Escritor mineiro Andersen Viana lança livro de contos que tensiona os limites entre literatura e imagem - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Escritor mineiro Andersen Viana lança livro de contos que tensiona os limites entre literatura e imagem

 


O escritor e multiartista mineiro Andersen Viana lança Histórias Cinematográficas (Editora Sinete/São Paulo), livro de contos que explora o território de encontro entre literatura, imagem e imaginação narrativa. Desenvolvida ao longo de sete anos, a obra reúne sete histórias independentes, concebidas para leitura não linear e marcadas por forte densidade visual, poética e simbólica.


Embora dialoguem intensamente com o cinema, os textos se sustentam pela força literária da linguagem, pela construção psicológica das personagens e pela liberdade formal. Cada conto é precedido por uma sinopse, recurso que orienta o leitor sem limitar a experiência, reforçando o caráter fragmentado e aberto da obra.


Histórias Cinematográficas transita por gêneros como realismo fantástico, suspense, ficção científica, terror e drama psicológico, aproximando-se da tradição do conto como espaço de experimentação. As influências literárias são amplas e assumidas, passando por João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Franz Kafka, Edgar Allan Poe, Sheridan Le Fanu e Gabriel García Márquez, além do diálogo com narrativas especulativas e fantásticas.


Em duas histórias — As aventuras de Severino Cascadura e O homem que pensava demais — Andersen utiliza o recurso do conto dentro do conto, inserindo micro-narrativas que expandem o enredo principal e complexificam o jogo entre forma e conteúdo. Essa estrutura amplia as camadas de leitura e reforça o caráter artesanal da construção textual.


O livro apresenta histórias de diferentes extensões, ritmos e atmosferas, que vão de narrativas breves e trágicas a contos mais extensos e densos, sempre com atenção à musicalidade da frase, à sugestão imagética e à criação de ambientes. Em alguns textos, mapas e ilustrações integram a narrativa, ampliando o campo simbólico da leitura.


Para o escritor, cineasta e professor Cláudio Costa Val, que assina o texto de apresentação, Andersen é, antes de tudo, “um contador de histórias”, cujos contos carregam a magia da fábula e conduzem o leitor por cores, camadas, sonhos e sobressaltos. “Leia-o como se fossem vários filmes”, escreve, destacando o impacto sensorial da leitura.


Autor de uma vasta produção interdisciplinar, Andersen Viana é PhD em Composição pela UFBA e possui formação artística no Brasil, Itália e Suécia. Ao longo da carreira, recebeu mais de 50 prêmios e distinções internacionais por sua obra criativa, que transita entre música, literatura, audiovisual e artes visuais. Em Histórias Cinematográficas, o autor sintetiza décadas de leitura, escuta e experimentação estética em uma obra que reafirma o conto como espaço de invenção.


Adquira o livro “Histórias Cinematográficas” pelo site da editora Sinete:

https://www.editorasinete.com.br/historias-cinematograficas

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário