Cloud Dancer Pantone 2026: as inspirações da arquitetura e design de interiores para a aplicação da cor do ano - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Cloud Dancer Pantone 2026: as inspirações da arquitetura e design de interiores para a aplicação da cor do ano

 

Veja como a cor inspira os projetos residenciais e produtos

Neste apartamento com estética contemporânea assinado pelo arquiteto Raphael Wittmann, o branco predomina pelos ambientes com o objetivo de se tornar uma tela neutra que expõe o acervo pessoal do morador tal qual uma galeria de arte | ProjetoRawi Arquitetura + Design | Foto: Juliana Deeke 

Todos os anos o mês de dezembro é marcado pelo mesmo frisson após a Pantone anunciar a cor do ano. Em 2026, o mundo será inspirado pelo Cloud Dancer, um branco arejado que chega para compor as mais diversas áreas, inclusive a arquitetura e decoração.

 

Com a proposta de evocar bons sentimentos e emoções que levam os indivíduos a soltarem a criatividade e imaginação, Laure Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, afirma que o tom de branco “abre espaço para a criatividade, deixando a imaginação solta e fluida para acessar ideias ousadas e insights que podem surgir e tomar forma”.

 

Dentro da arquitetura e design de interiores, a cor sempre foi um convite para experienciar, nos projetos residenciais, momentos de paz, respiro e relaxamento em um contraponto com a vida agitada que os seres humanos conciliam nas esferas pessoais e profissionais, entre outras.

 

Na visão do arquiteto Raphael Wittmann, do escritório Rawi Arquitetura + Design, a cor do ano 2026 remete à poesia e avalia que o fato da Pantone eleger um tom de branco diz muito sobre o momento que vivemos. “Depois de uma sequência de tons conectados à natureza como verdes, terracota, marrons e beges, chegamos a um branco-nuvem que também traduz essa busca por ligação com o natural”.

 

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, a motivação de dançar nas nuvens, como sugere a Pantone, é um convite à sutileza e um estímulo para incluirmos a leveza dentro de nós. “Saem de cena as cores pulsantes para investimos em uma paleta que, sem dúvidas, é atemporal”, analisa.

 

Para inspirar a referência de cor para o próximo ano, separamos projetos e produtos que fazem conexão com o Cloud Dancer. Acompanhe:

ProjetoRawi Arquitetura + Design | Foto: Juliana Deeke 

Na arquitetura desta residência localizada em São Paulo, o branco impera como a cor escolhida pelo arquiteto Raphael Wittmann desde a área externa, assim como as paredes no interior da casa. Essa base entregou a tranquilidade almejada por ele e possibilitou a inserção pontual das cores no mobiliário e elementos decorativos.

Projeto arquiteta Mari Milani | Foto: Mariana Camargo

Na reforma de interiores que a arquiteta Mari Milani empreendeu neste apartamento de 60 m², o branco predomina por diversas facetas na área social integrada. Marcenaria planejada, o ripado que reveste a parede do hall de entrada, as banquetas e o efeito marmorizado da lâmina sinterizada da bancada comprovam que a cor tem muita personalidade nas mais diversas formas.

Rosangela Pena Arquitetura | Foto: Sidney Doll

Segundo a arquiteta Rosangela Pena, nada mais apropriado que o branco para realçar o clima campesino e de quietude que ela propôs para o projeto de um sítio localizado no interior de São Paulo. Para uma família que mora na capital e tem a propriedade como um refúgio longe da metrópole, a cor prevalece nas paredes e na estrutura das terças, ripas e caibros que compõem o telhado. 

Isabella Nalon Arquitetura | Foto: Julia Herman

No home office e biblioteca com um acervo com mais de 2 mil livros, a arquiteta Isabella Nalon elegeu o branco que entrega a ambientação serena e de insights importantes para as leituras, estudos e escritas de processos, uma vez que o morador trabalha como advogado.

Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Foto: JP Image

No oratório de uma residência realizada pelos arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, o branco inspira a paz e religiosidade durante os momentos de orações.

Iluminação:

Foto: Divulgação Yamamura

Da marca própria Yamamura Collection, o pendente Balloon comporta uma lâmpada bulbo de soquete E27 (não inclusa) com potência máxima de 7W. É indicado para ambientes internos como salas de estar e jantar, dormitórios ou varandas. É produzido em metal e tecido fibra de seda na cor branca. Dimensões (Alt. x Diam.): 50cm x 24cm 

Foto: Divulgação Emerson Rodrigues | Projeto de Degradê Arquitetura

Também da marca própria Yamamura Collectionabajur Oleiro comporta uma lâmpada bulbo de soquete E27 (não inclusa) com potência máxima de 5W. É perfeito para deixar os espaços ainda mais aconchegantes, além de possuir um lindo design contemporâneo. Produzido em cerâmica, este item pode ser utilizado em mesas laterais, de cabeceira e de escritório. Além disso, o produto acompanha cúpula, que é um acessório utilizado sobre a base do abajur, possibilitando que a luz seja difundida nos ambientes de maneira suave e confortável. Dimensões (Alt. x Comp. x Larg.): 30cm x 15cm x 15cm. 

Revestimentos:

Foto: divulgação Incepa

Da Incepa , os insertos de parede atribuem movimento com o efeito 3D das peças. À esquerda, a série Ludo apresenta um efeito tridimensional que fica mais evidente com a incidência da luz. Nos acabamentos acetinado e brilhante, apresenta dimensões de 32 x 59 cm.

 

À direita, a série Risca é um convite ao toque com seu acabamento acetinado, visual minimalista e riscas desencontradas que combinam alto e baixo relevo em diferentes tamanhos. Disponível nas dimensões 30 x 90 cm.

Serviços:

 

Isabella Nalon Arquitetura

Instagram: @isabellanalon

Site: www.isabellanalon.com

YouTube: Isabella Nalon

Tel.: (11) 94453-5500

Nenhum comentário:

Postar um comentário