com a lua - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 5 de julho de 2022

Devaneio e fantasia se encontram em fábula sobre a amizade de um menino com a lua

 



Quem nunca se divertiu ao ler a história de um menino que sai de casa com uma mochila para se aventurar? Até aí, tudo bem! Mas e se ele encontrasse no caminho a lua precisando de ajuda? O novo livro infantil de Cléo BusattoUm lago, um menino e a lua, desperta a imaginação dos pequenos na relação entre o ser humano e a natureza.   

Esta história do menino que morava em um vilarejo e sonhava em dar a volta no lago em frente à sua casa coloca a fantasia do leitor para trabalhar. O personagem decide pegar a mochila, algumas balas de banana – seu sabor preferido – uma gaita de boca, cujo talento para tocar herdou do nonno, um pouco de coragem e sai para realizar este sonho. Enquanto caminha pelo lago, os jovens leitores conhecem a família, os amigos, as memórias e os sentimentos do menino. 

Aquela luz ele conhecia muito bem. Ela iluminava o caminho para o lago em noites de lua cheia. Ao se aproximar, percebeu que era mesmo a lua. “Mas como pode”, pensava ele, “a lua, aqui, dentro do lago?” E explicou para si mesmo: “Pode, ué! Por que a lua não poderia cair do céu?” (Um lago, um menino e a lua, p.33) 

E o que parece mais real: o menino encontrar no caminho uma carcaça de animal cercada de urubus ou a lua caída no lago? É provável que os adultos votarão na primeira opção, talvez porque precisam um pouco mais de fantasia para se aventurar nesta história. Mas o que ele encontrou foi mesmo a lua. Ela caiu do céu, está presa na água e quer voltar ao seu lugar. Para ajudar o corpo celeste, o protagonista conta com a ajuda do lago mágico e, desta forma, o cenário transforma-se em personagem. 

Com ilustrações de Mari Ines Piekas, Um lago, um menino e a lua foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, patrocínio da Copel, do Grupo Potencial e realização da CLB Produções.  

Além do Brasil, a autora lança o livro também na Itália.  Durante a semana da criança, em outubro, ela contará a história do menino e da lua para brasileiros ou descendentes que moram em Verona, Valdobbiadene, Régio Emília e Florença.  

Ficha Técnica 
Título: Um lago, um menino e a lua 
Autora: Cléo Busatto 
Ilustradora: Mari Ines Piekas 
ISBN:   978-65-87181-22-6 
Editora: CLB Produções 
Páginas: 64 
Formato: 20,5 X 27,5 cm 
Preço: R$50,50 
Link de venda: Amazon  

Sobre a autora: Cléo Busatto é uma artista da palavra, com 40 obras lançadas que venderam em torno de 350 mil exemplares. Mediadora de leitura, a escritora contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior, formando em torno de 80 mil pessoas em oficinas e palestras de narração oral, leitura e literatura. Com obras indicadas e premiadas, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2016 com o livro A fofa do terceiro andar, selecionado ao PNLD 2020 Literatura. O trabalho de Cléo Busatto também tem reconhecimento internacional por meio de programas educativo-culturais que ensinam o português como língua de herança (POLH).  

 

Site: 
www.cleobusatto.com.br 

Redes sociais:  
Instagram: @cleo_busatto 
YouTube: Cleo Busatto 
Facebook: Cleo.Busatto 

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro ainda, mas já adorei a proposta do mesmo, porque a premissa tem tudo que costuma me interessar. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir