Perfil Racial da Imprensa Brasileira - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Perfil Racial da Imprensa Brasileira

 Estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, apresentado no último 17 de novembro no Seminário Internacional da Universidade Zumbi dos Palmares, programação da Semana da Consciência.
Produzido pelas organizações Jornalistas e Cia, junto com seu braço online Portal dos Jornalistas, Instituto Corda - Rede de Projetos e Pesquisas e I’Max, contou com apoio praticamente unânime das principais instituições jornalísticas do País, a saber ABI, Ajor, ANJ, Aner, APJor, Fenaj (por meio de seu braço racial, a Conajira), Jeduca e Projor, além das universidades Metodista e Zumbi dos Palmares.

Jornalistas de todo o país foram convidados a participar da pesquisa




Situação racial nas redações

Após seis meses de preparação e de uma jornada que ouviu, entre os meses de agosto e outubro, quase 2 mil jornalistas, o estudo identifica, de forma inédita, a situação racial nas redações em todo o País, traduzindo em números a grande desigualdade racial presente na atividade.
Atualmente, 20,1% dos jornalistas brasileiros, em atividade nas redações, são pretos e pardos (negros), contra 77,6% de brancos, 2,1% de amarelos e 0,2% de indígenas. É um número praticamente 2/3 menor do que o percentual da população negra no País, estimada em 56% pelo IBGE.
O estudo avança em várias outras questões que mostram o desfavorecimento aos jornalistas negros e negras, na comparação com os jornalistas brancos, e também apresenta situações concretas de discriminação e racismo vivenciado por eles ao longo da carreira.

Mais de 77% dos jornalistas em atividade nas redações são brancos



Ações de diversidade na sua empresa

Esperamos que o estudo, que pode ser acessado aqui, tenha uma boa acolhida por parte de vocês e que o tema possa entrar na agenda e no planejamento desta organização jornalística, na perspectiva de que também no jornalismo é preciso avançar na questão da diversidade e da inclusão, elevando a presença de negros tanto nas funções operacionais quanto gerenciais.
Esse avanço, além das implicações sociais, também terá com certeza desdobramentos econômicos, melhorando a performance de quem se mostrar mais diverso e inclusivo nas respectivas atividades.

Um comentário:

  1. Esse evento foi bastante importante, discutir a situação racial e diversidades nas redações , no dia da consciência negra.

    ResponderExcluir