Veja como cozinhas integradas, aliadas ao uso de materiais táteis e acolhedores, traduzem o movimento de reconexão emocional com o lar
|
Um estudo publicado no Journal of Housing and the Built Environment (Kreutz et al., 2024), realizado em Melbourne, na Austrália, identificou que cozinhas com layout adaptado para o convívio influenciam práticas de preparo de alimentos em família e, por consequência, têm impacto direto sobre o bem-estar doméstico. A pesquisa analisou 115 apartamentos e concluiu que ambientes projetados para favorecer o encontro — com iluminação adequada, ventilação, conexão com outros ambientes — estão associados a maior sensação de bem-estar e a interações familiares mais frequentes, ampliando o tempo de permanência e fortalecendo os vínculos dentro de casa.
Outra revisão no mesmo periódico reforça essa percepção: materiais táteis e superfícies acolhedoras, aliados a layouts abertos, despertam sensação de conforto e tornam os ambientes mais convidativos. O espaço onde se cozinha passa a ser também onde se conversa, trabalha e compartilha experiências cotidianas.
No Brasil, esse movimento tem ecoado com força. O levantamento anual de tendências e comportamento do consumidor realizado pelo Design Office da Dexco identificou que sentimentos como acolhimento e desconexão estão entre os mais buscados pelos brasileiros em suas casas.
Mais do que um espaço funcional, a cozinha passou a traduzir o desejo por presença, afeto e pertencimento — e os acabamentos, como a madeira, têm papel essencial nessa experiência. Em mobiliário ou revestimentos, ela oferece calor visual, textura natural e sensação de refúgio, favorecendo o equilíbrio entre funcionalidade e conforto sensorial. Sua presença aproxima o design da natureza e reforça os sentimentos identificados pela pesquisa da Dexco— a busca por acolhimento e por uma relação mais emocional com o lar.
“A cozinha passou a representar um ponto onde as relações se fortalecem. E a madeira traduz exatamente esse desejo contemporâneo por ambientes acolhedores”, afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex. “Nosso olhar para o comportamento do consumidor mostra que o design de interiores hoje é menos sobre estética isolada e mais sobre como queremos nos sentir”.
Algumas cozinhas chamam atenção como território emocional em projetos apresentados na CASACOR 2025, traduzindo o conceito de convivência em diferentes expressões do morar brasileiro.
|
Na Casa Brisa Deca, da arquiteta Paola Ribeiro (CASACOR Rio 2025), os padrões Verde Floresta e Freijó Imperial da Duratex criam um espaço vivo, tropical e integrador. O projeto propõe uma cozinha aberta à natureza, em que o preparo dos alimentos se mistura à contemplação e ao convívio.
No Refúgio de Bruma Deca (CASACOR SC), a arquiteta Adriana Piva projeta uma cozinha que se estende para a sala de estar e para o jantar, com marcenaria em padrão Nogueira Thar da Duratex , reforçando o caráter tátil e acolhedor do espaço. A paleta neutra e os acabamentos naturais criam um ambiente que convida à permanência e ao diálogo.
|
Já no Chalé de Veraneio Deca, assinado por Maicon Amorim (CASACOR SE), o padrão Nogueira Caiena da Duratex compõe uma atmosfera de pausa e reconexão, na qual a cozinha assume papel central na relação entre interior e exterior — lugar de encontros, conversas e partilhas.
Essas interpretações revelam um mesmo ponto de convergência: a cozinha como símbolo de convivência e afeto e um movimento que redefine o papel do design e dos materiais na vida cotidiana — um reflexo direto de como buscamos estar juntos, com mais calma, presença e propósito.
Sobre a Duratex
A Duratex é a marca líder na produção de painéis de madeira industrializada no Brasil e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca Inspiração que transforma, a Duratex oferece soluções que respondem aos desejos dos consumidores de forma inovadora e sustentável para que eles possam viver o máximo de seus ambientes. Os produtos materializam os pilares da marca: qualidade, responsabilidade e inovação na forma de se relacionar com o mercado. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento com certificação FSC e de outras fontes controladas os painéis MDF e MDP Duratex contam com tecnologias que oferecem, durabilidade, segurança, conforto, bem-estar. Tudo isso, aliado a uma estética que proporciona mais beleza aos ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário