LAPTOP lança novo single "Don't Know", do vindouro álbum 'On This Planet' - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

LAPTOP lança novo single "Don't Know", do vindouro álbum 'On This Planet'

 


LAPTOP lança novo single "I Don't Know", do vindouro álbum 'On This Planet'


A banda de Nova York já acumula milhões de streams e visualizações em todo o mundo


Ouça o single 
"I Don't Know" AQUI!

Assista ao videoclipe 
"I Don't Know" AQUI!
Os inovadores da x-Island Records, de Nova York, dos anos 2000, LAPTOP, retornam com "I Don't Know", o terceiro single de seu próximo álbum "On This Planet", com previsão de lançamento para primeiro semestre de 2026.

Seguindo o ímpeto viral de seus singles atuais, impulsionados pelo TikTok, "Weirder" e "Additional Animals", a banda entrega um hino afiado de volta às aulas, temperado com a sagacidade inexpressiva que lhe é característica. Equilibrando a rebeldia infantil com o desconforto orwelliano, "I Don't Know" funciona como história pessoal e protesto nestes tempos autoritários. Ao mesmo tempo lúdica e perturbadora, é mais uma estranha narrativa da vida neste planeta.

LAPTOP surgiu no início dos anos 2000 pela Island Records com os álbuns clássicos cult "Opening Credits", "The Old Me vs The New You" e "Don't Try This at Home", recebendo elogios da NME, The Guardian e outros por sua mistura estilizada de synth-pop, ironia e decepção amorosa. O projeto indie cult viu um reboot proverbial como uma dupla de pai e filho, com Jesse Hartman agora acompanhado por seu filho de 19 anos, Charlie Hartman. Uma extensão de uma banda clássica, o indie-pop espirituoso do LAPTOP é uma evolução lógica, apresentando uma mistura intergeracional que é parte indie-pop, parte sátira, parte sessão de terapia familiar.

Escrita anos atrás por Jesse Hartman e seu filho de quatro anos, depois que Charlie sabotou alegremente seu primeiro teste padronizado, esta música canaliza o espírito de rebelião, absurdo e questionamento da autoridade. Como diz o refrão: "Eu não sei, sou apenas uma criança — pensando em coisas bobas". Você pode até ouvir Charlie, de 4 anos, durante a introdução e o encerramento, enquanto ele e o pai compunham esta música maluca.

Jesse Hartman comenta:

“Essa música sempre me fez rir — Charlie tinha quatro anos quando a criamos, depois de fazer um teste de QI. Sabíamos que ele era um gênio infantil (de verdade), mas ele foi reprovado no teste, respondendo alegremente a todas as perguntas com respostas erradas propositais ou um simples 'não sei'. A música ficou conosco todos esses anos porque parecia maior: uma piada de criança que, na verdade, é um hino de protesto. E, cara, precisamos de um hino de protesto agora mesmo. É uma rebelião por acidente, que acaba sendo do tipo perfeito”.

Gravada originalmente em Valência, Espanha, durante uma viagem caótica em família, a música foi posteriormente dublada em Nevis, no Caribe, antes de ser finalizada em Nova York. Seu elenco cinematográfico inclui a vocalista de NevisAnna Hadeed, cujas falas divertidas se misturam com Jesse e Charlie; a filha de Hartman, Lulu, substituindo o jovem Charlie com ecos da origem da música; e uma gaita crua e comovente de Santo Fazio — ator e musa de longa data de Hartman — que agora confere um toque teatral ao som de LAPTOP.

O vídeo, dirigido por Jesse, foi filmado no Bravo Studios, em Nova York. Ele reimagina uma sala de aula como um palco surreal: Jesse e Charlie em carteiras escolares, Korina Deming como a severa professora (e também coreógrafa) e Stephanie Koffroth como "Lulu". Filmado contra uma tela verde e pontuado por desvios animados (baseados na brilhante animação de "Weirder"), gaitas de brinquedo e uma expressão impassível e absurda, a história de origem é transformada em um eco lúdico e cinematográfico do sonho febril da música.

O reboot do LAPTOP já acumulou milhões de streams e visualizações em todo o mundo com "Weirder" (mais de 4 milhões de visualizações), mixado pelo produtor premiado com o Grammy Mario McNulty (David Bowie, Prince, Nine Inch Nails, Julian Lennon) e "Additional Animals" (mais de 2 milhões de visualizações), com forte apoio das rádios britânicas Radio 6 e Radio X.

LAPTOP recentemente encenou um retorno épico a Nova York com uma banda de 14 integrantes no Sony Hall — seu primeiro show em sua cidade natal em duas décadas. Este espetáculo, no estilo Stop Making Sense, ressalta a escala e a ambição do reboot do LAPTOP, preparando o cenário para seu show principal em 20 de outubro, em Londres, no The Waiting Room, com o apoio do Room Service.


Ouça o single "I Don't Know" AQUI!

Assista ao videoclipe 
"I Don't Know" AQUI!
Laptop - I Don't Know (Official Video)
Laptop é o projeto pioneiro de electro-pop de Jesse Hartman — o perspicaz compositor nova-iorquino que causou sensação pela primeira vez como guitarrista/tecladista adolescente na lendária turnê de Richard Hell pelo Japão em 1990, e novamente nos anos 90 como vocalista da dupla de indie rock Sammy (com o guitarrista Luke Wood, da Geffen/Fire Records).

Após a breve, porém vibrante, carreira de Sammy (dois álbuns: Álbum de estreia pela Smells Like Records/Fire Records do Sonic Youth no Reino Unido e Tales of Great Neck Glory pela Geffen/Fire), Hartman mudou de rumo, ressurgindo em 1997 sob o nome Laptop com um som anos à frente de seu tempo: synth-funk sarcástico, vocais inexpressivos e temas emocionalmente crus filtrados por baterias eletrônicas frias e nostalgia analógica calorosa.O álbum de estreia do Laptop, 'Opening Credits' (Island Records, 2001), deu o tom: amargo, engraçado e dançável.

Montado em um IBM ThinkPad antes que alguém pensasse nisso e repleto de favoritos cult como "End Credits", "I'm So Happy You Failed" e "Nothing To Declare", o álbum atraiu comparações com Beck, Bowie e Ultravox, com Hartman em turnê solo — apenas ele, um microfone e um laptop no palco. Mais tarde naquele mesmo ano, o prolífico Hartman lançou 'The Old Me vs. The New You' (Island Records, 2001), levando o som ainda mais longe: ganchos pop gelados, monólogos autodepreciativos e desgosto refratado por sintetizadores pixelados. Depois de mais um álbum seminal (Don't Try This at Home, Gammon, 2005) com faixas feitas para (e literalmente na) TV como "Want In?" e "Ratso Rizzo", Hartman fechou — mas permaneceu em stand-by. Ele continuou cantando e compondo na sala de estar com seu bebê Charlie.

Bem, Charlie cresceu. Ele tem 19 anos agora e se juntou ao seu pai insano. Eles reiniciaram o Laptop. Possivelmente a primeira dupla pai/filho na história do rock alternativo, eles alternam vocais, compartilham harmonias e coescrevem músicas que, de alguma forma, canalizam David Byrne, LCD Soundsystem, Jonathan Richman e Brian Eno — sem soar como ninguém além deles mesmos. O Laptop reformado é mais do que um retorno. É uma evolução geracional: duas vidas, duas sensibilidades (Geração X e Z), uma banda. Seu próximo álbum, On This Planet (2025), marca um retorno completo e um capítulo inteiramente novo.

O primeiro single, "Weirder", mixado pelo produtor de Bowie, Mario McNulty, acumulou mais de 4 milhões de visualizações no TikTok e anunciou o retorno de Laptop com ironia e humor característicos. O segundo single, "Additional Animals", uma deusa do indie-pop de uma faixa, sai em 8 de agosto. Acompanhado por uma banda completa do Reino Unido (duas guitarras, sintetizadores, baixo, bateria, sax e percussão), o show ao vivo de Laptop é um turbilhão technicolor de precisão punk, ansiedade synth-pop e alegria cinematográfica. O The Guardian certa vez chamou Hartman de "um mestre da sinceridade insincera", e isso ainda se encaixa — só que agora a insinceridade tem companhia.

Laptop está, assim como a faixa de seu último álbum, oficialmente "de volta à cena".
Gênero: Indie Rock
 

Selo: Hurricane Cove Records
 

Produção: Jesse Hartman

Gravação: Iñaki Ariste Aznar (Valencia), Edward Douglas (NYC), Jesse Hartman (NYC/Nevis)

Mixagem:  Jesse Hartman, Ray Aldaco, Edward Douglas (Final mix by Hartman & Douglas)

Masterização: Dave Trumfio

Publicidade: Shauna McLarnon

 

Formação:
Jesse Hartman - vocais, guitarras, teclados, sintetizadores, piano, baixo, percussão
Charlie Hartman - vocais
Lulu Hartman - vocais
Anna Heddad - vocais
Geddys “Ch4se” Ferguson - vocais
Mike Desmarais - bateria
Lluisen Capafons - bateria, congas, percussão adicional
Santo Fazio - gaita
Matthew Dakoutro - violino, viola, violoncelo
Oliver Freiberg - programação de bateria

 

Arte da Capa: Jesse Hartman & Scott Ratner
 

Fotografia: David Nicholas


LAPTOP online:
SITE
FACEBOOK                        
INSTAGRAM 
BANDCAMP
SPOTIFY

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário