Janeiro Branco: Escritora carioca Lilian Dias lança romance poético sobre finitude e os últimos dias de um homem que nunca parou de crescer - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Janeiro Branco: Escritora carioca Lilian Dias lança romance poético sobre finitude e os últimos dias de um homem que nunca parou de crescer

 


Em um momento em que a saúde mental e a reflexão sobre a vida ganham destaque, "As sete faces de um anjo sem trombeta" (Editora Labrador), novo romance da escritora Lilian Dias, oferece uma meditação profunda e poética sobre a finitude. A obra acompanha os últimos sete dias de Mundo, que apresenta seu teatro de bonecos nas ruas de Lisboa. A estrutura temporal inversa, começando na segunda-feira, seu último dia, e retrocedendo até a terça-feira da semana anterior, cria um efeito de circularidade que espelha a forma não cronológica como nossa mente processa o luto e a despedida. A obra conta com texto de orelha assinado pelo poeta Rodrigo Carpi Nejar e prefácio de Henrique Cairus, professor titular de Língua e Literatura Grega da UFRJ.

 

Mundo é um homem de mais de dois metros que nunca parou de crescer, condição que serve como metáfora para uma existência de isolamento e incompreensão. Sua relação com os bonecos Geralda, Nonato e as "crianças" Serginho, Çula e Pião revela um criador profundamente ligado às suas criações. Enquanto seu corpo sucumbe a uma fadiga misteriosa, sua mente mergulha em memórias do Recife e de um amor passado, tecendo uma rede que questiona os limites entre o criador e sua criação.

 

A autora explica que "neste livro, os temas principais são a finitude e a memória, a percepção de como esses elementos se entrelaçam à medida que uma pessoa se dá conta, de maneira profunda, seja pelo processo de envelhecimento, pelo luto ou em função de alguma doença, de sua própria finitude, levando-a a buscar, no resgate da memória, um sentido para sua existência".

 

O processo criativo da obra foi marcado por um período de luto e reflexão. Lilian revela que as perdas sucessivas de pessoas próximas a ela nos últimos anos foi o que mais motivou sua escrita. "O livro levou mais de um ano para ser finalizado. O último capítulo, em especial, custou-me uma interrupção de alguns meses até eu conseguir encontrar seu movimento, que colocou o processo de nascimento, vida e morte dentro do conceito de circularidade que eu vinha buscando".

 

A prosa poética da autora mostra a forte influência de escritores de língua portuguesa. "Ultimamente, alguns escritores têm muita ressonância em mim, e me encorajam a buscar um estilo de prosa poética que me seja próprio", comenta Lilian, citando Valter Hugo Mãe, Mia Couto e José Eduardo Agualusa como referências. A obra também dialoga intensamente com a poesia portuguesa, apresentando citações diretas de Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Manuela Margarido.

 

Além disso, o romance brinca de estabelecer um paralelo, em forma de prosa, com o famoso "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade. "A sexta estrofe deste poema [Mundo, mundo, vasto mundo/Se eu me chamasse Raimundo/Seria uma rima, não seria uma solução/Mundo, mundo, vasto mundo/Mais vasto é meu coração], por sua musicalidade, me acompanhou ao longo da vida, como uma canção, e acabou por me fornecer o mote para a criação do personagem Raimundo, com seu coração mais vasto que o próprio mundo", justifica a autora.

 

As sete ilustrações da brasiliense Regina Corrêa complementam visualmente a narrativa, resultado de um rico diálogo entre a artista e a autora. "A decisão de ilustrar a história partiu de mim e, uma vez que encontrei a ilustradora, houve uma riquíssima troca entre nós ao longo de todo o processo de criação".

 

Sobre a autora

 

Lilian Dias tem 59 anos, nasceu e cresceu no Rio de Janeiro e atualmente vive em Saquarema, litoral fluminense. Após cursar Filosofia e Ciências Sociais no final dos anos 1980, atuou como tradutora de inglês, francês e espanhol por uma década. Foi livreira em Copacabana e no Centro do Rio, restauradora de livros antigos e pesquisadora de obras raras para catálogos de leilões bibliográficos. Desde 2015, dedica-se à escrita de ficção, explorando narrativas que diluem fronteiras entre prosa e poesia.

 


Adquira o livro "As sete faces de um anjo sem trombeta" pelo site da editora Labrador:


FICHA TÉCNICA

Livro: "As sete faces de um anjo sem trombeta"

Autora: Lilian Dias

Número de páginas: 76

ISBN: 978-65-5044-148-7

Gênero: Ficção

Editora: Labrador

Ano: 2025

 

com.tato - curadoria de comunicação

Jornalistas responsáveis: Karoline Lopes e Marcela Güther

Contato para atendimento: bruno@comtato.co ou (16) 99102-3814


Nenhum comentário:

Postar um comentário