Consciência Negra: cinco histórias que revelam, questionam e inspiram - Ousados Moda

Destaque

quinta-feira, 5 de novembro de 2026

Consciência Negra: cinco histórias que revelam, questionam e inspiram

 Da presença negra na Amazônia à valorização das raízes africanas, passando pela revisão dos modelos de educação e representatividade na infância, leituras ampliam o olhar sobre identidade, ancestralidade e diversidade

Celebrar o mês da Consciência Negra também é olhar para aqueles que nem sempre encontravam espaço nos livros, imagens e processos de formação. É dar visibilidade a trajetórias apagadas, questionar ideias que atravessam gerações e valorizar outras formas de conhecer, contar e compreender o mundo. 

 

Nesta seleção, fotografia, poesia e literatura infantil se encontram para propor diferentes caminhos de reflexão. São leituras que resgatam memórias, celebram a cultura afro-brasileira e africana, e mostram como a ancestralidade também se transmite por meio das palavras, das imagens, das experiências e das descobertas da infância. 

 

Amazônia Negra: as imagens da cor do (in)visível – Marcela Bonfim 

Por meio da fotografia e de uma pesquisa construída ao longo de mais de uma década em Rondônia, Marcela Bonfim revela a presença negra na Amazônia. As imagens questionam estigmas e dão visibilidade a histórias, territórios, memórias e identidades que desafiam o imaginário tradicional sobre a região. 

(Editora: Igrakniga | Onde encontrar: Amazon) 

 

 

 

Menina Sol, Menina Lua – Isabela Santos 

Com poesia, a narrativa apresenta duas meninas e suas descobertas, aproximando infância, natureza, brincadeira e imaginação. Uma leitura que convida os pequenos a reconhecer a beleza das diferenças e as conexões que podem nascer dos encontros. 

(Editora: Ciranda na Escola | Onde encontrar: Amazon) 

 

 

 

A deseducação do negro – Carter G. Woodson, com prefácio especial de Emicida 

Publicado originalmente em 1933, o livro questiona um modelo educacional que distancia a população negra de sua própria história e cultura. O historiador e educador norte-americano propõe uma reflexão sobre o papel da educação na construção da identidade, no enfrentamento do racismo e na valorização dos saberes negros.  

(Editora: Edipro | Onde encontrar: Amazon) 

 

 

 

Preto ozado – Lucas de Matos 

Em poemas que entrelaçam passado e futuro, Lucas de Matos celebra a diversidade afro-brasileira. Com lirismo e força, os textos abordam dores, afetos, pertencimentos e esperança, rompendo estereótipos e ampliando a voz da coletividade negra. 

(Editora: Principis | Onde encontrar: Amazon) 

 

 

 

Lukeny e a Semente Mágica – Denise Aires, com ilustrações de Liu Olivina 

Uma história que convida a olhar com atenção para os detalhes e descobrir a riqueza dos saberes transmitidos entre gerações. Com referências à cultura africana, o livro traz o baobá, as ilustrações e os símbolos presentes nas roupas como elementos de uma experiência de leitura que aproxima infância, ancestralidade e memória. 

(Editora: Ciranda na Escola | Onde encontrar: Amazon) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário