Cocada de forno com sorvete artesanal de baunilha foi uma das sobremesas vencedoras do Chef Aprendiz Vila Andrade - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 22 de março de 2022

Cocada de forno com sorvete artesanal de baunilha foi uma das sobremesas vencedoras do Chef Aprendiz Vila Andrade

 Esta deliciosa cocada de forno com sorvete artesanal de baunilha foi uma das sobremesas vencedoras entre os jurados da grande final do projeto Chef Aprendiz Vila Andrade. A competição encerrou o ciclo de oficinas do projeto que reuniu jovens em uma competição gastronômica. Cada participante, integrante de um grupo, apresentou um menu completo para um corpo de jurados formado por representantes de estabelecimentos parceiros que estavam lá para oferecerem oportunidades de trabalho em suas cozinhas. Esta é a 9ª edição do projeto que teve o patrocínio master, via lei de incentivo pelo Pro-Mac, da rede atacadista holandesa Makro.
O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal. 

Confira a seguir o passo a passo e reproduza em casa:


Ingredientes para a cocada:

1 xícara de chá de seco coco ralado;
3 xícaras de chá de açúcar demerara;
1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 ovo;
1 xícara de chá de leite;
1 xícara de chá de creme de leite fresco;
½ caixinha de leite condensado;
gotas de extrato de baunilha;
suco de 1 limão.

Ingredientes para o sorvete de baunilha:

5 colheres de sopa de manteiga sem sal;
½ colher de chá de canela em pó;
½ xícara de chá de farinha de trigo;
1 xícara de chá de açúcar refinado;
2 colheres de chá de castanhas picadas.
Preparo da cocada:
1. Disponha o coco em uma cumbuca e acrescente o leite. 
2. Deixe de molho por 30 minutos, escorra o líquido e reserve o coco e o leite.
3. Junto ao coco misture todos os demais ingredientes, e apenas uma colher de sopa de leite.
4. Misture tudo muito bem e após isso, disponha a mistura em pequenos ramequins. 
5. Leve a cocada ao forno pré-aquecido à 200c por 20 minutos ou até que doure. Reserve.
 
Preparo do sorvete:

1. Para o sorvete bata o creme de leite até que fique em ponto de chantilly, após isso adicione os demais ingredientes e os envolva, misturando com muito cuidado. 
2. Imediatamente leve a mistura ao freezer, e de 15 em 15 minutos, misture envolvendo a massa a fim que congele por igual.
 
Montagem:

1. Coloque a cocada em um bowl com uma bola do sorvete.

Chef Aprendiz Comunidades

Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como tema central. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses, aproximadamente 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha. 
Já atuamos em oito comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco e Liberdade) e 90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 74% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Casa Chef Aprendiz

Recém inaugurada, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que conta com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, temos também uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.

4 comentários:

  1. HuuM! Que delicia! Eu amo cocada com sorvete. Esta com uma cara otima!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem? Ah, eu não assisto o programa mas pela imagem deve ter ficado uma delícia. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Amo cocada, é um doce mais simples de ser feito que imaginamos. Amei essa combinação com sorvete.

    ResponderExcluir
  4. Delícia de cocada fiquei babando aqui, gosto muito de cocada, é uma sobremesa maravilhosa, bjs.

    ResponderExcluir