Ney Matogrosso se apresenta hoje pela primeira vez no Chile com o projeto Hola Rio - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Ney Matogrosso se apresenta hoje pela primeira vez no Chile com o projeto Hola Rio

 

Cantor faz show inédito em Santiago com a turnê “Bloco na Rua”: “Enquanto der, eu quero alegrar as pessoas"

Ney, aos 84 anos, comenta: “O impulso de subir no palco é o mesmo de sempre”. Foto


Ney Matogrosso se apresenta hoje (20), pela primeira vez no Chile, em um show inédito em Santiago, marcando um momento histórico de sua trajetória internacional. O cantor sobe ao palco do Festival Internacional Teatro a Mil como parte da terceira edição do Hola Rio. Ney leva ao público chileno a turnê “Bloco na Rua”, espetáculo que vem acumulando reconhecimento no Brasil e no exterior.


A apresentação conta com um repertório que atravessa diferentes fases da carreira de Ney Matogrosso e da música brasileira. Canções como “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” (Sergio Sampaio), que dá nome à turnê, “A Maçã” (Raul Seixas), “Jardins da Babilônia” (Rita Lee e Lee Marcucci), “O Beco” (Herbert Vianna e Bi Ribeiro) e “Sangue Latino” (Paulo Mendonça e João Ricardo), do álbum de estreia dos Secos e Molhados, compõem a setlist do espetáculo.


Para Ney, a estreia em Santiago tem um significado especial. “A apresentação em Santiago pra mim é muito importante, pois eu trabalhei muito pouco na América Latina. Sempre que sou convidado, fico muito satisfeito”, afirma o artista, que, aos 84 anos, segue movido pelo mesmo impulso que atravessa toda a sua trajetória. “É o mesmo de sempre. O prazer enorme que eu tenho de subir no palco e fazer tudo o que eu sempre fiz”.


Diante do momento vivido pelo Chile, país que passa por transformações políticas e sociais, Ney relaciona a experiência atual à própria história artística. “Não sei o que esperar de Santiago, mas sei que está havendo uma mudança. Quando eu fazia aquilo lá atrás, era uma necessidade de me expressar verdadeiramente, sem me preocupar com os preconceitos do governo militar. Eu tenho que ser eu, não tenho que agradar ninguém”.


Aos 84 anos, Ney Matogrosso também reflete sobre o tempo e a permanência do gesto artístico. “Eu tenho enorme prazer em fazer arte. Tenho uma consciência muito clara de que talvez o tempo vá me tirar isso. Ainda não me tirou, embora eu tenha 84 anos, mas sei que mais lá pra frente pode me impedir. Enquanto der, eu quero alegrar as pessoas”, afirma o artista. 


A apresentação integra a programação internacional viabilizada pelo Hola Rioplataforma de internacionalização da cultura fluminense idealizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que promove a circulação de artistas brasileiros no exterior e o intercâmbio cultural com países da América Latina. 


Sobre o Hola Rio


O Hola Rio é um projeto de internacionalização da cultura fluminense, que compreende três estruturas. A primeira é a articulação de acordos e cooperação internacionais entre entes, como governos, instituições, festivais e centros culturais. A segunda é a mobilidade de artistas, que promove a participação de artistas convidados em ações informativas, apresentações, exposições e eventos similares. A última estrutura é o Festival Hola Río, uma celebração do programa, e que consiste na apresentação de artistas em palcos internacionais. 


A primeira edição do Hola Rio foi realizada em Madri, na Espanha, em 2023. A segunda passou por seis cidades colombianas, em 2024. A terceira edição ocorre entre o fim de 2025 e o início de 2026 em cidades da Argentina, Chile e Uruguai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário