Reaproveitamento e armazenamento correto dos alimentos podem evitar o desperdício - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Reaproveitamento e armazenamento correto dos alimentos podem evitar o desperdício

 


Uma das práticas que mais colaboram para o desperdício dos alimentos é a falta de planejamento no momento da compra. Contudo, alguns outros fatores também podem contribuir para a perda desnecessária de comida, como o armazenamento incorreto e a falta de conhecimento sobre o reaproveitamento de alguns ingredientes.
De acordo com Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami – organização responsável em divulgar o gosto umami no Brasil, é possível aproveitar partes de vegetais em diversas receitas. “Vegetais como espinafre, cenoura e brócolis – alimentos que conferem o gosto umami, quinto gosto básico do paladar humano – podem ser aproveitados ao máximo, se utilizarmos também seus talos e ramas, por exemplo”, explica Lisiane.
Quanto ao armazenamento correto dos alimentos, a nutricionista explica que para cada tipo existe uma indicação, podendo assim contribuir na conservação e durabilidade para o consumo.
“Congelar legumes, carnes e pão são ótimas opções para manter a durabilidade dos alimentos. A higienização das frutas, legumes e verduras devem ser feitas somente no momento do consumo. Para o caso de armazenamento na geladeira, os vegetais devem permanecer na gaveta inferior, acondicionados em sacos fechados para evitar o contato com a umidade, o que pode acelerar o apodrecimento”, conta a chef.

A especialista separou algumas dicas práticas que podem auxiliar o processo, confira:

Guarde os ovos em um recipiente e evite colocá-los na porta da geladeira, pois é um local em que a temperatura oscila muito e interfere no tempo de vencimento do alimento;
Coloque os grãos e farináceos em potes secos e fechados, evitando o contato com a umidade do ambiente. O armazenamento deve ser feito em local fresco, protegidos do calor e da luz. E lembre-se de sempre anotar os prazos de validade de cada item;
Congele alimentos em sacos plásticos próprios, assim como recipientes com tampas apropriadas para o congelamento;
Para as caixas e latas, ao serem guardadas no armário ou despensa, o ideal é colocar à frente os produtos que vencem primeiro e, para trás, os que vencem depois;
Faça um bom planejamento de compras para evitar o desperdício em casa. Elaborar um cardápio semanal, comprar apenas o necessário e planejar o que deve ser consumido ao longo da semana, conforme o tempo de validade de cada alimento, são algumas dicas que podem evitar o desperdício e, ainda, colaborar na economia do orçamento. 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

2 comentários:

  1. Muito boas as informações, hoje em precisamos evitar o desperdício de alimentos, temos que aprender a aproveitar, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Se tem algo na vida que sempre foi desperdiçado aqui em casa, foram alimentos, até que um belo dia aprendi como congelar, hoje em dia quase não perco mais nada. Essas dicas são por demais preciosas, valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir